Globalização. Exemplos de empresas globais e globalização de produção

Perguntas e respostas sobre qual o significado da palavra globalização? Como funciona este processo envolvendo a produção e outros fatores? O que são empresas globais?

» Página Inicial

 O que é globalização?

O que é globalização

A globalização é um processo que está ligado diretamente ao capitalismo. O atual estágio do capital representa o estágio da globalização, que é a disseminação de diversos conceitos culturais, sociais, econômicos e/ou políticos. A palavra diz respeito a um fenômeno mundial que une economia, sociedade, cultura e política de diversos países em pontos comuns. Pontos estes que estão relacionados à produção e venda de mercadorias diversas no mundo.

Globalização não é uma coisa isolada nem está ligado apenas a economia, mas sua abrangência é enorme, tem o seu lado positivo e o negativo. Afeta pessoas que estão diretamente ligadas a ela e também aquelas quem nem sabe o que é isso. Quer ver? Veja este vídeo abaixo para entender que quando o assunto é globalização "a coisa é mais em baixo".

Como funciona o processo de globalização de produção?

A globalização funciona da seguinte forma: Um carro, um avião ou até mesmo um brinquedo que necessita de diversas peças tem sua produção dividida internacionalmente. Alguns oferecem matéria prima que é transportada a uma fábrica de outro país que a transforma em peça primária. Essa peça é, mais uma vez, exportada e encaixada junta à outras até que a montadora termine o processo do produto final. Em seguida, uma das fases mais importantes: a venda. A partir da venda de um produto produzido em diversos países, ocorre uma integração da produção. Capitaliza-se um produto montado por empresas que representam um mercado global.

Simplificando:

Este é apenas um exemplo, mas considere as diversas partes de um automóvel. Ele usará peças e matérias primas de vários países.

No vídeo abaixo é possível ter uma ideia dos problemas causados pela globalização e especialmente no quesito da produção.

Qual a influência de tudo isso em nossa vida?

Enquanto escrevia/revisava esta FAQ, comecei a olhar em volta de mim e sem sair do meu pequeno home office pude perceber muita coisa, como:

O que são empresas globais?

Empresas globais ou multinacionais são empresas que colocam em circulação de venda uma grande variedade de produtos. São marcas conhecidas e famosas no mundo inteiro, até mesmo em países que, atualmente, têm um mercado mais fechado e restrito como Cuba, Venezuela, China, Coreia do Norte, Vietnã, Laos, Chipre, Nepal, Afeganistão, Bulgária, Angola, Iêmen, Iugoslávia, Moçambique, Nicarágua, Tchecoslováquia, Polônia, Egito, Índia, Tanzânia, Síria, Líbia, etc.

Quais são as principais empresas globais?

Temos como as maiores e de maior representatividade a Coca-Cola, McDonalds, Nike, GM, Wolkswagen, Fiat, Burguer Kind, Starbucks, Adidas, Puma, Billabong, Sony, Apple, Nokia, Dell, Google, Samsung, LG, Panasonic, Microsoft, Tigre, Vale, Stefanini, Odebrecht, Natura, Petrobrás, JBS, Gerdau, Ibope, Total S.A., Toyota, Honda, BP, Walmart, Royal Dutch Shell, HSBC, Chevron, Allianz, entre outras.

Quais os exemplos?

Como exemplos, temos:

Além da economia, existe outros modelos?

Sim. Na verdade a globalização atinge todas as áreas e alguns bons exemplos podem ser vistos abaixo:


 
Veja também: