O que é nota de crédito e crédito solidário

Você sabe o que é nota de crédito e crédito solidário? Veja o artigo que explica não somente o seu conceito, como também sua aplicação e uso.

» Página Inicial

Nota de crédito, NC, pede ser emitida para saldo positivo ou para saldo negativo. As notas de crédito geralmente são emitidas para com os fornecedores. Outra modalidade que emitem muito notas de crédito são as agências de viagens.

A Nota de crédito, NC, é um documento comercial que serve para acerto de contas. Esse documento é emitido pelo vendedor a outra pessoa que no caso é um comprador. Neste documento é acordado o preço, a forma de pagamento, o produto ou serviço que o comprador não recebeu.

Nota de crédito pode ser emitida no caso de uma mercadoria danificada, dessa forma elimina o valor referente ao reparo ou o valor referente ao produto todo que o cliente pagou, mas será ressarcido através da NC.

Na nota de crédito é de bom grado conter código do produto ou serviço, data, endereço de entrega e as condições de pagamento já dito anteriormente. Na NC também é necessário trazer referencias sobre a Nota de faturamento do produto e descrição de sua emissão.

Geralmente a nota de crédito funciona da seguinte forma, a empresa que vendeu o produto ou o serviço emite uma NC no valor igual ou menor ao valor da fatura, depois devolve o valor da NC para o consumidor e caso este esteja devendo algum valor pode ser abatido da dívida existente.

Nota de crédito

Existem casos em que o dinheiro não é devolvido para o comprador, dessa forma o cliente fica com crédito para realizar compra na loja.

Muitas vezes o nome da pessoa pode não estar negativado na praça, mas mesmo assim não conseguir comprar algo parcelado, pois sua Nota de Crédito no Serasa deve estar baixa.

Mesmo como nome limpo, muitas vezes a empresa ou o banco o qual você tem algumas parcelas em atraso pode fazer uma comunicação com o Serasa e a nota de crédito para o seu CPF ser alterada para baixo limitando seu pode de compra a crédito.

Essa NC é calculada pelo percentual de pagamentos atrasados, calotes e inadimplências que foram computados no CPF e isso complica o CPF e o crédito que a pessoa tem no mercado. Essa pontuação vai de 0 a 1000 no Serasa.

Quanto maior a nota melhor para o consumidor, que consequentemente conseguirá empréstimos e créditos a juros menores. Pessoas com pontuações baixas terão dificuldades para conseguir empréstimos e até cartões de crédito.

A nota de crédito pode ser consultada pelos interessados através do site do Serasa. É necessário realizar um cadastro no site e logo depois você pode consultar a situação do seu CPF e o score da sua pontuação.

O site mostra o score para cada faixa de pontuação e a definição de credibilidade que cada uma tem para avaliar o potencial de pagamento e de inadimplência de cada CPF.

No final das contas mesmo as empresas e lojas consultado o potencial de cada CPF, a palavra final para concessão do crédito para a compra é da própria empresa.

Crédito solidário

O crédito solidário tem como foco, também, alcançar as pessoas que estão com o CPF negativado e não conseguem empréstimo pelas vias comuns ou para famílias de baixa renda.

Segundo a Caixa Econômica o crédito solidário permite que as famílias que participam de uma cooperativa, entidade ou associação utilizem o Fundo de Desenvolvimento social para comprar ou reformar a sua casa própria.

Este programa é destinado às famílias de baixa renda que ganham até R$1.125,00,    quem ganha acima desse valor até o limite de R$1.900,00 pode participar, mas dentro de outras regras específicas.

Isso é uma modalidade de financiamento, o Crédito Solidário e pode ser utilizado de diversas formas a exemplo: compra e construção de uma habitação própria, construir em terreno próprio ou de terceiros, terminar a construção, ampliar a habitação ou reformar a casa ou comprar uma casa já pronta.

Para realizar o pedido do crédito é necessário comparecer a uma agência da Caixa. Para maiores informações você pode acessar o link: https://www.caixa.gov.br/poder-publico/programas-uniao/habitacao/credito-solidario/Paginas/default.aspx

A Caixa disponibiliza um aplicativo onde você pode tirar várias dúvidas sobre este tema.

Para baixar o app da Caixa Econômica para telefone android acesse o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gabba.Caixa.

Para baixar o app da Caixa Econômica para telefone iOS acesse o link: https://www.apple.com/itunes/download/.


 
Veja também: