Maiores economias do mundo, Europa, Ásia, África e AL

Perguntas e respostas sobre as maiores economias do mundo, da América Latina, da África, da Europa e Ásia. Veja a relação dos países mais ricos e com maiores PIB por região ou geral.

» Página Inicial

Qual a maior economia do mundo?

A maior economia do mundo é de longe e seguramente a dos Estados Unidos, que segundo o Fundo Monetário Internacional, em 2015 ela esteve acima de 17 trilhões de dólares. Para se ter uma ideia, no mesmo ano o Brasil não chegava aos de 2 trilhões.

O país norte-americano é uma potência econômica sem igual e contrasta com continentes inteiros, chegando inclusive a superá-los. Com uma tecnologia de ponta, muitos recursos minerais e uma agricultura muito forte, os Estados Unidos desenvolveram a maior indústria do planeta, sendo extremamente competitiva em praticamente todos os setores.

Este feito fez com que a sua moeda, o dólar, se torna-se também a moeda mais valiosa do planeta e mesmo os demais países usam o dólar como índice econômico e de certa forma a moeda norte-americana é um referencial econômico para o mundo inteiro.

Qual a posição que o Brasil ocupa?

O Brasil tem oscilado entre a 6ª e 9ª posição. No ranking de 2015, o FMI colocou o Brasil na nona posição, a frente de Canadá, Coreia do Sul, Rússia, Austrália e Espanha. Em 2013 o Brasil chegou a 6º lugar no ranking, mas com a crise em 2015 e possivelmente influenciado por problemas internos e externos o país voltou a perder posições.

Esta posição é oscilante, pois depende do desempenho da nossa economia, bem como da economia dos demais países. Então, na verdade ninguém tem posição fixa ou garantida e tudo irá depender do desempenho econômico dentro de um determinado período.

Quais as 20 maiores economias do mundo?

Maiores economias do planeta

De acordo com o FMI, em 2013, as 20 maiores economias ou os países mais ricos eram as seguintes:

Como explicado acima, essa relação, bem como as devidas posições não são fixas e podem alterar em função do desempenho econômico de um ou dos demais países envolvidos.

Em relação a América Latina, como fica esse ranking?

Na América Latina o Brasil está na frente e a relação dos 10 países com maiores PIB na região é a seguinte:

Quais as maiores economias da África?

Quando o assunto é PIB, economia forte ou desenvolvimento, a África não costuma aparecer com muita frequência, mas considerando o ranking apenas dentro do continente africano, os 10 países com maiores PIBs são os seguintes:

Quais as maiores economias da Europa?

Na Europa onde há enorme concentração de riquezas nos vários países do continente o ranking com as 20 maiores economias é o seguinte:

Quais as maiores economias da Ásia?

A Ásia também é importante em termos de grandes economia e a relação das 10 maiores é a seguinte:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal

Por que essas listas são importantes?

Elas mostram o que acontece na atualidade em termos econômicos. Inicialmente o interesse é puramente estatístico, uma vez que outros fatores precisam ser levados em conta. Por exemplo: Muitas pessoas defendem que o IDH seja considerado ao invés do PIB ou que os dois sejam considerados juntos. Isto faz sentido, pois um pais com um PIB alto e com uma economia forte, também precisa refletir melhor qualidade de vida para a sua população.


 
Veja também: