A definição de marketing é um pouco subjetiva, pois existem inúmeros escritores, dicionários e outras publicações que dão ao marketing definições sensivelmente diferentes, mas no fundo a mensagem parece ser a mesma. A finalidade do marketing é ajudar uma empresa ou indivíduo vender algo, parece uma definição simplicista demais, mas isto é verdade. Ninguém faz marketing porque é bonito e sim porque quer vender.
Não, mas creio que o produto dele seja a venda. O marketing trabalha a organização como um todo, desde a concepção de um produto ou serviço, passando por todas as áreas da empresa até a entrega dele no consumidor final. Tudo é importante e pode ser melhorado para garantir a satisfação do cliente e assim fidelizar, o que no fundo irá traduzir em mais vendas.
Existem modelos que citam 4 Os, outros 5, outros 7 e assim por diante. Mas os 5 Os são: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas.
Na verdade a ideia deles é dizer que o marketing deve atuar em cada um deles que de forma geral pode ser definido mais ou menos assim: Desenvolver um bom produto, a um preço justo, definir o melhor local ou forma para a distribuição, elaborar estratégias de promoção para atingir as pessoas ou consumidor final.
É um processo em que as próprias pessoas se encarregam de fazer a promoção do produto, serviço ou ideia. Antigamente isto também poderia ser definido como o chamado boca a boca, mas hoje com a internet ele ganhou força e velocidade. Quando uma empresa tem uma ideia muito criativa ou um produto, serviço que chama muito a atenção as próprias pessoas se encarregam de levar a mensagem a diante.
As redes sociais são hoje as melhores ferramentas para uma estratégia de marketing viral. Normalmente a ideia é a seguinte:
Criar um vídeo, foto ou uma chamada de texto muito sensacionalista ou que tenha um forte apelo popular. Isto vai chamar a atenção das pessoas que de alguma forma irão se sensibilizar e engajar com a publicação.
Na prática vai gerar curtidas, comentários e compartilhamentos. Outras pessoas irão ver aquele conteúdo e todo o ciclo se renova. Desta forma a publicação ganha força e uma pessoa vai impulsionado para outras atingindo assim um grande número de pessoas.
Mas é muito importante não confundir com 'fake news" que são as notícias falsas. Essas tem a mesma característica e segue o mesmo raciocínio, a diferença é que elas usam informação falsa e tem a intensão de enganar. Tome cuidado com isso.
Sim. Existe o curso de Gestão de Vendas e Marketing que de nível tecnológico e é o mais conhecido. Mas há outras opções também como os bacharelados em Comunicação e Marketing, Propaganda e Marketing, entre outras opções de cursos de tecnologia e sequenciais.
Como o próprio nome denúncia é uma forma de fazer marketing pelo telefone, mas neste caso não se trata de um novo marketing e sim de um meio alternativo para realiza-lo. Muito embora o que as empresas fazem via telemarketing é apenas vendas, pois na prática as ligações que recebemos são em sua grande maioria para oferta de produtos e não para construção de relacionamentos.
Os termos publicidade e propaganda as vezes pode trazer confusão quando você precisar conceituá-los separadamente. As pessoas estudam em uma faculdade de publicidade e propaganda, são denominados publicitários e acabam fazendo propaganda. Confuso né? Quais as diferenças entre publicidade e propaganda? Não bastasse isso temos ainda o marketing que embora seja feito por muitas pessoas, pode ser pouco compreendido.
Mesmo depois de trabalhar alguns anos em agência de publicidade (ou seria propaganda) e participar de palestras, eventos e comunicação com as pessoas do meio, as diferenças entre os termos acima nem sempre eram claras. Portanto, seque abaixo algumas definições simples com as diferenças entre eles.
Na relação com a propaganda, podemos dizer que a propaganda é parte do marketing, ou seja, após planejar é preciso também propagar e após propagar é preciso medir e acompanhar.
O marketing pode ser segmentado, como o marketing pessoal, por exemplo, que ocorre quando uma pessoa resolve promover a si mesmo e para isso usa uma boa comunicação das suas qualidades, competências ou seus projetos. Como professor penso que ainda sem querer acabamos fazendo marketing pessoal, pois a arte de ensinar é também propagar qualidades (conhecimento), competências (didática) e outras características que temos.
Referências: