Quais os juros e rendimento da poupança. Quanto rende por mês?

Existem diferentes formas de fazer seu dinheiro “render” no final do mês. As maneiras mais conhecidas é através de investimento em bolsa de valores ou seguimentos que estejam em alta no momento.

E a outra opção é aplicar seu dinheiro na poupança. Essa última certamente é a mais escolhida pelos brasileiros.

Você consegue abrir uma conta poupança de forma rápida em qualquer banco, o resgate também é feito de uma maneira fácil, e ainda suas chances de perder dinheiro são bem menores quando comparada a outros investimentos.

Outro ponto a ser mencionado sobre a poupança é que ela é totalmente livre de qualquer imposto bancário.

Entretanto, este dinheiro não irá ficar parado, digamos assim, dentro de sua conta. Todo o mês é acrescido um valo de juro, mas poucas pessoas sabem se é o não vantagem hoje, ter uma conta poupança.

Nesse artigo vamos conversar um pouco mais sobre esse tema e ainda apresentar alguns valores que estão correndo no mercado, para que você fique bem informado e faça a melhor escolha.

Quanto a poupança rende por mês

Rendimento poupança

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. Por mais que a gente saiba que há um valor de juros, normalmente, não temos acesso a informação de quanto é esse valor afinal.

O valor do rendimento é de 70% da taxa SELIC + a TR. Mas esta regra é apenas se a taxa SELIC ficar igual ou menor que 8,5% ao ano.

Esse valor é passível de alteração, dependendo das decisões tomadas pelo Copom – Comitê de Política Monetária – do Banco Central.

Rendimento na conta poupança é diferente em cada banco ou é padronizado?

Outra pergunta bastante frequente entre os clientes bancários é se existe uma diferença no valor de rendimento da poupança entre um Banco da Caixa com os demais bancos.

E a resposta a essa pergunta levantada é não, o rendimento é padronizado entre todos os bancos. Ou seja, em qualquer um dos bancos o dinheiro aplicado na poupança irá render igualmente, pois a taxa de rendimento é definida pelo governo federal. Basicamente o rendimento deve variar apenas em relação a quantia de dinheiro depositada e o tempo de duração do depósito. Quanto maior o valor depositado e o tempo de permanência do deposito, maiores serão os rendimentos desta poupança.

Uma poupança pode ser aberta por qualquer pessoa em uma agência bancária, os documentos necessários são CPF, comprovante de residência, e documento de identidade. Na poupança o dinheiro aplicado pode ser retirado a qualquer momento.

O que pode variar de banco para banco é a quantia mínima de dinheiro necessário para se abrir a poupança e dar inicio ao seu investimento. A poupança é um investimento de baixíssimo risco, o único risco existente é a falência do banco onde o dinheiro foi aplicado, mas neste caso o Fundo Garantidor de Crédito nacional, garante o recebimento do valor aplicado até um limite de 250 mil reais.

Comparação do rendimento da poupança com outras aplicações

Certamente a poupança é uma das aplicações que menos geram rendimentos a quem opta por esse investimento. Porém as aplicações que rendem um valor a mais é no CDB, porém as taxas cobradas variam de acordo com cada banco.

E a outra é aplicar no Tesouro Direto, entretanto, será cobrado no seu IR, ou seja, seu rendimento deve constar no imposto de renda.

Perguntas e Respostas

O que é poupança?

A poupança é uma das formas de investimentos mais tradicionais do mercado. Na hora de escolher uma forma de guardar dinheiro, ela ainda é a primeira opção de muitos brasileiros. Apesar de oferecer baixo risco e ser considerada um investimento seguro e com possibilidade de retorno, a atual situação econômica do país tem deixado essa aplicação muito pouco rentável.

Quais são os juros da poupança?

Desde maio de 2012, ficou estabelecido que sempre que o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) — taxa básica de juros do País — estiver 8,5% ao ano ou menos, a caderneta de poupança renderá 70% dela, acrescida da Taxa Referencial (TR) — calculada e divulgada diariamente pelo Banco Central (BC). Na chamada poupança velha (depósitos realizados antes de 03 de maio de 2012), os juros são calculados de acordo com o modelo antigo — 6,17% ao ano ou 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial.

A taxa de juros muda de banco para banco?

É importante lembrar que a taxa de juros da poupança não muda de banco para banco: ela é padrão. Não adianta migrar o dinheiro para outra instituição porque a rentabilidade será exatamente a mesma.

Como funciona a remuneração de depósitos de poupança?

A remuneração de depósitos de poupança é calculada em cima do menor saldo de cada período de rendimento, que o é o mês corrido, e a partir da data de aniversário, que é o dia em que o primeiro depósito na poupança foi feito. Por exemplo, caso a poupança tenha sido aberta nos dias 29, 30 e 31, considera-se como data de aniversário o primeiro dia do mês seguinte. Além disso, o rendimento muda mês a mês.

Para que serve a Calculadora do cidadão?

A melhor forma de simular os rendimentos da sua poupança e ter acesso aos valores corrigidos é usando a Calculadora do Cidadão, disponibilizada pelo Banco Central. Basta colocar a data em que o depósito foi feito (data inicial), a data final, o valor a ser corrigido (a quantia que você depositou) e informar se a regra de correção é nova ou antiga.

Quando os juros são abusivos?

Não há um valor exato, mas a Justiça tem entendido como abusivas as taxas que destoam da média cobrada pelo mercado, não há um valor fixado como referência nos tribunais brasileiros e não há um entendimento comum entre os juízes. Entretanto, o que os advogados ponderam é que em casos nos quais os juros cobrados destoam da média de mercado é possível negociar uma revisão, seja via Procon, Juizados Especiais Cíveis ou Justiça Comum.

Como recorrer a uma taxa de juros abusivos?

Para tentar dar mais poder aos juízes para anular cláusulas abusivas de um contrato, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o Projeto de Lei 1807/11, de autoria do deputado Francisco Araújo (PSD-RR). Até 2009, o juiz poderia considerar nula uma cláusula que desfavorecia o consumidor, porém, o STJ editou uma súmula que estabelece que o juiz só pode determinar a nulidade nos contratos bancários com base em ação de consumidor. O projeto de lei garante ao juíz o poder de anular uma cláusula abusiva sem necessidade de ação do consumidor.

Quais os requisitos para abrir uma conta poupança?

Para abrir uma conta no banco do tipo poupança o que é a pessoa precisa levar e quais os pré-requisitos para uma pessoa abrir uma conta do tipo poupança para guardar dinheiro e fazer alguma economia?

Uma conta poupança caderneta de poupança pode ser aberto por qualquer pessoa que atenda alguns critérios bastante básicos, como por exemplo ser maior de 16 anos de idade ou caso a pessoa seja menor de 16 anos de idade ter um responsável para assinar pela conta. Apresentar alguns documentos de identificação pessoal e também um comprovante de endereço atualizado. Uma conta poupança pode ser aberta em qualquer banco comercial no Brasil e seu rendimento é basicamente o padrão em todos os bancos.

Então os requisitos básicos para uma pessoa abrir uma conta poupança são os seguintes:

  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do RG
  • Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou outro com até 90 dias)

A conta poupança pode ser aberta por pessoas acima de 16 anos de idade, para menores de 16 anos é necessário o pai, mãe ou responsável assinar pela conta.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.