Investimento no Tesouro Direto, ações, ouro e imóveis

Saiba como funciona os investimentos no Tesouro Direto, ações, ouro e imóveis. Dicas de como investir, tabela de rentabilidades, dicas e informações para iniciantes.

» Página Inicial

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BMF&F Bovespa para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet. Este investimento é um dos mais indicados no momento e consiste em comprar títulos do governo, que em outras palavras é o mesmo que emprestar dinheiro para o governo federal.

É um dos investimentos mais aclamados do momento por ter boa rentabilidade e ser considerado muito seguro, pois você só correria riscos se o governo federal quebrasse.

Qual é a rentabilidade do Tesouro Direto?

Ela é variada e depende do título, do prazo e outros fatores. No link a seguir você terá uma boa ideia ao observar a tabela de rentabilidade vigente: https://www.tesouro.gov.br/pt/-/rentabilidade-acumulada

Investimento Tesouro Direto

O que é o investimento em ouro?

O investimento em ouro se dá pela compra de barras de ouro físicas ou através de papéis que são indexados a variação de valor do ouro. Um bom exemplo pode ser encontrado no Banco do Brasil que permite dois tipos de investimento em ouro, a saber:

O Ouro Lingote é a modalidade de comercialização em barras de ouro de 250 gramas, padrão de negociação da BM&FBovespa.

Já o Ouro Escritural é a modalidade criada pelo Banco do Brasil para os correntistas que desejam investir em ouro em quantidades múltiplas de 25g, isto é, 1/10 do volume mínimo de negociação exigido na modalidade lingote.

Para saber mais como comprar ouro, acesse este link no site do BB: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/voce/produtos-e-servicos/investimentos/ouro#/

O que é o investimento em ações?

As ações de empresas são investimentos de risco e devem ser feitas por pessoas experientes ou que tenham uma assessoria financeira para este fim. Quando uma pessoa compra uma ação de uma empresa, ela está se tornando sócia daquela empresa, isto na proporção da quantidade de ações que ela comprou. Se a empresa for bem o valor das ações sobem e você ganha, se ela for mal os valores caem e você perde.

Como investir em ações?

É possível fazer através do seu banco ou mesmo diretamente pela internet através de um sistema criado pela Bolsa de São Paulo chamado Home Broker. Este sistema é operado pelas corretoras que estão autorizadas a negociar na BM&FBovespa.

Como acompanhar a cotação e rendimentos das ações?

No site da bolsa paulista você poderá acompanhar em tempo real a cotação de todos os papeis ou ações das empresas e verificar o seu desempenho ou rentabilidade. Veja neste link aqui: https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/cotacoes/

O que é o investimento em imóveis?

Comprar imóveis é uma das formas mais antigas de investir dinheiro e sem dúvida nenhuma, uma das mais conservadoras. Você pode comprar diretamente os imóveis ou mesmo investir em fundos que fazem este tipo de compra.

Uma das formas que investidores profissionais adotam é comprar imóveis na planta, como é o caso de apartamentos que são vendidos antes mesmo de iniciar a construção do edifício.

Dicas:


 
Veja também: