Caixa poupança. Rendimento, valor da aplicação e como abrir a conta

Perguntas e respostas sobre a conta poupança da Caixa. Qual o valor mínimo para aplicar, qual o rendimento, o que é feito com o dinheiro aplicado nela, entre outras.

» Página Inicial

O que é a Poupança da Caixa?

É um tipo de aplicação financeira gerenciada pelos bancos comerciais em que o aplicador disponibiliza para o banco certo montante e este é remunerado mensalmente com uma taxa de juros. A poupança no Brasil tem como vantagem o fato de o rendimento não sofrer a incidência do imposto de renda.

É a modalidade de investimento mais segura e tradicional no Brasil, embora os rendimentos sejam relativamente baixos se comparados a outras formas de aplicações.

Poupança Caixa

Qual o valor mínimo para aplicar?

Para quem abrir uma conta poupança na Caixa ele terá ainda como característica o fato de não haver limite mínimo para a aplicação, portanto você pode depositar qualquer valor. Contudo o saldo mínimo da conta, para que a mesma possa se manter ativa é de R$ 0,01 (um centavo).

Qual o rendimento mensal?

O rendimento da poupança pode ser variável e neste caso existe uma regra para determinar o rendimento da mesma:

Os depósitos feitos antes de 4 de maio de 2012 têm como rendimento fixo de 6% a.a. + a TR que é a Taxa Referencial.

Os depósitos feitos após 4 de maio de 2012 têm como rendimento 70% da taxa SELIC + a TR. Mas esta regra é apenas a taxa SELIC ficar igual ou menor que 8,5% ao ano.

A Caixa é o melhor banco para fazer esta aplicação?

Na verdade a Caixa é o banco mais tradicional em aplicações em conta poupança e por isso seja comum que ela seja mais popular neste tipo de aplicação. Mas isto não significa ser melhor, já que a poupança é igual em todos os bancos.

Quais as vantagens de ter dinheiro aplicado?

Como já explicado acima ela tem como vantagem o fato de não sofrer incidência de Imposto de Renda sobre os rendimentos, também existe o fato de ser uma aplicação bastante segura e tradicional no Brasil, muito embora o rendimento seja baixo.

Como abrir uma conta poupança na Caixa?

Para abrir uma conta poupança na Caixa é necessário ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal e levar o CPF, RG e comprovante de endereço. Após a conta aberta basta fazer um depósito inicial.

Eu já tenho conta corrente, preciso abrir outra conta poupança?

Não. Todas as contas correntes na Caixa já têm a poupança integrada a ela, basta apenas fazer o uso. A opção de abrir uma nova conta deve ser usada apenas por quem não é correntista e deseja apenas fazer o uso da opção de poupança.

Vale a pena deixar dinheiro depositado?

Ela tem um dos rendimentos mais baixos se comparados com outras opções de investimentos, mas ainda assim tem seus atrativos que podem justificar o seu uso. Dentre eles podemos destacar as seguintes vantagens:

Quais as desvantagens?

Acredito que seja o rendimento que é baixo em comparação com outras opções, como renda fixa, tesouro direto, ações e outros. Não há claramente outras desvantagens, pelo menos não de maneira geral e perceptível a todas as pessoas.

Quais as alternativas de investimentos?

Há várias opções que podem ser exploradas, mas as mais conhecidas são as seguintes:


 
Veja também: