O que é matéria-prima natural e transformada. Tipos e exemplos

Perguntas e respostas sobre o que é matéria-prima, diferença entre prima e transformada, o problema da escassez, tipos e exemplos. Vejas exemplos de matéria-prima que se renova e aquelas que não se renovam tão facilmente.

» Página Inicial

Quando você abre a geladeira ou o armário da sua casa encontrar vários produtos industrializados, como uma caixa de leite, um pacote de bolacha, uma garrafa de suco, uma caixa de bombom, dentre outros. Tudo isso estou falando de alimentos, mas se você estender a itens não alimentícios ainda encontrará uma linha enorme de produtos industrializados em sua casa, como o seu computador, o seu celular, a mesa de jantar da sua casa, o conjunto estofado, os utensílios usados na cozinha, o colchão onde você dorme, dentre outros.

Todos esses produtos passaram pela indústria de transformação, isto é, utilizaram-se de alguma matéria prima seja ela alimentícia ou não e através de um processo de transformação construiu-se um alimento ou um objeto que pode ser utilizado por um consumidor final.

Assim é possível concluir que tudo aquilo que é fabricado depende de uma base ou dos insumos necessários para construção no produto final e esse insumo é conhecido como matéria-prima.

O que é matéria-prima?

Matéria-prima é a substância inicial e principal de determinado produto, objeto ou alimento. É a base, aquilo que é essencial para dar forma ao produto final. Geralmente são de origem animal, vegetal ou mineral e em processos químicos, podem ser classificadas em soluções, líquidos, sólidos, gases e suspensões.

Em algumas ocasiões a matéria-prima não se parece em nada com o produto final, como o látex que é a matéria-prima da borracha, o látex é líquido e tem cor branca, já a borracha costuma ser sólida e pode ter as mais variadas cores. Mas existem casos em que o produto final tem certa semelhança com a matéria-prima, no caso da fruta laranja que da origem ao suco de laranja, os dois tem cor e sabor parecidos.

matéria prima construção

Qual é a diferença entre matéria-prima natural e transformada?

A diferença é simples e um pouco óbvia, matéria-prima natural é quando ela está na sua fase inicial e não sofreu nenhuma alteração. Neste caso considera-se geralmente os produtos que são encontrados na natureza, como os grãos, os minerais, a madeira, folhas e vegetação, sementes, água, entre outros.

Já a matéria-prima transformada é ela depois de ter passado por algum processo de mudança que a transformou. Então, do ponto de vista lógico ela sempre terá origem na matéria prima natural, passa pela transformação e ai serve de base para o produto final.

Alguns exemplos:

Existe o problema da escassez dela?

Sim, em vários lugares do mundo existe esse problema que dificulta muito a vida das empresas. Outra coisa que pode dificultar a sua aquisição  por parte das empresas é o seu alto preço, isso faz com que a venda do produto final também tenha um preço maior e isso deixa mais difícil a situação de todos. Em Portugal por exemplo, houveram queimadas que trouxeram como consequência a falta do pinheiro-bravo, que é a principal espécie usada no setor mobiliário.

Quais os exemplos?

Existem muitos tipo, mas entre eles podemos destacar: látex, leite, areia, alumínio, petróleo, cacau, caule e entre muitos outros que são encontrados na natureza.

Existem matérias primas que são renováveis, isto é normalmente são plantas que podem ser cultivadas e renovadas para que possam continuar servindo como matéria-prima. Como exemplo citamos as madeiras, as raízes, as folhas, os grãos, dentre outros.

Também está incluso os insumos de origem animal como leite, a carne, couro, dentre outros. Esses insumos ou matéria primas são renováveis e depende da manutenção da base para que essa matéria esteja disponível.

A contudo alguns insumos ou matérias primas que não se renovam tão facilmente e portanto precisam ser utilizados com mais cuidado. Nesse caso um dos principais exemplos são os combustíveis fósseis que são usados como base para a gasolina, diesel, gás e outros que utilizamos. Como sabemos se os combustíveis são finitos e portanto precisam ser utilizados com o maior cuidado possível. Existem outros que embora sejam renováveis, estão em processo de extinção e portanto também exercem a mesma responsabilidade sobre aqueles que pretendem utilizar nesse caso estão as plantas raras, os animais em extinção, bem como ecossistemas em geral que em função da ação do homem se degradam em um nível muito mais rápido do que conseguem se recompor.

Todos os tipos de matéria-prima são fáceis de manusear?

Não, nem todos. Alguns precisam passar por um processo muito longo para chegar ao estado final. Porém com alguns o processo pode ser mais rápido; no caso da borracha, o látex precisa passar por vários processos industriais e químicos para chegar em sua forma final.


Veja também: