Moeda inglesa ou da Inglaterra e Irlanda. Libra

Qual é a moeda inglesa ou da Inglaterra? Qual é a moeda da Irlanda? Veja a cotação do Euro em relação ao Real, bem como informações da Libra Esterlina. Confira em nossa FAQ.

» Página Inicial

Cada país tem sua própria moeda e isto faz parte do conjunto que envolve uma nação ou governo. A moeda representa muito para uma nacionalidade qualquer e é um importante indicador da sua economia, tradição e valores que aquela nação representa.

Quando se fala em dólar, por exemplo, logo lembramos dos Estados Unidos e o quanto essa moeda representa para aquele país, não só em termos econômicos, como também na sua própria história, no valor político e de controle que o país americano exerce sobre outras nações.

A Inglaterra, um país muito tradicional tem sua própria moeda e ela não é o Euro, já que o país não adotou a moeda única da Europa e mantem fiel a sua antiga e tradicional moeda.

Qual é a moeda inglesa ou da Inglaterra?

Libra Esterlina

A moeda inglesa é a libra esterlina ou simplesmente libra. Ela é a moeda não somente da Inglaterra, mas do Reino Unido e territórios britânicos ultramarinos. Ela é uma moeda bastante valorizada, sendo comparada muitas vezes ao Euro e Dólar.

É talvez uma das moedas mais antigas e tem uma grande representação para o povo britânico.

Veja aqui imagens de libra esterlina

Qual é a moeda da Irlanda?

A Irlanda por sua vez usa o Euro como moeda e não a libra esterlina. Com isso ela faz parte das nações que compõe a chamada zona do Euro que atualmente (set/2016) é composta pelas seguintes nações:

Em 06 de setembro de 2016, data desta FAQ, R$ 1,00 era convertido em 0,274228 Euros. E 1 Euro valia R$ 3,6466006.

Veja aqui imagens de Euro

Por que a Inglaterra não adotou o Euro?

É uma boa pergunta e muitas poderiam ser as respostas. Os ingleses têm uma relação muito forte com a sua cultura, o reinado, a rainha, suas raízes, suas tradições, suas instituições e por que não dizer com sua moeda valiosíssima. Vale lembrar que recentemente O Reino Unido saiu inclusive da União Europeia.

Cada país tem sua própria autonomia ou soberania como também é chamado. A Inglaterra teria de abandonar algo muito tradicional para aderir ao Euro e parece que eles preferiram a sua tradição ao novo. É bem característico do povo inglês e certas mudanças parecem ser drástica demais e abandonar séculos de tradição nem sempre é fácil para qualquer nacionalidade.


 
Veja também: