Máquina de cartão. Como adquirir, benefícios e estabelecimentos
Perguntas e respostas sobre máquina de cartão. Como adquirir uma máquina e quais os benefícios. Quais estabelecimentos podem usar? Veja as respostas aqui.
Pra que serve uma máquina de cartão? Bem, a máquina de cartões de débito e crédito serve, principalmente, para facilitar o pagamento de transações comerciais entre estabelecimento e cliente. Hoje em dia, consumidores em geral não gostam de andar com uma grande quantia em dinheiro no bolso, e assim, a máquina para cartões de débito e crédito se torna indispensável no comércio.
Os estabelecimentos comerciais precisam firmar contratos com as empresas que intermediam o pagamento entre o cliente e as administradoras de cartões, como a Visa, Master, Dinners, etc. Essas empresas como a Cielo, Pagseguro e outras provem a maquininha que permitirá ao consumidor pagar com seu cartão preferido e o estabelecimento receber o dinheiro em conta.
Como adquirir uma máquina?
As solicitações podem ser feitas para operadoras como, por exemplo, Redecard e Cielo, duas das principais redes do país, mas há outras como o Pagseguro que agora também tem máquina própria. O pedido deve atender alguns requisitos que cada empresa solicita, porém, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem obter a máquina de cartão de débito e crédito.
O que mais deve ser levado em conta são as taxas que essas empresas cobram. Para alguns negócios as taxas acabam quase que inviabilizando o pagamento, por isso é preciso ficar muito atento antes de assinar o contrato.
O estabelecimento usuário deve efetuar um pagamento destinado ao aluguel da máquina, ou mesmo realizar a compra definitiva do equipamento, em alguns casos. Já nas transações, o estabelecimento tem um desconto em percentual sobre vendas em crédito e em débito. Esse percentual varia de empresa para empresa.
Todos os tipos de estabelecimentos comerciais ou que realizam a prestação de um serviço podem solicitar a máquina de cartões de débito e crédito. Por exemplo, lojas, docerias, restaurantes, padarias, hotéis, motéis, postos de gasolina, lojas de roupas, cafeterias, entre outras tantas. Negócios autônomos também podem solicitar a utilização da máquina para facilitar a transação com os seus clientes.
Quais são os benefícios?
Pagamento mais rápido, maior segurança nas transações comerciais, possibilidade de parcelamento de compras, maior controle para o estabelecimento comercial, facilidade de receber seu pagamento, entre outras.
Um estabelecimento comercial que não aceita cartão acaba perdendo vendas e por isso é quase unânime a ideia de que é preciso usar. O que muitos fazem é cobrar um valor diferenciado para pagamento em dinheiro em relação ao pagamento em cartão.
Estive no Rio de Janeiro no final do ano de 2017 e em boa parte dos restaurantes de lá havia esta prática, que por sinal não é tão comum aqui no interior de São Paulo.
Como usar a máquina de cartão?
O uso da máquina de cartão é bem simples e não requer nenhuma habilidade especial para as empresas, basta ter atenção. Com o leitor de cartão nas máquinas atuais, basta inserir ou passar o cartão na máquina, digitar o tipo de venda – se o pagamento está sendo feito à vista ou parcelado em um número de vezes – e o valor final da compra. Feito isso, o cliente pode digitar a sua senha para concretizar a ação. Os comprovantes para o estabelecimento e outro para o cliente serão impresso pela máquina de cartão. Em algumas máquinas mais recentes, é possível enviar o comprovante via e-mail para o cliente.
- Banco comercial, de investimento, online ou virtual
- O que é Bovespa, história e empresas de capital aberto
- Cartão Green Card. O que é e como conseguir a cidadania americana
- Cheque tem validade? Há prescrição ou caduca?
- Código e número Banco Itaú, Santander, Bradesco e HSBC
- Como funciona a economia do mercado comum europeu?
- Credito agrícola: O que é e como funciona o Crédito Rural
- Definição de patrimônio cultural, público e tombado
- Globalização. Exemplos de empresas globais e globalização de produção
- Habitação Caixa. Simulador de imóveis e tira-dúvidas
- Investimentos financeiros com pouco dinheiro, curto e médio prazo
- Microeconomia e macroeconomia. Agentes econômicos, divisão e mais
- O que é investimento em CDB, CDI, LCI, SELIC ou Renda Fixa
- O que é leasing operacional e financeiro?
- O que é o CVV no cartão de crédito e para que ele serve
- O que é o Hipercard? Onde utilizar e onde pagar a fatura
- Plano de negócios do Sebrae. Como baixar, usar ou fazer o PN
- Qual é o imposto sobre herança e grandes fortunas
- Sonhar com dinheiro ou sonhar com moedas
- Tipos de sociedade: Simples, limitada, anônima e cooperativa