O que é ordem de pagamento no Itaú, Banco do Brasil e outros

Uma das melhores formas de pagamento, a "Ordem de Pagamento" traz praticidade, segurança e rapidez, especialmente na questão de transferências em dinheiro para contas, incluindo transferências internacionais. A maioria das ordens de pagamento é realizada de forma online.

Por ser um método rápido de transação, vale muito a pena conferir esta ferramenta. É claro que em cada agência bancária o serviço da Ordem de Pagamento possui certo diferencial, e por isso, vamos falar um pouco sobre o funcionamento desta ferramenta nas principais agências bancárias do país.

ordem de pagamento

Itaú

O banco foi um dos pioneiros a oferecer esse tipo de serviço aos consumidores brasileiros. Para ter acesso ao serviço, basta acessar o site da agência bancária. Além de poder realizar consultas, o site possibilita o rastreio de ordem de pagamento.

Banco do Brasil

No BB, o valor da transferência da Ordem de Pagamento fica disponível para o beneficiário retirar no mesmo dia, em qualquer agência.

Para receber uma Ordem de Pagamento, o beneficiário, necessariamente não correntista, pode receber em dinheiro ou por meio de cheque Orpag em qualquer uma das agências Banco do Brasil. Vai de acordo com a sua preferência.

No Banco do Brasil, não há valores máximos ou mínimos para a emissão da Ordem de Pagamento.

Bradesco

Aos residentes ou brasileiros em trânsito no exterior que precisam enviar ordens de pagamento a favor de beneficiários que estão no Brasil, o Bradesco disponibiliza um formulário modelo, onde os dados são solicitados pelos bancos nas transferências internacionais.

A agência também possibilita que o cliente envie ordens de pagamento ao exterior para pessoa física pelo Internet Banking.  O Bradesco Internet Banking proporciona mais agilidade, segurança e comodidade, pois o cliente pode escolher o melhor momento para a contratação da operação de câmbio.

Basta acessar o Bradesco Internet Banking clicando na aba Câmbio > Recepção de Ordem de Pagamento do Exterior para recebimento de recursos do Exterior e para o Envio, Câmbio > Emissão de Ordem de Pagamento ao Exterior.

Adicionalmente, para o envio, é preciso que o cliente tenha em mãos os dados do beneficiário no exterior, tais como: Nome completo, endereço, banco com o código Swift, números de agência e conta.

Caixa

O Pagamento a Fornecedor possibilita que gestores de empresas públicas e privadas agendem pagamentos de forma ágil e sem burocracia, simplificando a gestão.

Para que sua empresa possa fazer uso deste serviço, é necessário ser correntista da Caixa e firmar convênio em uma das unidades, onde serão negociadas as condições do serviço.

O site também possui outros meios de pagamento. Conheça-os, clicando aqui.

Por se tratar de ordem de pagamento, onde o valor é sacado na "boca do caixa", é importante sempre recomendar alguns cuidados, como pedir ao caixa para entregar o dinheiro de forma discreta, escolher uma agência que você está habitado (a) e não pedir ajuda a terceiros, exceto a funcionários do banco. Também recomenda-se levar algumas contas no banco e efetuar seus pagamentos lá mesmo, assim você sai da agência com menos dinheiro.

Os documentos necessários para sacar a ordem de pagamento podem variar de banco para banco e agência para agência. Consulte a sua agência para obter as informações.

Quais as alternativas?

Normalmente o serviço de ordem de pagamento é usado por empresas que querem programar o pagamento de fornecedores e com isso utiliza essa modalidade como uma maneira mais prática de realizar os pagamentos. No caso de empresas é possível fazer a transação direta do sistema ERP da empresa com banco, transferindo assim um arquivo com as informações para a ordem de pagamento.

Ele pode ser usado também por pessoas físicas, mas neste caso existem alternativas mais adequadas, como podemos ver nas opções abaixo:

  • TED/DOC: Esse tipo de transação é bastante comum entre pessoas físicas ou mesmo entre empresas e pessoas físicas e consiste na transferência de um valor de uma conta para a conta de outro banco. Único detalhe é que a pessoa que vai receber o dinheiro precisa ter uma conta bancária para que a transferência seja feita entre contas. Esta modalidade é uma das mais comuns para transações comerciais entre bancos.
  • Transferência para o mesmo banco: Quando a pessoa que vai receber o dinheiro tem conta no mesmo banco que o seu, basta uma transferência comum para que o crédito seja feito de maneira simples de imediato.
  • Cheque: Embora seja pouco usado atualmente, o cheque é uma forma de transferência de dinheiro em que uma empresa uma pessoa física transfere a outra o direito de sacar ou depositar em outra conta um valor estipulado no cheque. Como esta transação envolve alguns complicadores, ela se tornou um pouco obsoleta, sendo usada com menos frequência, especialmente em função das outras opções existentes.

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.