O imposto brasileiro é o maior do mundo? Quem paga mais impostos?

Os brasileiros chegam a pagar quase um terço de todo o Produto Interno Bruto como imposto. Sendo que os mais ricos do país não são os que pagam, analisando proporcionalmente, mais impostos no país.

» Página Inicial

O imposto é o tributo que o cidadão é obrigado a pagar pelo governo. Ele serve para ajudar nas despesas administrativas do país, sendo que o não pagamento pode levar a multas ou punição legal. Sem os impostos, o país não poderia fornecer os serviços e benefícios de que a população do país precisa.

imposto brasileiro

Impostos federais cobrados:

Impostos estaduais cobrados:

Impostos municipais cobrados:

Tributo no Brasil

O Brasil começou 2019 no topo da lista dos países que possuem a maior alíquota de imposto em cima do lucro das empresas por todo o mundo. O valor da alíquota que recai sobre o lucro das empresas no Brasil é de 34%.

A pesquisa foi feita sobre o grupo de países com economias mais desenvolvidas e que possuem as alíquotas mais elevadas do mundo, no qual o Brasil não faz parte, mas que está conseguindo a sua vaga.

A redução da carga tributária das empresas pelo planeta ganhou velocidade durante 2018 com a adoção de uma postura mais ofensiva pelos Estados Unidos, Bélgica e França. O Brasil possui um sistema tributário mais complexa, com imposto tão elevado, que dificulta o trabalho dos produtores.

As alíquotas começaram a sua queda desde as décadas de 70 e 80 devido a competição pelos investimentos internacionais. Dessa forma, os países puderam lidar melhor com o movimento feito pelas multinacionais de movimentar os lucros para paraísos fiscais, diminuindo a arrecadação.

Com a crise internacional e a necessidade de ajustes fiscais, os países no período entre 2008 e 2015, equilibrando a diminuição da carga tributária nas empresas com o crescimento aos tributos nas pessoas físicas para evitar problemas com a arrecadação.

A partir de 2016, muitos países conseguiram lidar com o problema fiscal e começaram a se focar no crescimento econômico por meio de uma política mais agressiva de queda.

Quem paga mais impostos no Brasil?

Os brasileiros chegam a pagar quase um terço de todo o Produto Interno Bruto como imposto. Sendo que os mais ricos do país não são os que pagam, analisando proporcionalmente, mais impostos no país.

O sistema atual leva a uma carga tributária muito alta, que faz com que empresas e pessoas percam tempo e dinheiro, sobrecarregando o sistema de consumo, prejudicando os mais pobres.

A definição para escolher a carga tributária mais “ideal” para o país, depende de benefícios sociais e serviços que são obrigatoriamente oferecidos pelo governo. Dessa forma, se a administração do governo começa a gastar demais, diminuir a cobrança do imposto causaria um grande prejuízo nas finanças públicas. O Brasil é um dos países da América Latina que mais tributa, ficando atrás apenas de Cuba. Mas esse valor corresponde aos tributos que incidem sobre o consumo de bens e serviços, sendo que em relação a tributação de renda, ele um dos que possuem um índice menor em relação aos países mais ricos do mundo.

O grande problema dessa situação é que quem paga mais é o que recebe menos, porque com a forma de cobrança atual, não importa quanto se ganha, o valor que será pago é sempre o mesmo. Isso quer dizer que quanto mais pobre for a população, maior será o valor da renda destinada ao consumo na forma de impostos.


 
Veja também: