Investimento em ações na bolsa de valores é boa opção?

Vale a pena investir na bolsa e quais as vantagens desse investimento? Quais são as formas de compra de ações, como são negociadas essas ações e a diferença de um pregão eletrônico e viva voz.

» Página Inicial

A bolsa de valores é constituída como um mercado em que pessoas ou empresas, possam se relacionar por intermédio de uma compra ou de venda de títulos e ações. Para quem decidir vender uma ação ou um investidor tiver um interesse em compra, será a bolsa de valores a ponte de encontro entre os dois. Será que, em tempos de moedas digitais a bolsa de valores é uma boa escolha?

Para que servem essas bolsas de valores

Investimento em ações na bolsa de valores é boa opção?

Elas servem com o preço das ações também indicando o valor de mercado das empresas que são cotadas em uma bolsa. Muitos negócios são realizados entre essas empresas e com outros investidores, tendo a bolsa de valores a finalidade de manter com total transparência e adequação em um local que é para a negociação de compra e vendas dessas ações.

O que pode gerar medo e insegurança

Essa inconstância de sentimentos pode acontecer por um medo ou insegurança ao se investir na bolsa de valores, já que é um negócio que pode gerar riscos ao se investir, como o de liquidez, de mercado, de empresa, de uma corretora, no risco de diversificação de seus investimentos e outros. É a bolsa de valores que deve configurar como um ambiente seguro e organizado para uma transação.

O pregão viva voz

Na bolsa de valores será o pregão ou viva voz uma forma tradicional para negociação. Os operadores recebem as ordens que são das mesas de operações que vem das corretoras e as ofertam numa sala, que fica dentro da bolsa de valores, destinada para essas negociações, que são as ações com uma maior liquidez de mercado.

A diferença de um pregão eletrônico

Diferente do pregão viva voz, o eletrônico é um sistema, aos quais, as ordens da mesa de operações das corretoras, são colocadas eletronicamente em terminais que são conectados em um servidor que é central e responsável por fechar esses negócios e depois informar as corretoras e para esse caso, são listadas as ações que são da BMF& BOVESPA.

Como são negociadas essas ações

As ações são negociadas por intermédio de uma corretora com valores que são habilitados por uma Comissão que é a CVM, que essa sigla significa a Comissão de Valores Imobiliários. Para se iniciar nessa negociação com ações na bolsa de valores, será preciso que se faça um cadastro numa corretora, através do envio de cópias de documentos e de dados.

Após o envio

Ao enviar a cópia dos documentos e os dados, se tem acesso a uma plataforma que é eletrônica, de nome Home Broker, que é um sistema, para enviar ordens que são de compra e venda, verificar um book de ofertas de cada ativo, a ter acesso a gráficos e muitas outras funções, que podem ser consideradas como muito vantajosas ao se comprar essas ações com um alto potencial de retorno.

As formas de compra de ações

São 3 essas formas de compra e que é 1) Fundos de investimento: é uma espécie de condomínio, reunindo os recursos dos investidores, mas administrado por um gestor. 2) Clubes de investimento: são mais informal, juntando o recursos de até 3 pessoas que são físicas e no máximo 50 pessoas, sem um gestor. 3) Individualmente: com livre compra e venda direta de ações, por um único investidor.

Vantagens desse investimento

A vantagem em se comprar ações que são da bolsa de valores é o seu alto potencial de retorno, que é considerado como o fator mais importante para esse investimento. É uma boa escolha para os investidores que tem o objetivo num longo prazo de investir em empresas com bons critérios, como os de expansão, com baixo nível de dívidas ou de endividamento, com uma boa margem de lucro e outras análises fundamentalistas.

Vale a pena investir na bolsa

Muitos brasileiros por desconhecerem como se dá o funcionamento de uma bolsa de valores e do mercado de ações, com todo o seu risco que será envolvido, em conjunto com todas as estratégias que são para multiplicar um patrimônio aplicado numa renda que pode variar e ser um tema desconhecido, enquanto outros podem lucrar com muitas estratégias que são inteligentes de investimento. Vale a pena esse investimento.


 
Veja também: