Mercantilismo e doutrina mercantilista. Princípios, história e ideias

Perguntas e respostas sobre o que é o mercantilismo? Quais os principais princípios e o que é doutrina mercantilista? Onde ele se originou? Veja as respostas para essas questões.

» Página Inicial

O que é o mercantilismo?

É um conjunto de praticas econômicas, que foi criado na Europa na idade moderna entre o século XV e XVII, que deu inicio a medidas econômicas e caracterizou-se por ter uma forte intervenção no estado e na economia.

Foi originado no período em que a Europa passava por uma grave crise de ouro e prata, não tinha dinheiro para suprir as necessidades do comercio de acordo com que ele crescia, obrigando a Europa a aderir praticas econômicas.

mercantilismo e doutrina mercantilista

Quais os seus principais princípios?

Incentivar a manufatura, que foi feito o desenvolvimento pelo governo da manufatoras em todo o território. Outro principio é o protecionismo alfandegário que faz uma nação aplicar ações protecionistas sobre toda a sua economia o terceiro principio é a balança comercial favorável que tem como objetivo exportar mais mercadorias do que importar.

Ele em si pode ser considerado uma teoria unificada da economia?

Apenas o mercantilismo em si não pode ser considerado pelo fato e nunca ter um mercantilista a apresentar um esquema geral sobre uma economia ideal, pois o mercantilista tem de a focar apenas em uma área especifica de comércio .

O que é doutrina mercantilista?

É o que torna possível a existência de uma ideia ou teoria geral da economia, o sistema mercantilista é visto como um jogo de soma zero onde a ganancia de ganhar muito em um lada acabava fazendo o outro lado perder muito mais ou melhor dizendo enquanto um esta ganhando o outro estará sempre perdendo ou seja qualquer sistema que desse benefícios á um grupo causaria perca a outro sistema e grupo.

Qual é a interpretação histórica a respeito dele?

Ele é interpretado com uma série de características, tem de haver homogeneidade na forma de pensar, afinidade entre os diversos criadores de uma ideia, o mercantilismo pode ser um ponto de atividades monetárias ou politica. É visto como uma balança de comercio que leve em conta que as atividades geradas geram empregos.

Quais são as ideias mercantilistas?

Que todos os centímetros de chão de um pais seja utilizado para agricultura, manufatora e mineração, que exista uma população grande e que seja trabalhadora, que faça maior exportação do que importação, todas as matérias que forem encontradas no pais sejam usadas em solo nacional.

Este pensamento é bastante complicado e enfrenta resistência de diversos setores da sociedade, como dos ambientalistas, por exemplo.

Em muitos casos o que acaba ocorrendo é uma exploração desenfreada que leva ao esgotamento os recursos minerais e pior ainda o comprometimento de outras esferas, como contaminação do solo, desmatamento, poluição dos rios, lagos e mares, entre outros males causado pelo chamado desenvolvimento econômico.


 
Veja também: