Plano real. O que foi e quem implantou, Fernando Henrique e Itamar Franco

Perguntas e respostas sobre plano real. Quem implantou e como ele conseguiu equilibrar a economia do país? Todos aceitaram bem a nova moeda? Veja as respostas.

» Página Inicial

O Plano Real foi um plano a fim de implantar uma nova moeda no Brasil, o Real. O Brasil passava por um crise financeira gravíssima, que levou ao impeachment do então presidente eleito por voto direto Fernando Collor. O Plano Real foi criado com a intenção de abaixar a inflação e estabilizar a economia do país.

Moeda Real

O plano real foi implantado oficialmente em fevereiro de 1994 pelo presidente Itamar Franco e seu ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. Isso porque em 1993 O presidente Itamar franco e seu ministro Fernando Henrique decidiram dar início a um plano econômico com o objetivo de controlar a hiper inflação do país. O presidente permitiu que o ministro conduzisse todo o processo desde a sua idealização até sua execução.

O que foi o programa de ação imediata?

O programa de ação imediata foram algumas medidas econômicas que prepararam o país para a implantação do plano real. O programa apontou algumas necessidades e fez o país tomar algumas medias como:

Ele conseguiu equilibrar a economia do país?

A primeiro momento sim. O plano real conseguiu estabilizar a economia e cessou a hiperinflação, não houve confisco de poupanças como havia acontecido anteriormente. O plano real também trouxe outros benefícios para a população do Brasil como: a abertura de acesso a produtos importados, as empresas podiam fazer planejamentos estratégicos de longo prazo pois tinham segurança.

A criação dele ajudou Fernando Henrique a se eleger presidente da república?

Sim. Isso é um fato. A implantação do real a primeiro momento deu uma estabilidade enorme aos cidadãos que puderam voltar a comprar no super mercado e permitiu aos empreendedores continuarem com seus negócios. O povo se viu salvo e com certeza deram muita credibilidade aos serviços feitos por Fernando Henrique enquanto Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco.

Todos aceitaram bem a nova moeda?

Não. Muitos setores da industria não aceitaram bem a nova moeda, quando o real começou a valer ele pareava de igual para igual com o dólar. Isso fez com que muitas empresas nacionais fossem impedidas de aumentarem seus preços pois, a concorrência se tornaria impossível e o cidadão iria dar preferencia ao importado que na época era de melhor qualidade e teria o preço mais acessível.

O plano real foi a mais importante conquista social do país após a redemocratização. Se hoje o país tem certa estabilidade econômica e de moeda, certamente a base está neste importante momento para o país.

Itamar Franco

Itamar Franco foi um homem polêmico e com opiniões fortes. Político, ele exerceu o cargo de senador por dois mandatos, ambos pelo estado de Minas Gerais, foi também governador do estado mineiro e o 33.º presidente da República, tendo governado entre 1992 e 1995 após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.

Foi em sua gestão que o Plano Real foi lançado, embora o mérito sempre recaia sobre Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Henrique Cardoso

FHC, como é mais conhecido pelas iniciais do seu nome, é um sociólogo e político que carrega o mérito de ter criado o Plano Real e consequentemente a nossa atual moeda, quando era Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco.

Além desse cargo, ele também foi senador por São Paulo de 1983 a 1992, ministro das Relações Exteriores do Brasil de 1992 a 1993 e depois se elegeu Presidente da República por dois mandatos e governou o país de 1995 a 2003.

Em 2018, ainda era um político que atuava nos bastidores do seu partido, o PSDB.


 
Veja também: