Plano de negócios do Sebrae. Como baixar, usar ou fazer o PN

Perguntas e respostas sobre o Plano de Negócios do Sebrae. Dicas de como baixar, usar ou fazer o um novo PN baseado no software ou modelo que eles disponibilizam.

» Página Inicial

Um plano de negócios é um documento que deve retratar tudo aquilo que envolve uma empresa ou empreendimento qualquer, isto do ponto de vista de planejamento. Sua criação visa exatamente planejar os recursos necessários para um determinado negócio, analisar o mercado, concorrência, explorar oportunidades e evitar riscos desnecessários.

Seu papel é de suma importância e ele pode ser inclusive a linha entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Portanto ele é extremamente recomendado. Na prática ele serve como um mapa do seu negócio e portanto será o orientador de tudo que deverá acontecer.

Uma vez criado, você poderá constantemente monitorar os resultados e as ações que estão ocorrente e validar se tudo está de acordo com o planejado. É muito importante para o sucesso de um empreendimento qualquer.

Quem precisa fazer um PN?

Qualquer pessoa que esteja envolvido no processo de abertura de uma nova empresa ou visando o desenvolvimento de um empreendimento qualquer. Em muitos casos ele pode ser feito com o auxílio de várias pessoas, como o proprietário da empresa, um administrador, o pessoal de marketing, contabilidade, jurídico, pessoal de TI, entre outros profissionais. Como o objetivo é planejar o negócio como um todo é importante a participação de todos os setores.

Plano de negócios

O plano de negócios pode ser feito de maneira personalizado, ou seja, elaborado levando em conta as próprias necessidades e elencando os tópicos que devem ser considerados ou pode ser feito baseado em um modelo, onde as principais necessidades já estejam contemplados.

Este segundo caso pode ser feito baseado nos modelos que alguns órgãos disponibilizam, como é o caso do Sebrae e que veremos abaixo.

O Sebrae oferece algum modelo para criação?

Sim. O Sebrae auxilia muito neste trabalho e para isto ele oferece pelo menos três boas opções. Sendo:

Como ele deve ser elaborado?

Antes de iniciar a elaboração do plano de negócios é necessário definir os seguintes pontos:

Na construção dele, o Sebrae sugere que sejam criadas algumas etapas macros, como:

Ele é um modelo e segue evidentemente um caminho bastante coerente, mas dependo da natureza do negócio, outras etapas podem ser necessárias e portanto o modelo pode ser adaptado para atender outras realidades.

De forma alternativa, você poderá iniciar seu plano de negócios baseado em um modelo padrão, como mostrado acima, mas personalizá-lo, isto, é, incluir aquilo que é importante para o seu negócio e que não esteja contemplado no modelo proposto e ao mesmo tempo excluir aquilo que não é aplicável ao seu negócio.

Quais os benefícios de ter um PN?

Muitas. Como já citado acima, ele é um planejamento importante que você precisa fazer para conseguir obter êxito em seu negócio ou empreendimento qualquer. Como sabemos, tudo que é feito com planejamento tem mais chances de dar certo.

As pequenas empresas não tem o hábito de fazer este planejamento, mas sabemos que muitas empresas encerram suas atividades de forma muito prematura, o que pode indicar claramente uma possível falta de uma modelo de planejamento que pudesse orientar o desenvolvimento do negócio.

Qual a diferença entre plano de negócios e planejamento estratégico?

O Primeiro é destinado a empresas que estão iniciando as atividades ou que nem iniciaram ainda. Normalmente ele é usado como um guia para a abertura da empresa. Contudo ele pode ser usado também para empresas já estabelecidas, mas que desejam fazer uma expansão do negócio, lançar produtos, criar filiais, franquias, entre outros.

Já o planejamento estratégico é uma ferramenta para empresas e negócios em funcionamento e ele serve para fazer uma espécie de revisão do negócio, visando identificas as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Ele pode ser feito por qualquer empresa e em qualquer tempo, inclusive pode ser refeito de tempos em tempos a fim de alinhar a empresa com os objetivos que ela tem.

Onde obter mais informações?

Diretamente no site do Sebrae ou nas agências de atendimento espalhadas em todo Brasil. O endereço do site é https://www.sebrae.com.br


 
Veja também: