O que é marketing? Os 5 Ps e a relação com vendas

O que é marketing?

A definição de marketing é um pouco subjetiva, pois existem inúmeros escritores, dicionários e outras publicações que dão ao marketing definições sensivelmente diferentes, mas no fundo a mensagem parece ser a mesma. A finalidade do marketing é ajudar uma empresa ou indivíduo vender algo, parece uma definição simplicista demais, mas isto é verdade. Ninguém faz marketing porque é bonito e sim porque quer vender.

Então marketing é venda?

Não, mas creio que o produto dele seja a venda. O marketing trabalha a organização como um todo, desde a concepção de um produto ou serviço, passando por todas as áreas da empresa até a entrega dele no consumidor final. Tudo é importante e pode ser melhorado para garantir a satisfação do cliente e assim fidelizar, o que no fundo irá traduzir em mais vendas.

marketing

O que são os 5 Ps do marketing?

Existem modelos que citam 4 Os, outros 5, outros 7 e assim por diante. Mas os 5 Os são: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas.

  • Produto: É aquilo que se quer vender ou propagar, pode ser um produto, serviço, ideia, causa ou outro.
  • Preço: É a condição para que as pessoas possam adquirir e constitui uma das peças fundamentais para o sucesso da campanha.
  • Praça: É o local onde este produto estará disponível. Normalmente é uma área geográfica, mas com a internet este conceito mudou um pouco para certos casos.
  • Promoção: É a estratégia que será usada para promover aquele produto.
  • Pessoas: É o público-alvo que precisa ser alcançado ou atingido com a promoção.

Na verdade a ideia deles é dizer que o marketing deve atuar em cada um deles que de forma geral pode ser definido mais ou menos assim: Desenvolver um bom produto, a um preço justo, definir o melhor local ou forma para a distribuição, elaborar estratégias de promoção para atingir as pessoas ou consumidor final.

O que é marketing viral?

É um processo em que as próprias pessoas se encarregam de fazer a promoção do produto, serviço ou ideia. Antigamente isto também poderia ser definido como o chamado boca a boca, mas hoje com a internet ele ganhou força e velocidade. Quando uma empresa tem uma ideia muito criativa ou um produto, serviço que chama muito a atenção as próprias pessoas se encarregam de levar a mensagem a diante.

As redes sociais são hoje as melhores ferramentas para uma estratégia de marketing viral. Normalmente a ideia é a seguinte:

Criar um vídeo, foto ou uma chamada de texto muito sensacionalista ou que tenha um forte apelo popular. Isto vai chamar a atenção das pessoas que de alguma forma irão se sensibilizar e engajar com a publicação.

Na prática vai gerar curtidas, comentários e compartilhamentos. Outras pessoas irão ver aquele conteúdo e todo o ciclo se renova. Desta forma a publicação ganha força e uma pessoa vai impulsionado para outras atingindo assim um grande número de pessoas.

Mas é muito importante não confundir com 'fake news" que são as notícias falsas. Essas tem a mesma característica e segue o mesmo raciocínio, a diferença é que elas usam informação falsa e tem a intensão de enganar. Tome cuidado com isso.

Existe faculdade de marketing?

Sim. Existe o curso de Gestão de Vendas e Marketing que de nível tecnológico e é o mais conhecido. Mas há outras opções também como os bacharelados em Comunicação e Marketing, Propaganda e Marketing, entre outras opções de cursos de tecnologia e sequenciais.

O que é o telemarketing?

Como o próprio nome denúncia é uma forma de fazer marketing pelo telefone, mas neste caso não se trata de um novo marketing e sim de um meio alternativo para realiza-lo. Muito embora o que as empresas fazem via telemarketing é apenas vendas, pois na prática as ligações que recebemos são em sua grande maioria para oferta de produtos e não para construção de relacionamentos.

Qual a diferença entre publicidade e propaganda e marketing?

Os termos publicidade e propaganda as vezes pode trazer confusão quando você precisar conceituá-los separadamente. As pessoas estudam em uma faculdade de publicidade e propaganda, são denominados publicitários e acabam fazendo propaganda. Confuso né? Quais as diferenças entre publicidade e propaganda? Não bastasse isso temos ainda o marketing que embora seja feito por muitas pessoas, pode ser pouco compreendido.

Mesmo depois de trabalhar alguns anos em agência de publicidade (ou seria propaganda) e participar de palestras, eventos e comunicação com as pessoas do meio, as diferenças entre os termos acima nem sempre eram claras. Portanto, seque abaixo algumas definições simples com as diferenças entre eles.

  • Publicidade: No Brasil publicidade é usada refere-se à propaganda comercial, ou seja, é aquela dedica ao anúncio de empresas, marcas, produtos ou serviços destinados a comércio. A televisão, o rádio, jornais, revistas, internet, entre outros meios são usados para a difusão da publicidade.
  • Propaganda: A propaganda por sua vez tem o caráter mais amplo e aplica-se a qualquer tipo de comunicação tendenciosa. De certa forma boa partes das pessoas acabam fazendo propaganda de alguma coisa. Alguns exemplos de propaganda podem ser as campanhas eleitorais, por exemplo, que embora não seja comercial não deixa de ser propaganda. Também poderíamos citar as campanhas dos governos com a divulgação dos programas sociais e outros investimentos de seus governos. Desta forma é possível conceituarmos que toda publicidade é também uma propaganda.
  • Marketing: O marketing é um termo mais amplo ainda e refere-se ao estudo, planejamento, execução, mensuração e acompanhamento. O marketing trabalha com o conceito de criar valor e para isto envolve-se amplamente com a empresa, seus produtos, serviços, etc. Um bom "marketeiro" precisa ter uma visão muito ampla do negócio da empresa, do mercado onde ela atua seus produtos, suas limitações, as tendências, entre outros aspectos.

Na relação com a propaganda, podemos dizer que a propaganda é parte do marketing, ou seja, após planejar é preciso também propagar e após propagar é preciso medir e acompanhar.

O marketing pode ser segmentado, como o marketing pessoal, por exemplo, que ocorre quando uma pessoa resolve promover a si mesmo e para isso usa uma boa comunicação das suas qualidades, competências ou seus projetos. Como professor penso que ainda sem querer acabamos fazendo marketing pessoal, pois a arte de ensinar é também propagar qualidades (conhecimento), competências (didática) e outras características que temos.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing

https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.