Mercado financeiro. Bovespa, giro de capital e economia de mercado

Perguntas e respostas sobre mercado financeiro. Como funciona a BOVESPA lugar de atuação dos mercados financeiros? Como está dividido o mercado financeiro brasileiro? Veja essas e outras respostas

» Página Inicial

Mercado é um local onde pessoas podem realizar trocas sejam monetárias ou outros fins, os mercados buscam equilíbrio pela lei de oferta e procura o mercado funciona com a união de vários vendedores se encontrem para disponibilização de produtos ao comprador, no caso os vendedores mandão sua marca para o mercado que ira administrar e revender.

O termo mercado tem origem latim e queria dizer que era o lugar onde vendedores e compradores faziam as trocas de bens, no marketing era visto o mercado como os vendedores formavam a industria e os compradores constituíam o mercado.

A economia de mercado por sua vez é um tipo de economia muitas vezes gerado por iniciativas privadas, onde realizam vendas de mercadorias e prestação de serviços, quem controla essa economia são cidadãos particulares, melhor dizendo a maior pare de economia obtida no marmo de mercado vai para pessoas particulares e não entidades públicas.

Já o mercado financeiro são a junção de várias empresas que movimentam ações na bolsa de valores, operações de câmbio, financiamentos, investimentos e demais operações financeiras.

Mercado de ações

Veja abaixo alguns tópicos importantes sobre a economia de mercado e o mercado financeiro

BOVESPA

BOVESPA significa Bolsa de Valores de São Paulo, movimenta cerca de 20 milhões, o mercado financeiro serve para o mercado de ações onde agem com compra e vendas de ações, senão tanto ações ON ou PN que são moedas ou crédito para gerar ações lucrativas. Atualmente ela passou a se chamar BM&FBovesta com a junção com a Bolsa de Mercadorias e Futuros.

Mais atualmente ainda ela passou a se chamar B3 que significa três palavras iniciadas com a letra B: Brasil, Bolsa e Balcão.

Desenvolvimento do mercado financeiro

O sistema de mercado financeiro começou com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, que criaram o banco do Brasil, onde é responsável por movimentar os fundos monetários e realizar captações monetárias. A captação acontece em diversas bolsas de valores o governo ou as próprias instituições privadas podem realizar captações de fundos.

Divisão do mercado financeiro brasileiro

O mercado financeiro está dividido em 2 setores: Setor normativo que é responsável por fiscalizar, fazer intermediação se preciso e receber o dinheiro dos poupadores para repassar para os investidores.

Setor de mercado, onde os investidores podem investir fundos e até mesmo realizar compras e vendas de mercadorias, com opção de mercado remoto que é feito através da internet.

Meta

Tem como objetivo canalizar o dinheiro das poupanças de toda a sociedade para atividades como comércio e fins econômicos o mercado financeiro das capitais são os mais fortes em países desenvolvidos, e em países menos desenvolvidos eles não tem muita força de atuação.

Giro de capital

O mercado financeiro como citado acima tem objetivo de investir o dinheiro da poupança pois se cada um tiver dinheiro no bano e deixar parado aquele dinheiro não vai girar e não vai dar orça ao comércio, ja girando todo o dinheiro que encontra-se parado poderá financiar outras obras adquirir tesouros e outros recursos trazendo mais benefícios para a população daquele pais.

Quais são as definições de mercado?

Existem duas definições de mercado, Mercado de sentido amplo ou ampliado: É um grupo de pessoas que juntas são capazes de influenciar na venda do produto.

Mercado de sentido restrito: Lugar onde se da devida importância para a evolução da venda de destinado produto.

Evolução de mercado

Desde o começo até a atualidade o mercado foi algo que evoluiu bastante, como influencias de compra a curto, médio e longo prazo. Os valores mais importantes como a troca de mercadoria em espécie (dinheiro) ficou e a troca de mercadoria por outra não é muito utilizada atualmente em alguns séculos atras os vendedores levavam mercadorias vias como porcos, cabras, galinhas para vender no mercado e atualmente existem empresas terceirizadas que fazem o abate do animal e já entregam ao mercado pronto para consumo.

O sistema de mercado funciona graças a um conjunto de regras, onde as quantidades são determinadas pela quantia que se pode pagar, em outros fatores as regras visam a preferencia do consumidor o preço que poderá ser alterado e qual será o faturamento.

Formação


 
Veja também: