Investimentos financeiros com pouco dinheiro, curto e médio prazo

Saiba como fazer investimentos financeiros com pouco dinheiro, mesmo em operações de curto e médio prazo. Veja as opções e as dicas para você começar com pouco dinheiro.

» Página Inicial

Quando pensamos em investimentos financeiros, logo é comum vir na cabeça grandes quantias de dinheiro ou ser algo direcionado para pessoas com maior poder aquisitivo. Isto porque historicamente sempre foram as pessoas que tinham mais dinheiro é que tinham condição de investir, enquanto que os mais pobres não havia sobra para investimentos e também por não haver essa cultura entre eles.

Mas na prática é possível investir mesmo tendo pouco dinheiro e há várias modalidades que permitem aportes baixos para iniciar. São opções indicadas para quem quer começar por baixo e guardar algum dinheiro para pagar a faculdade dos filhos, comprar a casa própria ou fazer uma viagem no futuro, por exemplo.

Mas antes de falarmos das opções de investimentos propriamente dito, é preciso levar em conta que para aquelas pessoas que não tem o hábito de investir, devem ter primeiro uma mudança de cultura ou desenvolver o hábito de economizar para poupar.

Educação Financeira

Como investir com pouco dinheiro?

Como dito acima, há várias opções que podem ser usadas pelo pequeno investidor. Abaixo algumas alternativas para quem quer começar por baixo, investindo pouco.

O que é investimento de curto e médio prazo?

Curto prazo são os investimentos de alguns meses apenas, indo talvez até um ano. São casos onde você tem uma previsão bem próxima de uso do dinheiro e por isso faz o investimento. Guardar dinheiro para a reforma da casa do ano seguinte ou fazer aquela viagem de férias, podem ser boas motivações para esse tipo de investimento.

Já os investimentos de médio prazo são aqueles mais demorados onde a pessoa investe por alguns anos, onde o rendimento tende a ser melhor nesse último caso. Geralmente guardar dinheiro para a faculdade dos filhos ou planejar a compra da casa própria são bons atrativos para médio e longo prazo.


 
Veja também: