Investimentos financeiros com pouco dinheiro, curto e médio prazo

Quando pensamos em investimentos financeiros, logo é comum vir na cabeça grandes quantias de dinheiro ou ser algo direcionado para pessoas com maior poder aquisitivo. Isto porque historicamente sempre foram as pessoas que tinham mais dinheiro é que tinham condição de investir, enquanto que os mais pobres não havia sobra para investimentos e também por não haver essa cultura entre eles.

Mas na prática é possível investir mesmo tendo pouco dinheiro e há várias modalidades que permitem aportes baixos para iniciar. São opções indicadas para quem quer começar por baixo e guardar algum dinheiro para pagar a faculdade dos filhos, comprar a casa própria ou fazer uma viagem no futuro, por exemplo.

Mas antes de falarmos das opções de investimentos propriamente dito, é preciso levar em conta que para aquelas pessoas que não tem o hábito de investir, devem ter primeiro uma mudança de cultura ou desenvolver o hábito de economizar para poupar.

Educação Financeira

Como investir com pouco dinheiro?

Como dito acima, há várias opções que podem ser usadas pelo pequeno investidor. Abaixo algumas alternativas para quem quer começar por baixo, investindo pouco.

  • Poupança. A caderneta de poupança é o meio mais seguro, prático e simples de iniciar um projeto de investimento. Primeiro que não há valor mínimo para começar a aplicação, depois deve-se levar em conta a segurança, facilidade de aplicação, já que ela está disponível em qualquer banco. Também deve-se levar em conta que os rendimentos da poupança não são tributados no imposto de renda.
  • Tesouro Direto. Uma das modalidades de investimento mais desejadas do momento é a compra de títulos públicos ou Tesouro Direito. Ele tem como grande atrativo a boa rentabilidade e a segurança. Você pode começar com R$ 30,00 apenas. Veja aqui como funciona: https://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto
  • Fundos de investimento. Os fundos de investimentos são ótimas opções para você começar a investir pouco dinheiro. Na verdade existem alguns fundos onde é necessário um valor relativamente alto para entrar nele, mas há outros com valores muito baixos e acessível a todos. No link a seguir você poderá observar uma carteira de fundos com a relação dos valores iniciais para você começar a investir. https://www.fundos.caixa.gov.br/sipii/pages/public/listar-fundos-internet.jsf
  • Ações. Comprar ações de empresas é outra forma muito comum de investimento e que também não requer valor mínimo para iniciar. É claro que você não deve começar aqui com valor extremamente baixos, pois não compensaria, mas é possível fazer bons negócios comprando e vendendo ações de empresas. Veja mais aqui: https://www.easynvest.com.br/investimentos/investir-acoes
  • Câmbio. Comprar moeda estrangeira é outra forma de iniciar um programa de investimento com pouco dinheiro, afinal, você pode comprar a quantidade que bem desejar. Dólar, Euro e outras moedas podem ser compradas em casas de câmbio oficiais e não há quantia mínima. Um dia desses comprei uma moeda de Euro para o meu filho, não para investimento, mas para colecionar. Mas isto mostra como você pode começar a investir com pouco dinheiro.

O que é investimento de curto e médio prazo?

Curto prazo são os investimentos de alguns meses apenas, indo talvez até um ano. São casos onde você tem uma previsão bem próxima de uso do dinheiro e por isso faz o investimento. Guardar dinheiro para a reforma da casa do ano seguinte ou fazer aquela viagem de férias, podem ser boas motivações para esse tipo de investimento.

Já os investimentos de médio prazo são aqueles mais demorados onde a pessoa investe por alguns anos, onde o rendimento tende a ser melhor nesse último caso. Geralmente guardar dinheiro para a faculdade dos filhos ou planejar a compra da casa própria são bons atrativos para médio e longo prazo.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.