Globalização. Exemplos de empresas globais e globalização de produção

 O que é globalização?

O que é globalização

A globalização é um processo que está ligado diretamente ao capitalismo. O atual estágio do capital representa o estágio da globalização, que é a disseminação de diversos conceitos culturais, sociais, econômicos e/ou políticos. A palavra diz respeito a um fenômeno mundial que une economia, sociedade, cultura e política de diversos países em pontos comuns. Pontos estes que estão relacionados à produção e venda de mercadorias diversas no mundo.

Globalização não é uma coisa isolada nem está ligado apenas a economia, mas sua abrangência é enorme, tem o seu lado positivo e o negativo. Afeta pessoas que estão diretamente ligadas a ela e também aquelas quem nem sabe o que é isso. Quer ver? Veja este vídeo abaixo para entender que quando o assunto é globalização "a coisa é mais em baixo".

Como funciona o processo de globalização de produção?

A globalização funciona da seguinte forma: Um carro, um avião ou até mesmo um brinquedo que necessita de diversas peças tem sua produção dividida internacionalmente. Alguns oferecem matéria prima que é transportada a uma fábrica de outro país que a transforma em peça primária. Essa peça é, mais uma vez, exportada e encaixada junta à outras até que a montadora termine o processo do produto final. Em seguida, uma das fases mais importantes: a venda. A partir da venda de um produto produzido em diversos países, ocorre uma integração da produção. Capitaliza-se um produto montado por empresas que representam um mercado global.

Simplificando:

  • O aço bruto e produzido no Brasil e exportado para os Estados Unidos;
  • Nos Estados Unidos ele é transformado, refinado e exportado para a Inglaterra;
  • Na Inglaterra ele é usado na fabricação de motores para automóveis. Os motores são exportados para o Japão;
  • No Japão, o motor é usado na fabricação de um automóvel e quando pronto é exportado para a Austrália;
  • Na Austrália ele é vendido ao consumidor final.

Este é apenas um exemplo, mas considere as diversas partes de um automóvel. Ele usará peças e matérias primas de vários países.

No vídeo abaixo é possível ter uma ideia dos problemas causados pela globalização e especialmente no quesito da produção.

Qual a influência de tudo isso em nossa vida?

Enquanto escrevia/revisava esta FAQ, comecei a olhar em volta de mim e sem sair do meu pequeno home office pude perceber muita coisa, como:

  • Um telefone americano que foi provavelmente produzido na China;
  • Um óculos com lente japonesa;
  • Um computador nacional, mas que usa peças provavelmente chinesas e japonesas, com um sistema operacional americano, mas o monitor é Taiwan;
  • Uma impressora de uma empresa coreana;
  • Abri a minha carteira e vi cartões de um banco espanhol;
  • Na parede do meu escritório, em dois nichos havia vários livros com autores brasileiros, americanos, um canadense e pelo vários ingleses;
  • E olha que nem sai dos 4,5 m/2 do meu escritório, nem olhei dentro dos armários que estão ao meu lado.

O que são empresas globais?

Empresas globais ou multinacionais são empresas que colocam em circulação de venda uma grande variedade de produtos. São marcas conhecidas e famosas no mundo inteiro, até mesmo em países que, atualmente, têm um mercado mais fechado e restrito como Cuba, Venezuela, China, Coreia do Norte, Vietnã, Laos, Chipre, Nepal, Afeganistão, Bulgária, Angola, Iêmen, Iugoslávia, Moçambique, Nicarágua, Tchecoslováquia, Polônia, Egito, Índia, Tanzânia, Síria, Líbia, etc.

Quais são as principais empresas globais?

Temos como as maiores e de maior representatividade a Coca-Cola, McDonalds, Nike, GM, Wolkswagen, Fiat, Burguer Kind, Starbucks, Adidas, Puma, Billabong, Sony, Apple, Nokia, Dell, Google, Samsung, LG, Panasonic, Microsoft, Tigre, Vale, Stefanini, Odebrecht, Natura, Petrobrás, JBS, Gerdau, Ibope, Total S.A., Toyota, Honda, BP, Walmart, Royal Dutch Shell, HSBC, Chevron, Allianz, entre outras.

Quais os exemplos?

Como exemplos, temos:

  • Produtos vendidos pela Coca-Cola: Blusas, tênis, refrigerantes diversos, sucos, energéticos, chás, garrafas de água mineral, chaveiros e enfeites, cadernos, capas de celulares, chinelos e até mesmo esmaltes de unhas.
  • Produtos vendidos pelo Walmart: Produtos de limpeza como papel higiênico, água sanitária, fraldas, detergentes, sacos plásticos para congelar alimentos, lãs de aço, sabonetes. Há também a venda de biscoitos, nozes selecionadas, lasanhas congeladas, areias para caixa de gatos entre outras coisas.

Além da economia, existe outros modelos?

Sim. Na verdade a globalização atinge todas as áreas e alguns bons exemplos podem ser vistos abaixo:

  • Globalização cultural: O cinema americano é um bom exemplo, pois leva a cultura americana a todos os pontos do mundo. No Brasil, muitas coisas que fazemos hoje são influência da cultura americana transmitida pelo cinema;
  • Globalização religiosa: Os muçulmanos estão invadindo a Europa, os evangélicos do continente americano estão cada vez mais presentes na África e Ásia, entre outros exemplos;
  • Globalização tecnológica: O Windows, o Facebook, o iPhone e a internet são quatro ícones globais da tecnologia. Eles ditam a moda dentro deste segmento. Neste momento deve ter pessoas em qualquer parte do globo com um iPhone na mão acessando o Facebook através da internet.
  • Globalização de serviços. Empresas de seguros, setor bancário, tecnologia da informação e outros casos são exemplos. Há empresas globais que atuam nesses segmentos e atendem pessoas em todas as partes do mundo.
  • Entre outros exemplos.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.