O que é balança de pagamentos e compensação?

Veja neste artigo o significado de balança de pagamentos e compensação. Esse movimento ocorre principalmente por conta das importações, exportações, prestação de serviços, transferências comerciais inclusive pelo capital financeiro.

» Página Inicial

A balança de pagamentos é um termo muito encontrado em temas relacionados a economia de um país. Devido ao fato de que está relacionada com a contabilidade de um local, ou melhor dizendo, de uma nação.

Dessa forma, a contabilidade que será feita engloba valores que durante o ano entraram e também saíram daquele país.

Esse movimento ocorre principalmente por conta das importações, exportações, prestação de serviços, transferências comerciais inclusive pelo capital financeiro.

Em um país existem algumas contas muito importantes para este tipo de transação. As duas principais são: as conta correntes e a conta do capital financeiro.

O primeiro se refere a entrada e a saída de dinheiro dos comércios e demais estabelecimentos que prestam serviços, assim como as transferências de valores.

Enquanto que o segundo está ligado aos migrantes que movimentam o dinheiro no país e aos investimentos e empréstimos. Ambas as contas servem para calcular o balanço de pagamentos ou de compensação, como também é chamado.

Balança de pagamentos

Entenda mais sobre a balança de pagamentos, compensação

Por conta do crescimento da maioria dos países, observou-se a necessidade de criar um sistema base para poder registrar este tipo de movimentação. O balanço de pagamento, em resumo, tem essa finalidade.

Normalmente a balança de pagamentos é separada de outros tipos de contabilidade nacional. Ela acaba por compensar as outras modalidades de balanceamento de valores dentro de um país.

Este tipo de aplicação é conhecido como Balança de Financiamento, em que ela compensa as demais opções de balança. Enquanto que a Balança Básica (ou fundamental) serve para registrar esses valores que precisam de complemento.

As balanças que estão presentes nesse tipo de transação são a comercial, de serviços, rendimentos de capitais e transferências unilaterais.

Sendo que a balança comercial é responsável por anotar as informações de exportação e importação de produtos que estão em um país. É preciso que faça o controle do volume de dinheiro que entra e sai devido a este tipo de serviço.

Já as de serviços estão liadas a prestação de trabalho entre países ou dentro daquele local. Uma modalidade muito conhecida para exemplificar são as atividades de turismo.

Os de capitais são referentes aos juros que as entidades que fornecem empréstimos e financiamentos recebem ao firma um desses serviços.

E, por fim, as transferenciais unilaterais são sobre as doações que são concedidas, assim como os subsídios para as comunidades. Os emigrantes que movimentam valores contam também.

 


 
Veja também: