Indicadores econômicos. Índices econômicos, para que servem e outros

Perguntas e respostas sobre indicadores econômicos. O que acontece se não medirmos os índices econômicos e quais são os mais conhecidos e usados no dia a dia da atividade econômica. Veja também os indicadores sociais e ambientais.

» Página Inicial

O que são indicadores econômicos?

Indicadores econômicos nada mais são do que números ou outros dados que indicam situações econômicas. Cidades, estados e países tem seus índices econômicos, empresas também podem ser seus índices próprios e até profissionais liberais também podem ter os seus próprios.

índices econômicos

Por meio dos indicadores econômicos é possível fazer uma análise do cenário econômico de um país, continente, cidade ou estado. Além de medirem e mostrarem a situação atual, os indicadores econômicos são dados de extrema importância, pois possibilitam que investidores e dirigentes possam tomar as decisões corretas. Somente por meio da análise dos índices econômicos é possível saber qual é a situação atual, microambiente ou macroambiente, e quais investimentos devem ser feitos.

Quais são os índices econômicos mais conhecidos?

Entre os índices econômicos mais populares, ou seja, os que são mais conhecidos de todos, até de quem não é especialista neste tipo de análise, são:

O que acontece se não medirmos os índices econômicos?

Um país, cidade ou estado não teria ideia de como se encontra a situação do lugar. Os índices econômicos mostram dados bastante detalhados como toda a quantidade de renda gerada por uma população, qual é a média de renda de cada pessoa, se o local em questão se encontra em crescimento ou queda, quais são as atividades que mais estão trazendo valores ou outras informações.

Tomemos como base o INCC que me a atividade econômica na construção civil. Com ele governos e setor privado acompanham o mercado da construção e ficam sabendo se ele está crescendo, se está estagnado ou diminuiu. Com essa informação os governos podem adotar medidas de estímulos ao setor, como corte de impostos, mais crédito para financiamentos habitacionais, redução de taxas de juros e outros que possam evitar problemas no setor, como a perda de empregos, por exemplo.

Na prática, a administração de um país, estado ou município é feita de acordo com os índices, pois geralmente são eles que vão dizer a administração pública está no caminho certo ou se precisa intervenção deste.

Quem faz os indicadores econômicos?

Há sempre uma grande equipe de economistas, administradores e diferentes especialistas em diversas áreas da economia que analisam todos os dados com muito cuidado. Existem empresas e agências especializadas somente na análise e divulgação de índices econômicos do mundo todo e também os governos costumam ter departamentos inteiros voltados somente para este fim, tamanha é a importância deste tipo de análise.

No Brasil, boa parte dos índices econômicos estão concentrados no IBGE que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Este órgão que é do governo federal gerencia e realiza as pesquisas necessárias para alimentar os dados que irão gerar os índices e uma vez prontos, eles são disponibilizados para outros órgãos do governo federal, para os governos estaduais e municipais, bem como para o setor privado.

Indicadores sociais, financeiros e ambientais

Os indicadores como o próprio nome diz cumprem um papel importante de ser uma espécie de alerta ou indicação de alguma coisa ou como algo está se comportando. Na área da economia por exemplo eles são as peças chaves para que governos, empresas e sociedade como um todo compreenda como está se desenvolvendo a economia em geral ou setores dela.

Desta forma, quando o indicador que mede a inflação, por exemplo, tem um comportamento anormal, acende-se a luz amarela no governo e o setor privado fica de olho. As ações que serão tomadas dependerão muito de que tipo de indicação está sendo mostrada.

Há pelo menos três tipos importantes de indicadores: Os sociais, os financeiros e os ambientais. Vejamos cada um deles:

Indicadores financeiros

Indicadores sociais

Os indicadores sociais são estatísticas e pesquisas realizados sobre a vida de uma nação ou um conjunto de pessoas, que retratam essa nação e permitem transmitir conhecimento sobre seu estado social.

As informações que podem ser obtidas através de indicadores sociais podem ser desde comparações sobre, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste. Ao mesmo tempo os indicadores permitem uma avaliação sobre o atual Governo do local. Um governo consegue melhorar a educação e aprendizado de um povo através de pesquisas.

Através das informações obtidas podem-se analisar questões sociais como: expectativa de vida, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, renda bruta, questões relacionadas a saúde, condições sanitárias (água tratada, esgoto, pavimentação), alimentação, qualidade de vida e acesso ao consumo.

Quem se responsabiliza por fazer as pesquisas dos indicadores sociais?

No país são os órgãos que o Governo é responsável, no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por realizar todas as pesquisas necessárias. O IBGE realiza pesquisas como: Censo Demográfico e Contagem Populacional.

Indicadores financeiros

Eles são úteis pois representam de alguma forma a saúde dos negócios de maneira geral e como o próprio nome diz são indicadores pois indicam uma possível tendência de alta ou de baixa. Desta forma eles podem ser um sinal antecipado de como as coisas tendem a seguir e com isso investidores e empresários podem planejar melhor suas ações.

Um indicador de atividades é conhecido como fluxo de caixa, como o próprio nome já diz serve para saber todas as movimentações que são feitas na rede de caixa, se o capital que chega para a imprensa está sendo baixo para cobrir gastos significa que ela está a beira da falência.

Entre os principais indicadores financeiros, estão:

Indicadores ambientais

São informações qualificadas de algum modo científico, que podem ser compreendido em todos os níveis da sociedade. São ferramentas que indicam fenômenos, e indica quais serão as tendências e progressos que acontecerão ao longo do tempo.

Quais são os compromissos realizados pelo MMA na construção de indicadores?

A secretária MMA, realiza a construção de indicadores devido ao compromisso junto ao Fórum de Ministros da América Latina e do Caribe, onde fossem criados indicadores padronizados. Os indicadores padronizados servem para que seja feito da mesma maneira as pesquisa em todo o estado ou todas as regiões. A ILAC Brasil tem trabalhado com a MMA para que sejam cada vez mais precisos os resultados.

Por Redação e Alisson Laconski


Veja também: