Moeda do Chile. História e cotação do Peso Chileno

Perguntas e respostas sobre moeda do Chile. Quais são as Notas de dinheiro existentes no Chile? Qual foi a importância do Peso Chileno na população?

» Página Inicial

A Moeda do Chile é o Peso Chileno, ele é instituído e segue as regulamentações do Banco Central Chileno,que é presidido por Rodrigo Vergara Montes, e segue o mesmo sistema monetário de alguns países como o Paraguai e o Equador.

O termo peso é usado por muitos países, mas são moedas diferentes, por exemplo: Peso Argentino é Diferente de Peso Chileno que é diferente de Peso Mexicano e por ai vai. É como o dólar, pois existe o americano, o canadense, o australiano e muitos outros, as são moedas diferentes umas das outras.

Como foi instituído o Peso Chileno?

Ele foi instituído da maneira atual em 1975, para evitar a hiperinflação que no começo dos anos 70 chegava em alguns setores a até 800%, o governo ditatorial de Augusto Pinochet fez medidas emergenciais e pontuais para controlar a inflação gigantesca, tanto que durante os governos posteriores, foram feitos ajustes necessários para fazer a economia voltar a crescer e os resultados a longo prazo foram satisfatórios, tanto que a inflação hoje está em torno de 5%, embora em 2011 com o governo de Sebastian Piñera, estava em 2%, a menor taxa de inflação da história.

Quais são as Moedas em circulação no Chile?

As moedas são divididas em:

- 1 Peso(Circula desde 3/1992)

- 5 Pesos(Circula desde 5/1992)

- 10 Pesos(Circula desde 9/1990)

- 50 Pesos(Circula desde 9/1981,a moeda mais velha na América Latina em circulação com o mesmo formato)

- 100 Pesos(Circula desde 12/2001)

- 500 Pesos(Circula desde 12/2000)

Qual a história da moeda Chilena?

A primeira moeda utilizada no Chile foi o Real Espanhol,no começo do século 19, devido ao Chile ainda ser uma colônia da Espanha, com a independência Chilena, foi criado o primeiro Peso Chileno, que foi modificado em 1960, quando foi criado o Escudo Chileno,que ficou em circulação entre 1960 e 1975, quando devido a ditadura militar e a grande depressão Chilena, onde o PIB caiu com afirmação de fontes entre 7 e 10% em menos de 1 ano, fora a inflação estrondosa de 800%,fez com que o governo de Pinochet trocasse a moeda novamente para a volta do Peso Chileno, que aonde a longo prazo ele recuperou a economia chilena.

Qual a Cotação do Peso Chileno em relação a outras moedas?

Cotação Equivalente ao Dia 05/11/2015

Chile X Brasil: 1 Real = 200 Pesos Chilenos

Chile X EUA: 1 Dólar = 694,40 Pesos Chilenos

Chile X Europa: 1 Euro = 754,036 Pesos Chilenos

Quais são as Notas de dinheiro existentes no Chile?

São 5 notas, 1000 Pesos, 2000 Pesos, 5000 Pesos, 10000 Pesos e 20000 pesos, que são sempre atualizadas e são muito circuladas no país e tem um valor de compra muito bom.

Qual foi a importância do Peso Chileno na população

A importância da moeda chilena foi que a longo prazo com o controle da inflação o pais saiu de uma situação de um país quebrado para um dos países mais desenvolvidos da América e assim muitas pessoas com o poder de compra maior fizeram a economia crescer de uma maneira forte e acelerada, trazendo uma melhoria para a população e assim tirando muitas pessoas da pobreza para a classes maiores na sociedade.


 
Veja também: