Plano real. O que foi e quem implantou, Fernando Henrique e Itamar Franco

Muitas pessoas não sabem o que é viver em um país onde a inflação era um inimigo feroz e que desgastava o valor das economias das pessoas. Talvez para muitos a ideia de ver a disparada de preços de produtos com remarcação praticamente diária seja uma coisa estranha. Mas tudo isso aconteceu antes do Plano Real.

O Plano Real foi um plano a fim de implantar uma nova moeda no Brasil, o Real. O Brasil passava por um crise financeira gravíssima, que levou ao impeachment do então presidente eleito por voto direto Fernando Collor. O Plano Real foi criado com a intenção de abaixar a inflação e estabilizar a economia do país.

Moeda Real

O plano real foi implantado oficialmente em fevereiro de 1994 pelo presidente Itamar Franco e seu ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso. Isso porque em 1993 O presidente Itamar franco e seu ministro Fernando Henrique decidiram dar início a um plano econômico com o objetivo de controlar a hiper inflação do país. O presidente permitiu que o ministro conduzisse todo o processo desde a sua idealização até sua execução.

O que foi o programa de ação imediata?

O programa de ação imediata foram algumas medidas econômicas que prepararam o país para a implantação do plano real. O programa apontou algumas necessidades e fez o país tomar algumas medias como:

  • Corte de pelo menos 6 milhões em contas públicas.
  • Recuperação da Receita – através do combate a evasão fiscal, inclusive das grandes empresas.
  • Ajustou os bancos estaduais , cortando gastos e punindo irregularidades.
  • Privatizações de muitas empresas.
  • Entre outros

Ele conseguiu equilibrar a economia do país?

A primeiro momento sim. O plano real conseguiu estabilizar a economia e cessou a hiperinflação, não houve confisco de poupanças como havia acontecido anteriormente. O plano real também trouxe outros benefícios para a população do Brasil como: a abertura de acesso a produtos importados, as empresas podiam fazer planejamentos estratégicos de longo prazo pois tinham segurança.

A criação dele ajudou Fernando Henrique a se eleger presidente da república?

Sim. Isso é um fato. A implantação do real a primeiro momento deu uma estabilidade enorme aos cidadãos que puderam voltar a comprar no super mercado e permitiu aos empreendedores continuarem com seus negócios. O povo se viu salvo e com certeza deram muita credibilidade aos serviços feitos por Fernando Henrique enquanto Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco.

Todos aceitaram bem a nova moeda?

Não. Muitos setores da industria não aceitaram bem a nova moeda, quando o real começou a valer ele pareava de igual para igual com o dólar. Isso fez com que muitas empresas nacionais fossem impedidas de aumentarem seus preços pois, a concorrência se tornaria impossível e o cidadão iria dar preferencia ao importado que na época era de melhor qualidade e teria o preço mais acessível.

O plano real foi a mais importante conquista social do país após a redemocratização. Se hoje o país tem certa estabilidade econômica e de moeda, certamente a base está neste importante momento para o país.

Itamar Franco

Itamar Franco foi um homem polêmico e com opiniões fortes. Político, ele exerceu o cargo de senador por dois mandatos, ambos pelo estado de Minas Gerais, foi também governador do estado mineiro e o 33.º presidente da República, tendo governado entre 1992 e 1995 após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.

Foi em sua gestão que o Plano Real foi lançado, embora o mérito sempre recaia sobre Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Henrique Cardoso

FHC, como é mais conhecido pelas iniciais do seu nome, é um sociólogo e político que carrega o mérito de ter criado o Plano Real e consequentemente a nossa atual moeda, quando era Ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco.

Além desse cargo, ele também foi senador por São Paulo de 1983 a 1992, ministro das Relações Exteriores do Brasil de 1992 a 1993 e depois se elegeu Presidente da República por dois mandatos e governou o país de 1995 a 2003.

Em 2018, ainda era um político que atuava nos bastidores do seu partido, o PSDB.

Plano Real, antes e depois

Muitas pessoas, assim como eu, ainda se lembra do período antes do Plano Real é da época da sua implantação.

Uma das grandes características do período anterior ao Plano Real era uma corrida desenfreada os bancos, afinal a inflação galopante que existia corroía o dinheiro da manhã até a tarde e por isso era comum as pessoas recorrerem a fundos de investimentos e outras estratégias para tentar segurar o valor do dinheiro. Afinal de contas, a inflação era muito severa e se você recebesse o salário hoje e deixasse para aplicar amanhã ou para usá-lo amanhã, já teria perdido um percentual significativo dele.

Há quem acredite que o brasileiro ganhou um histórico muito forte de relação com os bancos, em função deste período já que todo mundo tinha que ser o mais ágil possível e entender o mínimo suficiente para tentar segurar o valor das suas receitas.

Outra característica muito marcante era a alta dos preços de todas as coisas, em alguns casos o valor de um produto chegava a subir mais de uma vez no próprio dia. Era como se você fosse de manhã ao supermercado e um quilo de arroz custasse um valor, se decidisse comprar a tarde poderia pagar mais alto e se resolvesse comprar no dia seguinte, seria mais alto ainda. A remarcação de preços era uma coisa absurda e isto ocorria exatamente pela inflação que era muito forte e que trouxe muitos problemas econômicos para o país.

Assim, com a entrada do Plano Real é inegável que houve uma certa tranquilidade em termos de economia para as pessoas, e aquele período tumultuado e turbulento onde havia uma corrida grande para ganhar o sustento e maior ainda para tentar segurá-lo, parece que havia ficado para trás. Acho que aqueles que viveram o período antes e depois, conseguem avaliar bem o profundo significado e valor que o Plano Real teve para todos os brasileiros.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos

Veja também:

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.