ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Igreja de São José de Ribamar: Informações, fotos e vídeos


O Santuário de São José de Ribamar é um templo católico dedicado ao padroeiro do Maranhão.

O Complexo do Santuário é composto por: Igreja Matriz de São José de Ribamar, Centro Pastoral, Salão Paroquial, Casa dos Milagres, Praça São José (caminho de São José), Concha Acústica, Cripta (sob a Concha), Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Monumento a São José e Museu dos ex-votos.

Lenda

De acordo com a lenda, um navio português vindo de Lisboa com destino a São Luís se desviou do curso e foi parar na atual Baía de São José durante uma tempestade, sendo ameaçado por bancos de areia. A tripulação do teria invocado São José, sendo depois o navio afastado do perigo por uma onda e os tripulantes salvos.

O capitão do navio teria erguido uma ermida com uma imagem do santo.

Com o passar do tempo, se desenvolveu uma povoação ao seu redor e aumentou a fama da região devido à lenda.

Quando os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram imagens da Sagrada Família recebendo homenagem dos indígenas que viviam no local.

A partir de 1757 foram construídas três igrejas em homenagem ao santo e todas desabaram misteriosamente, para os fiéis, pelo fato de terem sido construídas de costas para o mar, contrariando o desejo de São José.

A igreja atual, construída em 1915 de frente para a orla, permanece de pé e é considerada um símbolo da cidade.

Monumento

Com vista para a Baía de São José, o monumento a São José é um dos maiores do país, com 33 metros de altura, retratando São José segurando firmemente a mão do Menino Jesus, simbolizando o carinho e a preocupação de ensinar os primeiros passos ao menino.

A sua construção foi iniciada em março de 1997, e sua inauguração ocorreu junto a da Concha Acústica de São José de Ribamar (construída em formato de Bíblia aberta), em 04 de agosto de 1998.

Foi construída pelo artista goiano Sinval Floriano Veloso, utilizando como matéria-prima de tijolo, cimento, pedra brita, concreto e ferro galvanizado, sendo feito em sete etapas para imagem de São José e cinco etapas para o Menino Jesus. As mãos e as cabeças foram modeladas em argila, revestidas de gesso e sustentadas por fibras de vidro.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.01 segundos