Fórmula de juros simples e compostos na calculadora e Excel

A grande diferença entre os juros simples e os juros compostos é a forma de calcular cada um deles. Veja neste artigo como efetuar o cálculo de ambos em uma calculadora ou através do Excel.

» Página Inicial

Juros é a remuneração do capital ou ainda é o aluguel que se paga por usar determinado capital por determinado período. Assim, é comum a incidência de juros sobre empréstimos e financiamentos de diversas naturezas. Contudo a fórmula para calcular os juros podem ser: simples ou composto.

juros simples e compostos

Juros simples

Os juros simples são o resultado obtido por meio da aplicação de um valor percentual que atua apenas sobre o valor principal. Por meio do capital se define o valor que é financiado, na compra de produtos ou empréstimos em dinheiro.

O crescimento dos juros simples é linear e, ao financiar algo utilizando os juros simples, a pessoa recebe um montante (valor total a pagar) inferior ao que é financiado por meio de juros compostos.

Características dos Juros Simples:

A fórmula de resolução de juro simples é a seguinte:

Na qual:

j = juros, C = capital, i = taxa, t = tempo.

Na fórmula, o “J” representa os juros, o “C” o capital inicial, o “i” a taxa de juros e o “t” o período da operação.

Juros compostos

Os juros compostos são acréscimos somados ao capital, após o término do período de cada aplicação, criando com esta soma um novo capital, chamado de “juros sobre juros”.

Características dos Juros Compostos:

A fórmula de resolução de juro composto é a seguinte:

Na qual:

Na fórmula, o “M” representa o montante total, o “C” o capital inicial, o “i” a taxa de juros e o “n” a duração.

Poder dos Juros compostos

O resultado final de uma poupança pode variar de acordo com a taxa de juros compostos, a quantidade poupada e conforme o tempo.

Em um prazo muito curto, não importa o quanto uma pessoa consegue poupar, a porcentagem de juros acumulados sobre o valor somado no final é pequena.

Uma pessoa que poupa por décadas, poderá acumular uma boa soma, porque deixou o poder da parte exponencial da fórmula dos juros composto agir em forma mais abundante extraordinária, levando a porcentagem de juros sobre juros ficar maior que a de juros em cima do capital.

Diferenças juros simples e compostos

A grande diferença entre os juros simples e os juros compostos é a forma de calcular cada um deles. Os juros simples são calculados só com base no valor inicial. Assim, ou seja, independentemente de tempo que durar a operação, a taxa aplicada vai agir apenas em cima do valor inicial em questão. Já os juros compostos, são os chamados de “juros sobre juros”, em que o capital inicial vai sempre ser somado ao valor dos juros. A taxa sempre vai agir em cima de um montante maior do que foi investido inicialmente, com o dinheiro rendendo mais com o tempo.

Fórmulas de juros no Excel

Juros Simples

Juros Compostos

Onde:

F = valor futuro (M ou Montante)

P = valor presente (Principal)

n = número de períodos (dias, meses, anos, dependendo do contexto)

i = taxa de juros (normalmente, na forma percentual)

J = juros


 
Veja também: