ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Free Software Foundation: Informações, fotos e vídeos


A Free Software Foundation (FSF, Fundação Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 4 de outubro de 1985 por Richard Stallman e que se dedica a eliminação de restrições sobre a cópia, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

Até meados da década de 1990 a fundação dedicava-se mais à escrita do software. Como hoje existem muitos projetos independentes de software livre, a FSF dedica-se mais aos aspectos legais e estruturais da comunidade do software livre. Entre suas atribuições atuais, encarrega-se de aperfeiçoar licenças de software e de documentação, de desenvolver um aparato legal acerca dos direitos autorais dos programas criados sob essas licenças, de catalogar e disponibilizar um serviço com os softwares livres desenvolvidos (o Free Software Directory), e de discutir e aperfeiçoar a própria definição de software livre. A FSF mantém artigos históricos que abrangem a filosofia do software livre e mantém a definição do termo Software Livre, deixando claro quais são as características necessárias para que seja considerado livre.

A FSF patrocina o Projeto GNU (um esforço contínuo para fornecer um sistema operacional completo e licenciado como software livre) e detém direitos autorais sobre uma grande proporção do sistema operacional GNU e outros softwares livres. Esta atitude visa defender o software livre dos esforços em torná-lo proprietário.

Todos os anos a FSF coleta milhares de atribuições de direitos autorais de desenvolvedores e corporações que trabalham com software livre. A FSF registra os direitos autorais em um escritório de direitos autorais dos EUA e faz cumprir a licença sob a qual o software foi distribuído, normalmente a GNU General Public License. Isto é feito para garantir que os distribuidores de software livre respeitem a obrigação de garantir a liberdade a todos os usuários em compartilhar, estudar e modificar o código-fonte do software. A FSF realiza este trabalho por meio da FSF Free Software Licensing and Compliance Lab, que foi formalizada em dezembro de 2001.

Atualmente, seguindo o mesmo método utilizado pela Wikipédia, a FSF está realizando uma campanha para arrecadação de fundos.

Licenças GNU

A FSF publica diferentes licenças escritas com o propósito de promover e preservar a liberdade do software.

Projetos Atuais

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos