O que é matéria-prima natural e transformada. Tipos e exemplos

Perguntas e respostas sobre o que é matéria-prima, diferença entre prima e transformada, o problema da escassez, tipos e exemplos. Vejas as respostas.

» Página Inicial

O que é matéria-prima?

Matéria-prima é a substância inicial e principal de determinado produto, objeto ou alimento. É a base, aquilo que é essencial para dar forma ao produto final. Geralmente são de origem animal, vegetal ou mineral e em processos químicos, podem ser classificadas em soluções, líquidos, sólidos, gases e suspensões.

Em algumas ocasiões a matéria-prima não se parece em nada com o produto final, como o látex que é a matéria-prima da borracha, o látex é líquido e tem cor branca, já a borracha costuma ser sólida e pode ter as mais variadas cores. Mas existem casos em que o produto final tem certa semelhança com a matéria-prima, no caso da fruta laranja que da origem ao suco de laranja, os dois tem cor e sabor parecidos.

matéria prima construção

Qual é a diferença entre matéria-prima natural e transformada?

A diferença é simples e um pouco óbvia, matéria-prima natural é quando ela está na sua fase inicial e não sofreu nenhuma alteração. Neste caso considera-se geralmente os produtos que são encontrados na natureza, como os grãos, os minerais, a madeira, folhas e vegetação, sementes, água, entre outros.

Já a matéria-prima transformada é ela depois de ter passado por algum processo de mudança que a transformou. Então, do ponto de vista lógico ela sempre terá origem na matéria prima natural, passa pela transformação e ai serve de base para o produto final.

Alguns exemplos:

Existe o problema da escassez dela?

Sim, em vários lugares do mundo existe esse problema que dificulta muito a vida das empresas. Outra coisa que pode dificultar a sua aquisição  por parte das empresas é o seu alto preço, isso faz com que a venda do produto final também tenha um preço maior e isso deixa mais difícil a situação de todos. Em Portugal por exemplo, houveram queimadas que trouxeram como consequência a falta do pinheiro-bravo, que é a principal espécie usada no setor mobiliário.

Quais os exemplos?

Existem muitos tipo, mas entre eles podemos destacar: látex, leite, areia, alumínio, petróleo, cacau, caule e entre muitos outros que são encontrados na natureza.

Todos os tipos de matéria-prima são fáceis de manusear?

Não, nem todos. Alguns precisam passar por um processo muito longo para chegar ao estado final. Porém com alguns o processo pode ser mais rápido; no caso da borracha, o látex precisa passar por vários processos industriais e químicos para chegar em sua forma final.

 


 
Veja também: