Caixa poupança. Rendimento, valor da aplicação e como abrir a conta

Perguntas e respostas sobre a conta poupança da Caixa. Qual o valor mínimo para aplicar, qual o rendimento, o que é feito com o dinheiro aplicado nela, entre outras.

» Página Inicial

O que é a Poupança da Caixa?

É um tipo de aplicação financeira gerenciada pelos bancos comerciais em que o aplicador disponibiliza para o banco certo montante e este é remunerado mensalmente com uma taxa de juros. A poupança no Brasil tem como vantagem o fato de o rendimento não sofrer a incidência do imposto de renda.

É a modalidade de investimento mais segura e tradicional no Brasil, embora os rendimentos sejam relativamente baixos se comparados a outras formas de aplicações.

Poupança Caixa

Qual o valor mínimo para aplicar?

Para quem abrir uma conta poupança na Caixa ele terá ainda como característica o fato de não haver limite mínimo para a aplicação, portanto você pode depositar qualquer valor. Contudo o saldo mínimo da conta, para que a mesma possa se manter ativa é de R$ 0,01 (um centavo).

Qual o rendimento mensal?

O rendimento da poupança pode ser variável e neste caso existe uma regra para determinar o rendimento da mesma:

Os depósitos feitos antes de 4 de maio de 2012 têm como rendimento fixo de 6% a.a. + a TR que é a Taxa Referencial.

Os depósitos feitos após 4 de maio de 2012 têm como rendimento 70% da taxa SELIC + a TR. Mas esta regra é apenas a taxa SELIC ficar igual ou menor que 8,5% ao ano.

A Caixa é o melhor banco para fazer esta aplicação?

Na verdade a Caixa é o banco mais tradicional em aplicações em conta poupança e por isso seja comum que ela seja mais popular neste tipo de aplicação. Mas isto não significa ser melhor, já que a poupança é igual em todos os bancos.

Quais as vantagens de ter dinheiro aplicado?

Como já explicado acima ela tem como vantagem o fato de não sofrer incidência de Imposto de Renda sobre os rendimentos, também existe o fato de ser uma aplicação bastante segura e tradicional no Brasil, muito embora o rendimento seja baixo.

E possível ter cheque especial com conta poupança?

A conta poupança na Caixa Econômica Federal, bem como de qualquer o outro banco não oferece limite de cheque especial pois este tipo de conta e é característico apenas para você fazer um investimento a título de poupança.

Para você ter limite de cheque especial é necessário que você abra uma conta corrente, pois apenas nesse tipo de conta é possível o banco fornecer um talão de cheque e também oferecer um crédito a título de limite de cheque especial que você poderá usar excedendo o saldo que você tem disponível na sua conta corrente.

Portanto esse tipo de operação de crédito não está disponível para conta poupança, isto na caixa ou qualquer outro banco já que é uma característica que não faz parte das contas de caderneta de poupança.

Como abrir uma conta corrente e poupança na Caixa e no BB?

A Caixa e o Banco do Brasil são dois grandes bancos no Brasil e são boas opções para abrir uma conta corrente ou poupança? Como abrir conta na Caixa e Banco do Brasil. Quais os procedimentos e documentos são necessários para a abertura da conta em qualquer desses bancos?

Sim Banco do Brasil e Caixa são dois bancos bastante confiáveis uma vez que eles são instituições públicas do governo federal e portanto espera-se que sejam um instituições com muita credibilidade. Para abrir uma conta corrente ou uma conta poupança na Caixa vou no Banco do Brasil é necessário dirigir se até uma de suas agências espalhadas porque todas as partes do Brasil elevar os seguintes documentos:

Para abrir conta corrente:

  • CPF e RG ou outro documento de identificação
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Comprovante de renda atualizado

Para abrir conta poupança

  • CPF e RG ou outro documento de identificação
  • Comprovante de endereço atualizado

Observação: documentos atualizados para uso nos bancos são aqueles com até 60 dias da data de vencimento, exceto a declaração de imposto de renda e outros documentos anuais.

A manutenção de conta corrente é feita mediante o pagamento de uma tarifa mensal cujo valor varia de banco para banco. A conta poupança não tem tarifa de manutenção na Caixa, no Banco do Brasil ou outras instituições.

Vale lembrar que para conta corrente existe a possibilidade de inclusão do cheque especial ou o limite de crédito como é também conhecido, neste caso os valores e as condições para liberação de recursos dependerá do seu comprovante de renda e da análise de crédito que tanto a Caixa como Banco do Brasil fará. Vale lembrar ainda que a Caixa é reconhecida por ser um banco onde historicamente as pessoas abriram e mantinham uma conta poupança.

Eu já tenho conta corrente, preciso abrir outra conta poupança?

Não. Todas as contas correntes na Caixa já têm a poupança integrada a ela, basta apenas fazer o uso. A opção de abrir uma nova conta deve ser usada apenas por quem não é correntista e deseja apenas fazer o uso da opção de poupança.

Vale a pena deixar dinheiro depositado?

Ela tem um dos rendimentos mais baixos se comparados com outras opções de investimentos, mas ainda assim tem seus atrativos que podem justificar o seu uso. Dentre eles podemos destacar as seguintes vantagens:

Quais as desvantagens?

Acredito que seja o rendimento que é baixo em comparação com outras opções, como renda fixa, tesouro direto, ações e outros. Não há claramente outras desvantagens, pelo menos não de maneira geral e perceptível a todas as pessoas.

Quais as alternativas de investimentos?

Há várias opções que podem ser exploradas, mas as mais conhecidas são as seguintes:


Veja também: