Pro labore. Salário do empresário e tributação

Perguntas e respostas sobre pro labore. Pro labore é o mesmo que salário do dono da empresa? Ele tem tributação? É mais fácil ter o pro labore menor em empresas lucrativas?

» Página Inicial

O que é pro labore?

Alguns empreendedores não sabem o que é pró-labore, trata-se da remuneração do sócio que trabalha na empresa, em uma empresa com cotas de participação pode existir o sócio investidor, esse sócio só terá direito a divisão de lucros, quando houver, o sócio ou os sócios que trabalham para o funcionamento da empresa terão direito a um pró-labore.

Pro labore é o salário do dono da empresa?

Sim. O pro labore é o salário do dono da empresa, é a retirada do sócio que trabalha. Apenas o sócio que trabalha, o sócio que põe a mão na massa, que está no dia a dia ligado a empresa é que tem direito ao pro labore.

Para quem não sabe, um empresário não tem salário formal como os demais funcionários, não tem registro na carteira ou é incluído na folha de pagamento. Portanto o seu rendimento na empresa é obtido através do pro labore e que é mensal e dos ganhos relativos a distribuição de lucros que geralmente ocorre no final do ano ou do exercício fiscal da empresa.

Pro labore empresa

Pro labore tem tributação?

Sim. Esse pro labore tem uma tributação pesada. Ele recai sobre a pessoa física, recai sobre a pessoa jurídica, e também recai sobre o imposto de renda. Em alguns casos é importante você diminuir o valor do pro labore e fazer uma retirada de lucro. Dessa maneira você tira a tributação. Mas tudo isso tem que ser muito bem conversado com o seu contador. Ele vai saber orientador para o seu caso em específico qual é a melhor maneira.

É mais facil ter o pro labore menor em empresas lucrativas?

Sim. Em empresas lucrativas, se torna mais fácil você ter o pro labore menor porque você poderá fazer uma divisão de lucro duas vezes por ano, apesar de que muitos especialistas recomendam uma vez por ano. Durante o ano você precisa sobreviver com o seu pro labore. Com aquele valor que você determinou como sendo o seu salário, independente de você ter sócio ou ser uma empresa individual.

O pro labore pode ser depositado e retirado em conta jurídica?

Muito importante. Quando você monta uma empresa você precisa ter uma conta pessoa jurídica, todos os pagamentos da sua empresa devem passar por essa conta, o ideal é que tudo seja feito por meio dessa conta de pessoa jurídica. E você precisa ter uma conta pessoa física, uma vez por mês ou duas vezes por mês você vai fazer a retirada do seu pro labore transferindo para essa conta de pessoa física.

O pro labore é suficiente?

Claro que o objetivo de toda empresa é gerar lucro, muitas vezes a empresa trabalha no negativo ou apenas no ponto de equilíbrio, ou seja, sua receita é ideal para cobrir todos os pagamentos da empresa, o sócio que trabalha na empresa tem seu pró-labore garantido, neste caso o ideal é rever as metas e o objetivo da empresa.

Mas como faço pra saber se esse pro labore vai suprir minha necessidade?

O ideal é que o valor do pro labore seja estipulado de acordo com o padrão de vida do empresário mas sem se esquecer do padrão da empresa. O empresário não pode usar os cartões da empresa, pessoa jurídica para atender as suas necessidades. Muitos pegam um pro labore baixíssimo mas utilizam contas e cartões da empresa com despesas pessoais. A empresa acaba entrando em dívidas altas e pode correr o risco de quebrar.

Na verdade você pode estabelecer o valor que quiser a título de pro labore, mas quanto maior for o valor, mais incide de imposto de renda e neste caso funcionaria da mesma forma que o salário comum dos trabalhadores em geral.


 
Veja também: