O que é lucro antes de juros e imposto de renda?

A primeira pergunta que surge uma vez entendido o que é lucro antes de juros e imposto de renda, para que é usado o cálculo desse elemento nas transações financeiras.

» Página Inicial

Lucro antes de juros e imposto de renda é termo vindo da sigla inglês EBITDA (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization ou) também aceita a sigla EBIT que exclui depreciação e amortização.

O que é lucro antes de juros e imposto de renda?

lucro antes de imposto de renda

O lucro antes de juros e imposto de renda é o benefício de uma empresa obtida antes da subtração de despesas financeiras, respondendo à sigla de Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Como é calculado e as diferenças entre lucro antes de juros e imposto de renda EBIT e EBITDA

Para explicar como calcular o lucro antes de juros e imposto de renda, primeiro removeremos algumas letras até ficarmos com o lucro antes de juros e imposto de renda.

O lucro antes de juros e imposto de renda (earnings before interest e taxes) é o lucro bruto ou operacional bruta, ou seja, o lucro antes dos impostos e juros. Esta é a fórmula EBIT:

Lucro antes de juros e imposto de renda = Vendas - Custos - Despesas operacionais

Para calcular o lucro antes de juros e imposto de renda, devemos acrescentar ao lucro antes de juros e imposto de renda as despesas e provisões da empresa correspondentes à depreciação e amortização. A fórmula EBITDA ficaria assim:

Lucro antes de juros e imposto de renda = Vendas - Custos - Despesas operacionais + depreciação + despesas de amortização

O que nos resta é o resultado puro da empresa, um número que indica sua força produtiva, mas isso não leva em consideração as despesas financeiras que essa capacidade de gerar renda implica. Portanto, o lucro antes de juros e imposto de renda, por si só, não diz nada sobre a verdadeira situação financeira da empresa.

- Bem, qual indicador é inútil, certo? Existem mais particularidades do Lucro antes de juros e imposto de renda.

Para que serve o lucro antes de juros e imposto de renda?

A primeira pergunta que surge uma vez entendido o que é lucro antes de juros e imposto de renda, para que é usado o calculo desse elemento nas transações financeiras. Aqui estão algumas ideias:

Em resumo, o lucro antes de juros e imposto de renda nos permite analisar objetivamente a capacidade produtiva de uma empresa e comparar empresas que operam em diferentes circunstâncias e ambientes. Salvando as distâncias, é uma oportunidade de comparar peras com maçãs.

Como são interpretados os valores lucro antes de juros e imposto de renda?

O aspecto mais importante que você deve levar em consideração ao avaliar se um lucro antes de juros e imposto de renda é positivo ou negativo, em termos de qualidade, não numérico, é que ele não considera os interesses da dívida.

Isso significa que, se uma empresa contrair um enorme passivo para financiar seu crescimento, ela venderá mais e o lucro antes de juros e imposto de renda será muito alto;

No entanto, isso não precisa se traduzir em um resultado final positivo. Isso significa que o lucro antes de juros e imposto de renda não reflete a realidade financeira de uma empresa, por isso é frequentemente usado em comparação com outros indicadores.

Este é um indicador que mede o lucro operacional de uma empresa na qual os juros e impostos pagos pela empresa não são levados em consideração. Portanto, graças à obtenção do resultado operacional, será possível determinar a rentabilidade de uma empresa ou qual é a mesma, sua capacidade de gerar lucros.

A importância do EBIT se deve ao fato de permitir comparar benefícios econômicos entre empresas, uma vez que a carga tributária ou o financiamento do ativo podem ser diferentes em cada país e esse indicador, sem levar em conta, consegue uma comparação mais realista.

O lucro antes dos juros e impostos é um indicador que nos dará informações sobre a capacidade de gerar lucros para uma empresa, tanto para a própria empresa como para ajudar na tomada de decisões estratégicas ou para o investidor. Você pode comparar melhor as empresas e decidir onde investir.


 
Veja também: