Indicadores econômicos. Índices econômicos, para que servem e outros

Perguntas e respostas sobre indicadores econômicos. O que acontece se não medirmos os índices econômicos e quais são os mais conhecidos e usados no dia a dia da atividade econômica.

» Página Inicial

O que são indicadores econômicos?

Indicadores econômicos nada mais são do que números ou outros dados que indicam situações econômicas. Cidades, estados e países tem seus índices econômicos, empresas também podem ser seus índices próprios e até profissionais liberais também podem ter os seus próprios.

índices econômicos

Por meio dos indicadores econômicos é possível fazer uma análise do cenário econômico de um país, continente, cidade ou estado. Além de medirem e mostrarem a situação atual, os indicadores econômicos são dados de extrema importância, pois possibilitam que investidores e dirigentes possam tomar as decisões corretas. Somente por meio da análise dos índices econômicos é possível saber qual é a situação atual, microambiente ou macroambiente, e quais investimentos devem ser feitos.

Quais são os índices econômicos mais conhecidos?

Entre os índices econômicos mais populares, ou seja, os que são mais conhecidos de todos, até de quem não é especialista neste tipo de análise, são:

O que acontece se não medirmos os índices econômicos?

Um país, cidade ou estado não teria ideia de como se encontra a situação do lugar. Os índices econômicos mostram dados bastante detalhados como toda a quantidade de renda gerada por uma população, qual é a média de renda de cada pessoa, se o local em questão se encontra em crescimento ou queda, quais são as atividades que mais estão trazendo valores ou outras informações.

Tomemos como base o INCC que me a atividade econômica na construção civil. Com ele governos e setor privado acompanham o mercado da construção e ficam sabendo se ele está crescendo, se está estagnado ou diminuiu. Com essa informação os governos podem adotar medidas de estímulos ao setor, como corte de impostos, mais crédito para financiamentos habitacionais, redução de taxas de juros e outros que possam evitar problemas no setor, como a perda de empregos, por exemplo.

Na prática, a administração de um país, estado ou município é feita de acordo com os índices, pois geralmente são eles que vão dizer a administração pública está no caminho certo ou se precisa intervenção deste.

Quem faz os indicadores econômicos?

Há sempre uma grande equipe de economistas, administradores e diferentes especialistas em diversas áreas da economia que analisam todos os dados com muito cuidado. Existem empresas e agências especializadas somente na análise e divulgação de índices econômicos do mundo todo e também os governos costumam ter departamentos inteiros voltados somente para este fim, tamanha é a importância deste tipo de análise.

No Brasil, boa parte dos índices econômicos estão concentrados no IBGE que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Este órgão que é do governo federal gerencia e realiza as pesquisas necessárias para alimentar os dados que irão gerar os índices e uma vez prontos, eles são disponibilizados para outros órgãos do governo federal, para os governos estaduais e municipais, bem como para o setor privado.

 


 
Veja também: