O que é capitalismo e quem o criou. influencia na globalização

Perguntas e respostas sobre o que é capitalismo. Como são divididos os lucros? Como ele é visto e defendido, bem como ele influencia na Globalização?

» Página Inicial

O capitalismo é um sistema econômico no qual os meios de produção e distribuição estão nas mãos da iniciativa privada. As decisões sobre a produção, investimento, logística e lucros não são tomadas pelo governo e sim da propriedade privada. É conhecido como economia de livre mercado, uma vez que o próprio mercado o gerencia.

No capitalismo não há regulação direta dos governos na atuação dos mercados, mas há regulação em certo sentido, sem a interferência direta na livre atuação de empresas e pessoas.

Esse movimento, muito criticado por alguns, tornou-se o padrão para o ocidente e hoje já é comum também em países do oriente. Seu principal expoente é os Estados Unidos da América que despontou como grande potência econômica mundial e é um ícone do capitalismo.

Moeda europeia Euro

Como são divididos os lucros?

Os lucros são distribuídos aos proprietários, que investiram em empresas em que o trabalho assalariado. O capitalismo tem seu forte no mundo ocidental, desde o final do feudalismo.

Uma empresa de capital aberto, conhecida como S.A ou Sociedade Anônima é um dos modelos mais comuns, nela as ações são negociadas em bolsas de valores e qualquer pessoa poderá associar a ela comprando ações ou partes da empresa, bem como poderá vender a qualquer momento.

As principais empresas do mundo hoje são sociedades anônimas e um dos grandes atrativos deste modelo é captar dinheiro de forma barata e para quem investe a vantagem é obter lucros e dividendos com a valorização da empresa no mercado.

Qual a origem do termo capitalismo?

O termo capitalismo é derivado de capitalista que é o proprietário do capital. Foi utilizado inicialmente no século XIX, mas foi em 1848 que foi utilizado por Karl Marx e Friedrich Engels no “O Manifesto Comunista” para se referir a um proprietário privado de capital.

Como é visto e defendido?

São três as principais correntes que definem o capitalismo: a primeira define que todos os meios de produção são de propriedade privada, a segunda defende que apenas a maioria dos meios de produção está na iniciativa privada e a terceira na qual boa parte da América Latina se encaixa diz respeito a uma economia mista.

O que é o capitalismo industrial e informacional?

O capitalismo é dividido em fases, a primeira foi o capitalismo comercial (ou pré-capitalismo), que foi marcada pela exploração de novos mercados para aquisição de produtos não encontrados na Europa, ouro, prata, especiarias e matéria prima.

A segunda fase é conhecida como capitalismo industrial inicia-se no século XVIII onde o sistema de produção europeu passa por grandes mudanças, a Revolução Industrial que se originou na Inglaterra dá um novo impulso e fortalece o capitalismo. Temos também o capitalismo financeiro onde o seu alicerce está no sistema financeiro.

Atualmente estamos vivendo a fase do capitalismo informacional também conhecido como capitalismo cognitivo, surgiu por volta de 1950, com o avanço da globalização, mas foi no início deste século que tomou grande impulso através dos avanços das Tecnologias da Informação.

Qual a diferença entre feudalismo e capitalismo?

No feudalismo usava o trabalho servil, já o capitalismo era buscar trabalho assalariado. O feudalismo funcionava na base de trocas de mercadorias, o capitalismo na compra e venda utilizando diversos tipos de moedas. o feudalismo usava um jeito artesanal para criar suas mercadoria o trabalhador devia favor a um senhor feudal e seu forte era a agricultura, o capitalismo tem produções em maquinas e o poder e da burguesia financeira comercial e industrial.


 
Veja também: