Na administração da empresa, existem muitos planejamentos que precisam ser feitos, como planejamento de lançamento de um produto, a abertura de uma nova filial, a compra de maquinário novo para o parque de produção, entre outros.
Contudo existe um planejamento que exerce importância ímpar para a empresa, que é o planejamento estratégico.
Sem um bom planejamento estratégico a organização corre sérios riscos de não durar muito tempo. Seu papel é dar ao administrador e a todos os envolvidos com a empresa, uma visão ampla do presente e futuro dos seus negócios, prevendo riscos e visualizando oportunidades a serem exploradas.
Dentro do planejamento estratégico surge três termos importantes que são: Missão, visão e valores. O que cada um deles significa é o que veremos abaixo:
Missão, nas organizações significa uma razão de existir. Ou seja, uma maneira de responder a perguntas como: para que a organização existe? Em administração usa-se o termo "missão" para falar da razão de existir de uma organização. A missão é fundamental pois, é ela quem define o foco da empresa e a sua identidade.
Quais informações podem ser incluídas na missão da organização ?
Muitas informações podem ser incluídas na missão como: a razão de existir da organização, seu propósito principal. As necessidades dos consumidores que a organização pretende atender. Seu diferencial. O público que ela quer atingir. O compromisso da organização com seu público o meio ambiente e a sociedade.
Visão é a perspectiva de longo prazo: onde a organização estará daqui alguns anos, se a organização sabe aonde quer chegar. Um bom líder necessita ter uma boa visão sobre a organização. Saber aonde quer que a empresa esteja no futuro.
Essa é talvez a parte mais difícil uma vez que você estará lidando com questões futuras e trabalhando com perspectivas que podem ou não se realizar e tendências que podem ou não se concretizar. Desta forma a visão da organização exige cuidado em sua definição.
Os valores nas organizações são as ideias fundamentais em torno do que se constrói uma organização. É aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. Ex : qualidade máxima no atendimento, cuidado no preparo de alimentos, respeito com os clientes, clareza, transparência, respeito com os fornecedores, respeito com a sociedade, etc.
Para que servem os valores ?
Os valores nas organizações funcionam como elementos de motivação para inspirar e direcionar o trabalho e as ações das pessoas da organização, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. É importante valores claros para orientar a equipe para todos saberem como agir.
O planejamento estratégico não se resume a definir a missão, visão e valores. Na verdade esses três acabam sendo uma síntese de todo o planejamento.
Normalmente se utiliza a chamada Análise SWOT para realizar um bom planejamento. Esta análise trabalho com quatro pilares que são:
Desta forma o objetivo consiste em analisar as forças que a empresa tem e potencializá-la. Observar as fraquezas e tentar de alguma forma fortalecer nesta área. Descobrir as oportunidades e explorá-las e por fim encontrar as ameças e criar formas de defesa contra elas.
É claro que isso foi colocado de maneira geral e aplicar isso na prática não é algo simples. Exige muita dedicação de todos envolvidos, é necessário ter ampla visão da empresa e do mercado onde ela está inserida e normalmente as empresas recorrem a um profissional externo para ajudar a elencar os itens acima descritos.
Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos