O que são os índices Bovespa, Nasdaq e índice futuro?

Saiba neste artigo as definições dos índices Bovespa, Nasdaq e índice futuro. Veja como funciona a definição de cada um deles e as suas respectiva importância para o mercado de ações.

» Página Inicial

Índice Bovespa

O índice Bovespa é o indicador mais importante dentro do mercado brasileiro de ações. Ele analisa com um só número como está o comportamento de forma geral das principais ações negociadas para ajudar no acompanhamento e na divulgação da rentabilidade média delas. Assim, é estabelecida uma carteira teórica de ações que reúne as empresas que realizam a maior parte do volume financeiro negociado na B3 em um certo período de tempo.

O Ibovespa imita o desempenho de uma aplicação de recursos de forma teórica, dentro de um cenário sem um custo adicional ou resgates consequentes, em que todos os dividendos ficam reinvestidos.

Para a medição em pontos é preciso estabelecer um valor para uma aplicação inicial. Para entrar no Índice Bovespa é preciso possuir uma boa presença no mercado, sendo consideradas as ações que são negociadas com regularidade e um bom volume financeiro expressivo de no mínimo 0,1% do volume negociado em um período de tempo.

iBovespa

As empresas que estão de acordo com os critérios exigidos, ficam organizadas conforme o índice de negociabilidade, que precisa levar em consideração o volume de negociações feitas e o volume financeiro que foi gerado.

No momento em que é fixado o peso de cada empresa na carteira, é levado em consideração o valor de mercado total das ações que estão disponíveis para negociação. Assim, quanto maior for o valor de mercado de negociação de uma empresa, maior será a sua participação. Mas a ação não deve ser mais que o limite de 20% do valor total.

Índice Nasdaq

A Nasdaq é uma bolsa especializada nas empresas do setor da tecnologia. Ela pertence ao mercado americano, onde são negociados bilhões de dólares todos os investimentos. Ela é diferente de qualquer outra bolsa de valores tradicional, cuidando desde a inauguração do sistema de negociações. Ela é totalmente eletrônica, sem o uso de um salão de negociações físico, com os negócios sendo feitos pelo computador e sistemas atuais de telecomunicação.

As empresas que que fazem parte desse mercado produzem aparelhos e componentes eletrônicos, trabalham com tecnologia de telecomunicação, com criação de software, além de atuarem no ramo da química e biotecnologia.

A Nasdaq é a segunda maior bolsa de valores de todo o mundo, sendo que a primeira é a Bolsa de Valores de Nova York. Ela, também, fica em Nova York e apresenta um volume maior de transações.

O índice da Nasdaq considera o valor de todas as empresas que estão na lista na bolsa, sendo que para muitos é como um tipo de indicador dentro do setor da tecnologia. Este índice mostra o valor de mercado de todas as ações que são negociadas na Nasdaq. Ele é utilizado pelo mercado financeiro para indicar como vai a performance das empresas do setor de tecnologia.

A Nasdaq, ainda, possui no mercado vários outros indicadores para as empresas: Nasdaq 100 Index, Nasdaq Transportation Index, Nasdaq Biotechnology Index, Nasdaq Financial-100 Index.

Mas, o índice NASDAQ Composite Index, que é o principal, não é considerado como um índice de ações para as empresas americanas.

Índice Futuro

O índice futuro é originado a partir do Índice Bovespa. Os contratos ligados a esse índice são acordos que apresentam a estimativa de valor durante um período determinado. São acordos referentes à compra ou à venda de um ativo por um preço combinado com antecedência. Ao comprar um contrato de índice futuro, acredita-se que os preços se elevarão e haverá uma maior valorização.

Eles podem ser negociados como um contrato cheio ou como um minicontrato. Se for necessária uma quantia menor de dinheiro para investir, o ideal são os minicontratos de índice para uma renegociados mais fácil.

Os contratos futuros podem ser comprados ou vendidos, como o que acontece com as ações. Porém, contam com vencimento em uma data futura, que permite realizar uma negociação para um período de vários meses.

Eles são procurados por quem quer produzir mais rapidamente, impulsionados por uma alta liquidez. Isso permite estimular valores mais altos do que há na conta e usufruir das oscilações do mercado. Nesse caso, será pago o valor total dos contratos, com a diferença entre o que foi comprado e o que foi vendido.


 
Veja também: