Módulo de segurança Caixa, Santander e outros bancos

Perguntas e respostas sobre o módulo de segurança Caixa, Santander e outros bancos que é usado quando acessamos o banco pela internet, como o envio de código por SMS ou e-mail. Tire aqui suas dúvidas.

» Página Inicial

O que é o módulo de segurança que os bancos usam nos sites?

Um módulo de segurança é um programa de computador desenvolvido por uma instituição financeira, como um banco, para permitir que seus clientes possam acessar suas contas pela internet com mais segurança. Este módulo que geralmente é disponibilizado no site do banco deve ser baixado e instalado no computador do cliente antes de fazer o acesso à sua conta bancária.

A função de programas como este é de impedir que programas maliciosos que estejam instalados em seu computador possam ser executados enquanto você acessa o site do banco, mas é preciso ficar atento, pois os módulos de segurança de cada banco as vezes é específico para certos navegadores apenas.

Módulo de segurança

Como instalar o módulo de segurança da Caixa?

Para usar o Internet Banking da Caixa é necessário instalar o módulo de segurança que eles disponibilizam para seus clientes, além de ser necessário a criação de uma assinatura eletrônica para ser usado na autenticação e identificação da sua conta. Todas essas informações estão disponíveis neste link: https://www.caixa.gov.br/atendimento/internet-banking/Paginas/default.aspx

Como instalar o módulo de segurança do Santander?

Quem é cliente do Banco Santander e deseja acessar sua conta pela internet deverá observar as instruções deste link do banco, entre na opção Para sua Segurança e lá você encontrará informações sobre:

Como instalar o módulo de segurança de outros bancos?

Para outros bancos como o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e outros é necessário acessar o site dessas instituições e seguir as orientações de cada uma. Segue abaixo os seus respectivos sites:

Posso acessar minha conta sem ter instalado este programa de segurança?

Teoricamente o banco não irá permitir que você faça o acesso a sua conta se não tiver instalado. Normalmente quando você tenta realizar o acesso ele irá checar se o módulo está instalado e em atividade, se não estiver o procedimento mais comum é o site não deixar você fazer a autenticação para evitar que seus dados não sejam capturados por algum programa espião que possa ter no seu computador.

E seu eu precisar acessar o banco de computador público onde eu não possa instalar?

Esta é uma prática não recomendada e você não deve acessar sua conta na Caixa, Santander ou qualquer outro banco de um computador público. A razão para isso é que este computador por ser usado por diversas pessoas tem uma chance muito maior de conter vírus e outras pragas virtuais, sem contar que você não sabe se o sistema operacional e outros programas, como navegadores estão atualizados e oferecem um mínimo de segurança.

Acesse banco apenas de um computador pessoal, que esteja atualizado, com módulo de segurança instalado, com antivírus instalado e atualizado.

SMS, e-mail e QR Code

Atualmente os bancos têm usado outras estratégias de segurança para garantir que você possa acessar a sua conta de maneira segura. Dentre as novas modalidades que de alguma forma substitui os tokens tradicionais, estão:

Envio de código por SMS ou e-mail

Esta estratégia tem sido adotada por alguns bancos em algumas situações e consiste no envio de um código para o e-mail cadastrado ou o telefone, toda vez que você tenta acessar a sua conta ou realizar alguma operação mais sensível dentro do aplicativo ou no internet banking.

Desta forma, quando você informa os dados da sua conta e senha, antes de dar o acesso a sua conta ele envia um código SMS ou no e-mail e você deve receber esse código e digitar o mesmo na tela do aplicativo ou do internet banking, só depois de feito isso é que você teria o acesso a sua conta.

A lógica aqui é bem simples, uma vez que você cadastrou um número de telefone celular e um endereço de e-mail ao abrir a sua conta, significa que se você consegue ter acesso ao celular ou é o seu e-mail, só você pode ter acesso a esses locais e portanto isto garantiria a segurança e evitaria que outras pessoas tivessem acesso às informações de acesso a sua conta.

QR code

Outra modalidade que tem sido usado para garantir a segurança do acesso a sua conta é autenticação através de um QR code.

Nesse caso ao tentar acessar a sua conta pelo internet banking, ele pede que você abra o aplicativo do banco no celular escaneie o QR code que aparece na tela. Se você consegue escanear pelo aplicativo do banco no celular, ele faz autenticação automática no internet banking na tela do computador.

Esta opção do QR code normalmente é usada apenas na autenticação para acesso à sua conta, já o envio de SMS ou e-mail pode ser usado além da autenticação, em casos de operações de transferência de dinheiro, pagamento de contas e outras operações internas na sua conta bancária.


Veja também: