O que é orçamento público e empresarial?

O que é orçamento público?

O orçamento público é a forma usada pelo Governo Federal para fazer o planejamento sobre como o dinheiro arrecadado com os tributos será utilizado. Ele ajuda a proporcionar os serviços públicos adequados, especificando os gastos e os investimentos que são mais importantes.

Esse tipo de orçamento faz a estimativa de quanto as receitas que o governo espera conseguir quando as despesas são fixadas, para serem pagas com o arrecadado. Elas são estimadas, pois o tributo pode passar por variações durante cada ano, sendo que as despesas são fixadas para que o governo não gastar mais do que foi arrecadado.

orçamento público

O orçamento mostra de forma detalhada todas as despesas, apresentando as prioridades do governo anualmente. Essa análise ajuda a fiscalizar como o dinheiro público é usado e como pode haver uma melhora durante a gestão pública, ficando disponível no Portal da Transparência do Governo Federal.

Elaboração do orçamento público

A forma de elaboração do orçamento é mais complexa, porque precisa mostrar as prioridades do governo de um país, estado ou município. Fazer um bom planejamento é fundamental para melhorar a aplicação dos recursos públicos.

O planejamento passa por todas as etapas, se destacando: a aprovação da Lei do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada lei é proposta pelo Poder Executivo, por meio de objetivos específicos, necessitando de uma aprovação do Congresso Nacional. É dessa forma que candidatos políticos eleitos como representantes, atuam no orçamento acompanhando pelas leis e as necessidades mais emergenciais da população.

O PPA fica responsável por declarar as políticas e metas previstas durante os próximos 4 anos, e como atingi-las. Já a LDO e a LOA precisam acompanhar às políticas e metas do PPA, que é elaborada todos os anos.

A LDO apresenta as principais metas e prioridades do PPA para o ano seguinte e a obrigatoriedade da transparência. Dessa forma, a LOA é feita, apresentando todos os gastos que serão feitos pelo governo.

Pelo Portal da Transparência do Governo Federal, é possível ver os dados relacionados com a atividade do orçamento fiscal e seguridade social, que fazem parte dos investimentos e gastos do dia a dia.

O que é orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é a principal forma para definir os rumos financeiros de uma empresa. Essa metodologia é focada no planejamento, execução e controle das operações organizacionais a serem seguidas pelas equipes, incluindo a projeção de receitas e despesas para certo período, para definir os valores financeiros de todos os processos administrativos.

Ao estabelecer as receitas e gastos, inicia-se os processos de gerenciamento dos recursos financeiros para as metas de lucratividade determinadas. É considerado como um plano empresarial, feito com o objetivo de criar estratégias.

Esse tipo de orçamento é como se fosse um mapa que estabelece o planejamento que ajuda a controlar gastos ou aumentar o faturamento, com um plano de curto prazo, para cada mês ou para o ano de atividades.

Ele é realizado em planilhas eletrônicas e/ou em sistemas computacionais. permitindo o acompanhamento das receitas e gastos planejados.

Como fazer um orçamento empresarial

Durante a elaboração do orçamento, a empresa irá produzir e vender levando em conta o faturamento que foi determinado para ser alcançado, e para isso, é importante determinar quais os custos do planejamento.

Para começar a elaborar o orçamento, é preciso fazer a análise dos recursos que são obtidos com as atividades, conforme o volume de vendas, estoques adquiridos, etc.

O orçamento empresarial deve começar com a análise dos recursos que estão disponíveis e, também, os recursos operacionais. Assim, é preciso começar a traçar os objetivos do orçamento, que pode ser para diminuir os custos, fazer o preparo, para conseguir lidar com receitas maiores em um determinado período, ou aumentar a margem do lucro. Depois, é preciso começar a elaboração da planilha, com os valores relacionados às metas da empresa, mostrando de onde provém cada receita ou despesa, os reais valores que o negócio atinge.

Dessa forma, tudo o que é preciso saber estará presente dentro da planilha, sendo que, além do planejamento de expansão, ele ajuda a criar um controle do fluxo de caixa ou uma redução de despesas.

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