Investimento financeiro online. Como e onde fazer?

Dá para fazer investimento financeiro pela internet e gerenciar tudo online? Quais as opções de corretoras que operam desta maneira e o que é preciso para começar a ter uma carteira virtual de investimento.

» Página Inicial

As plataformas online auxiliam o investidor iniciante, traduzindo termos complicados, facilitando a tomada de decisões sobre onde aplicar dinheiro. Essas ferramentas contam com diferentes modalidades para aplicações, de diferentes instituições financeiras, de forma tranquila em um processo todo online. Dessa forma, fica mais fácil realizar compra através dos simuladores junto de outras ferramentas.

Elas permitem uma grande diversificação para aplicações mais acessíveis, reduzindo o risco da carteira de investimentos. Na maioria das vezes, o cadastro é gratuito, mas cada uma das corretoras cobra a sua taxa de corretagem. Existem algumas liberam o investidor de cobranças, em casos como a aplicações de renda fixa.

Investimento financeiro online

Como investir online

Acesso a plataforma

A primeira coisa a fazer é ter em mãos um computador com acesso à internet, para realizar as operações que cuidarão do dinheiro.

Situação bancária

É necessária uma conta bancária ativa, para acessar o home banking do banco. Durante o primeiro acesso é necessário informar os dados para entrar no sistema. Será recebido login e senha pessoal, para serem usados quando for se conectar.

Obs.: Isso pode ser feito pelo aplicativo do banco, preenchendo um formulário de inscrição para poder usar a ferramenta.

Corretora

Para fazer o investimento online é preciso um determinado saldo em conta e se cadastrar em uma corretora. Ela é que fará a movimentação dos investimentos, por meio das decisões do investidor, com disponibilização de ferramentas para facilitar toda a operação.

Investindo

Chegou o momento de acessar o sistema da corretora e escolher qual o título que mais se encaixam no perfil e no objetivo da pessoa. Algumas corretoras, também, possuem os seus aplicativos para ajudar na ação de investimento pelo computador, tablet ou smartphone.

Vantagens de investir pela internet

Não é preciso sair de casa para movimentar a conta e fazer o dinheiro render. Os bancos e as corretoras normalmente investem em formas de facilitar e melhorar a experiência do cliente mais satisfatória. Os sites e aplicativos feitos para os investidores são projetados para uso a qualquer hora e em qualquer lugar que desejar.

A segurança da informação está cada dia mais avançadas, com tendência de a sofisticação aumentar nos próximos anos devido a quantidade de usuários ativos. Usar os celulares pode chegar a ser mais seguro que usar os computadores para fazer investimento.

Offline

Ainda, é possível realizar investimentos offline, porém não é mais tão comum. O investimento online ajuda a evitar ir pessoalmente ao banco e corretoras para fazer as transações.

Devido ao fato de as movimentações envolverem instituições como bancos e corretoras, investir da forma tradicional, significa ter que ir ao banco, sacar dinheiro para ir à uma corretora e fazer a aplicação. Os sistemas computadorizados de bancos e corretoras permitem fazer agendamento e conferência a qualquer hora.

Principais plataformas de investimentos

Easynvest

A Easynvest é uma plataforma online para a aplicação de títulos de renda fixa, fundos e ações, com cerca de 20 instituições financeiras parceiras. Ela realiza a comparação de investimentos por risco, liquidez, proporcionando meios para aplicação e taxas cobradas. Pode ser feita uma comparação de rentabilidade de um investimento com a da poupança, colocando o valor e o período de investimento. Também, podem ser encontrados vídeos de palestras gratuitas.

XP Investimentos

A plataforma da XP separa os títulos de renda fixa, fundos, permitindo a aplicação em ações e fundos de previdência privada. Podem ser realizadas simulações para saber qual o valor capital acumulado em um determinado período investindo de acordo com o tipo de aplicação, valor e taxa de retorno. Além disso, mostra o capital acumulado durante a aposentadoria, com educação financeira.

Genial

Essa é a plataforma de investimentos da corretora Geração Futuro, que oferece um Gerador, que mostra investimentos personalizados, conforme os objetivos e metas de cada pessoa. Para ter as informações, é só informar a meta financeira e quanto possui para investir.

Guide

A Guide é a plataforma que abriga as ferramentas oferecidas pela corretora Guide é o DNA do Investidor. É realizado um teste para descobrir qual o perfil de cada pessoa na hora em que aplicar o dinheiro. Ocorre uma avaliação dos dados pessoais, tolerância financeira e objetivos. A plataforma oferece a aplicação em fundos de investimento, ações, planos de previdência e investimentos de renda fixa.

Recomendação

Se é novato na área de investimentos é importante começar devagar e ir aprendendo pouco a pouco. Hoje há opções para investimentos com valores baixos e aos poucos você vai aumentando na medida em que se sente mais seguro.

Tome cuidado com os investimentos de mais alto risco, como é o caso das ações de empresas que são negociadas em bolsa de valores. Essas ações tem os seus preços oscilando constantemente, assim, é possível ganhar muito de um dia para o outro, mas também perder muito.

Por fim, siga a máxima que os especialistas em investimentos recomendam: "não coloque todos os ovos no mesmo cesto". Isto é, diversifique seus investimentos e nunca foque em apenas um.


 
Veja também: