Plano de negócios do Sebrae. Como baixar, usar ou fazer o PN

Um plano de negócios é um documento que deve retratar tudo aquilo que envolve uma empresa ou empreendimento qualquer, isto do ponto de vista de planejamento. Sua criação visa exatamente planejar os recursos necessários para um determinado negócio, analisar o mercado, concorrência, explorar oportunidades e evitar riscos desnecessários.

Seu papel é de suma importância e ele pode ser inclusive a linha entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Portanto ele é extremamente recomendado. Na prática ele serve como um mapa do seu negócio e portanto será o orientador de tudo que deverá acontecer.

Uma vez criado, você poderá constantemente monitorar os resultados e as ações que estão ocorrente e validar se tudo está de acordo com o planejado. É muito importante para o sucesso de um empreendimento qualquer.

Quem precisa fazer um PN?

Qualquer pessoa que esteja envolvido no processo de abertura de uma nova empresa ou visando o desenvolvimento de um empreendimento qualquer. Em muitos casos ele pode ser feito com o auxílio de várias pessoas, como o proprietário da empresa, um administrador, o pessoal de marketing, contabilidade, jurídico, pessoal de TI, entre outros profissionais. Como o objetivo é planejar o negócio como um todo é importante a participação de todos os setores.

Plano de negócios

O plano de negócios pode ser feito de maneira personalizado, ou seja, elaborado levando em conta as próprias necessidades e elencando os tópicos que devem ser considerados ou pode ser feito baseado em um modelo, onde as principais necessidades já estejam contemplados.

Este segundo caso pode ser feito baseado nos modelos que alguns órgãos disponibilizam, como é o caso do Sebrae e que veremos abaixo.

O Sebrae oferece algum modelo para criação?

Sim. O Sebrae auxilia muito neste trabalho e para isto ele oferece pelo menos três boas opções. Sendo:

  • Software de Plano de Negócios. Nele você encontra dicas e exemplos de projetos para os setores de Agronegócio, Comércio, Indústria e Prestação de Serviços. Baixe-o aqui.
  • Tutorial. Ele tem também um tutorial bem resumido de como montar um plano de negócios. Ele pode ser acessado no mesmo link acima.
  • Manual completo. Por fim eles disponibilizam um manual completo de como elaborar um plano de negócios. Esta é a melhor opção, pois trata-se de um PDF muito bom e completo que ensina passo-a-passo como ele deve ser feito.

Como ele deve ser elaborado?

Antes de iniciar a elaboração do plano de negócios é necessário definir os seguintes pontos:

  • Ramo de atividade
  • Mercado consumidor
  • Fornecedor e concorrente
  • Produtos e serviços que serão comercializados
  • Localização da empresa
  • Processo operacional
  • Volume de produção
  • Análise financeira

Na construção dele, o Sebrae sugere que sejam criadas algumas etapas macros, como:

  • Análise de mercado
  • Plano de marketing
  • Plano operacional
  • Plano financeiro
  • Construção de cenários
  • Avaliação estratégica
  • Avaliação do plano de negócios
  • Entre outros

Ele é um modelo e segue evidentemente um caminho bastante coerente, mas dependo da natureza do negócio, outras etapas podem ser necessárias e portanto o modelo pode ser adaptado para atender outras realidades.

De forma alternativa, você poderá iniciar seu plano de negócios baseado em um modelo padrão, como mostrado acima, mas personalizá-lo, isto, é, incluir aquilo que é importante para o seu negócio e que não esteja contemplado no modelo proposto e ao mesmo tempo excluir aquilo que não é aplicável ao seu negócio.

Quais os benefícios de ter um PN?

Muitas. Como já citado acima, ele é um planejamento importante que você precisa fazer para conseguir obter êxito em seu negócio ou empreendimento qualquer. Como sabemos, tudo que é feito com planejamento tem mais chances de dar certo.

As pequenas empresas não tem o hábito de fazer este planejamento, mas sabemos que muitas empresas encerram suas atividades de forma muito prematura, o que pode indicar claramente uma possível falta de uma modelo de planejamento que pudesse orientar o desenvolvimento do negócio.

Qual a diferença entre plano de negócios e planejamento estratégico?

O Primeiro é destinado a empresas que estão iniciando as atividades ou que nem iniciaram ainda. Normalmente ele é usado como um guia para a abertura da empresa. Contudo ele pode ser usado também para empresas já estabelecidas, mas que desejam fazer uma expansão do negócio, lançar produtos, criar filiais, franquias, entre outros.

Já o planejamento estratégico é uma ferramenta para empresas e negócios em funcionamento e ele serve para fazer uma espécie de revisão do negócio, visando identificas as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Ele pode ser feito por qualquer empresa e em qualquer tempo, inclusive pode ser refeito de tempos em tempos a fim de alinhar a empresa com os objetivos que ela tem.

Onde obter mais informações?

Diretamente no site do Sebrae ou nas agências de atendimento espalhadas em todo Brasil. O endereço do site é https://www.sebrae.com.br

Perguntas e respostas sobre o Sebrae

Perguntas e respostas sobre o Sebrae que é o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa no Brasil. Tire suas dúvidas sobre o trabalho do Sebrae, cursos EAD e outras informações.

O que é o Sebrae?

É o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa no Brasil é uma entidade de natureza privada que apoia e auxilia de várias formas as chamadas micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Quando ele foi criado?

O Sebrae foi fundado em 1972, mas a instituição germinana desde o ano de 1964, quando o BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, hoje, BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) criou o Programa de Financiamento à Pequena e Média Empresa (Fipeme). Em 1972, o BNDE e o Ministério do Planejamento criaram o Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena Empresa (Cebrae). Em 1990, o Cebrae com “c” muda de pasta, passando a ser vinculado ao Ministério da Indústria e Comércio e não mais ao Ministério do Planejamento. Através do Decreto nº 99.570/90 e da Lei Federal nº 8029/90, o Cebrae é transformado no atual Sebrae, desvinculando-se da administração pública para se tornar instituição privada sem fins lucrativos mantida por repasses das empresas.

O Sebrae oferece financiamentos para pequenas empresas?

Não. O Sebrae não é um organismo financeiro ou agente financiador, seu papel está na atuação junto a empresas no sentido de fornecer esclarecimento e apoio administrativo, empreendedorismo, condições de competitividade, consultorias sobre negócios, treinamentos e outras atividades que vão ajudar os empresários a alavancarem seus negócios de maneira mais planejada e sustentável possível.

Ele oferece consultoria para pequenas empresas?

Sim. A consultoria é um dos serviços prestados pelo Sebrae e é de grande valor, especialmente para quem está começando um negócio ou tenha pouca experiência em gestão de empresas, produtos ou serviços de uma maneira geral.

Que tipo de serviço ele presta a micro e pequenas empresas?

Consultoria, cursos, inclusive a distância, publicações, premiações e informação relacionada a gestão de negócios para micro e pequenas empresas.

Existem serviços gratuitos e serviços pagos. Na sua grande maioria são gratuitos, como as informações disponíveis no site do Sebrae, os cursos a distância, entre outros.

Quais cursos o órgão oferece na modalidade a distância?

O Sebrae oferece vários cursos pela modalidade a distância divididos em vários temas.

Ouvi dizer que ele faz um Diagnóstico Empresarial. O que é isso?

É um dos serviços de educação empreendedora oferecidos pelo Sebrae. Consiste numa avaliação do perfil de negócio e gestão através do preenchimento de perguntas.

Quem pode procurar ajuda no Sebrae?

Qualquer pessoa que de alguma forma esteja relacionado com pelo menos um dos perfis abaixo:

  • Quem pensa em abrir seu próprio negócio
  • Quem já tem seu negócio
  • Quem quer ir mais longe com sua empresa
  • Quem busca a formalização do seu negócio

Ele oferece vagas de emprego?

No site do Sebrae é possível verificar as oportunidades que a instituição oferece. O Sebrae Nacional (DF) oferece processos seletivos públicos para a contratação de funcionários. Além disso, o Sebrae possui o Programa Trainee, processo seletivo público para contratação de profissionais recém formados (máximo de 2 anos) para o cargo de analista; o Programa de Estágio do Sebrae Nacional, que recruta e seleciona estudantes para as vagas de estagiários; e o Programa Aprendiz do Sebrae Nacional, que recruta e seleciona jovens de 14 a 18 anos para trabalharem como aprendiz com um período de até 2 anos.

Onde encontrar mais informações?

Referências deste artigo e outras informações e dicas úteis para entusiastas, estudantes, empreendedores, micro e pequenos empresários, podem ser obtidos no site oficial do Sebrae: https://www.sebrae.com.br

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.