Moeda do México. História, taxas de câmbio e outros

Perguntas e respostas sobre moeda do México, sua história e como identificar como verdadeira ou falsa. São cobradas taxas para fazer a troca de moedas. Veja as informações.

» Página Inicial

Como é a moeda do México?

A moeda oficial do México é conhecida como peso mexicano, cuja sigla é MXN, cujo significado de peso vem do antigo dólar Espanhol que tinha o peso "oro" que é muito comum nas moedas na América Latina e peso "plata" significando pesos de ouro e prata. Foi mudando com o tempo até ser conhecido por peso Mexicano.

São cobradas taxas para se obter?

Não. Ao contrário dos países da América Latina como o Peru e a Argentina, os caixas eletrônicos não cobram taxas além das que os bancos aqui do Brasil cobram. O mais prudente é fazer saques afim de que consigam sustentar-se por até 3 dias evitando assim ter que pagar as taxas toda vez que tiver que efetuar saques. E bom saber também qual a taxa de cambio para se efetuar a troca da moeda pelo real por exemplo. Para ver o valor do câmbio atual, ou seja, a relação entre o Real e o Peso mexicano, acesse o site do Banco Central do Brasil que permite fazer a conversão para qualquer moeda. O link é: https://www.bcb.gov.br

Peso Mexicano

É possível utilizar cartão de credito no lugar da moeda do México?

É possível, em Cancun cidade do México ou em cidades turísticas as lojas grandes permitem o uso de cartão de crédito ou débito no lugar da moeda mexicana e sem ter maiores problemas por isso, recomenda-se utilização de notas pequenas para estabelecimentos não confiáveis e assim evitando fraudes com dinheiro em espécie. Ao viajar para o país mexicano, você pode comprar o Peso Mexicano aqui no Brasil e levar. Porém é difícil encontrar uma casa de câmbio que tenha para vender.

Como identificar uma nota de peso mexicano como verdadeira ou falsa?

O desenho da nota facilita a identificação e ajuda os deficientes visuais, pois o tamanho das cédulas são diferentes dificultando assim a falsificação, pois a partir das notas de 100, elas têm um componente que muda de cor e possuem um fio da mesma cor. As notas de 20 e de 50 tem uma janela transparente são em polímeros e o restante todo feito com papel.

Como é a história da moeda do México?

Foi a primeira moeda a utilizar o símbolo $ antes mesmo até do dólar. Ela é fabricada na casa da moeda do México, além disso é a terceira moeda mais negociada na América Latina perdendo apenas para o dólar canadense e o dólar americano, Devido a uma crise enfrentada em 1980 a inflação encareceu fortemente os preços o que deu vida a fabricação de cédulas com valores mais altos, porem logo sofreu desvalorização e em março de 2009, 1,00 dólar valia por 15,36 pesos.

Por Redação e Alisson Laconski


 
Veja também: