O que é ordem de pagamento no Itaú, Banco do Brasil e outros

Você sabe o que é e o que significa ordem de pagamento? Veja como é feito nos bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e na Caixa Econômica Federal. Veja os procedimentos e os endereços dos sites para obter o serviço.

» Página Inicial

Uma das melhores formas de pagamento, a "Ordem de Pagamento" traz praticidade, segurança e rapidez, especialmente na questão de transferências em dinheiro para contas, incluindo transferências internacionais. A maioria das ordens de pagamento é realizada de forma online.

Por ser um método rápido de transação, vale muito a pena conferir esta ferramenta. É claro que em cada agência bancária o serviço da Ordem de Pagamento possui certo diferencial, e por isso, vamos falar um pouco sobre o funcionamento desta ferramenta nas principais agências bancárias do país.

ordem de pagamento

Itaú

O banco foi um dos pioneiros a oferecer esse tipo de serviço aos consumidores brasileiros. Para ter acesso ao serviço, basta acessar o site da agência bancária. Além de poder realizar consultas, o site possibilita o rastreio de ordem de pagamento.

Banco do Brasil

No BB, o valor da transferência da Ordem de Pagamento fica disponível para o beneficiário retirar no mesmo dia, em qualquer agência.

Para receber uma Ordem de Pagamento, o beneficiário, necessariamente não correntista, pode receber em dinheiro ou por meio de cheque Orpag em qualquer uma das agências Banco do Brasil. Vai de acordo com a sua preferência.

No Banco do Brasil, não há valores máximos ou mínimos para a emissão da Ordem de Pagamento.

Bradesco

Aos residentes ou brasileiros em trânsito no exterior que precisam enviar ordens de pagamento a favor de beneficiários que estão no Brasil, o Bradesco disponibiliza um formulário modelo, onde os dados são solicitados pelos bancos nas transferências internacionais.

A agência também possibilita que o cliente envie ordens de pagamento ao exterior para pessoa física pelo Internet Banking.  O Bradesco Internet Banking proporciona mais agilidade, segurança e comodidade, pois o cliente pode escolher o melhor momento para a contratação da operação de câmbio.

Basta acessar o Bradesco Internet Banking clicando na aba Câmbio > Recepção de Ordem de Pagamento do Exterior para recebimento de recursos do Exterior e para o Envio, Câmbio > Emissão de Ordem de Pagamento ao Exterior.

Adicionalmente, para o envio, é preciso que o cliente tenha em mãos os dados do beneficiário no exterior, tais como: Nome completo, endereço, banco com o código Swift, números de agência e conta.

Caixa

O Pagamento a Fornecedor possibilita que gestores de empresas públicas e privadas agendem pagamentos de forma ágil e sem burocracia, simplificando a gestão.

Para que sua empresa possa fazer uso deste serviço, é necessário ser correntista da Caixa e firmar convênio em uma das unidades, onde serão negociadas as condições do serviço.

O site também possui outros meios de pagamento. Conheça-os, clicando aqui.

Por se tratar de ordem de pagamento, onde o valor é sacado na "boca do caixa", é importante sempre recomendar alguns cuidados, como pedir ao caixa para entregar o dinheiro de forma discreta, escolher uma agência que você está habitado (a) e não pedir ajuda a terceiros, exceto a funcionários do banco. Também recomenda-se levar algumas contas no banco e efetuar seus pagamentos lá mesmo, assim você sai da agência com menos dinheiro.

Os documentos necessários para sacar a ordem de pagamento podem variar de banco para banco e agência para agência. Consulte a sua agência para obter as informações.


 
Veja também: