Quais as vantagens do pagamento em dinheiro ou a vista?

» Página Inicial

Levando em conta as compras que são feitas no dia a dia, o dinheiro que parece como a forma principal de pagamento.

Vantagens

O pagamento feito em dinheiro é uma opção que ainda proporciona diversas vantagens. Sendo que a principal é que essa forma de pagamento é a melhor na hora de fazer pequenas compras, pois uma boa parte estabelecimentos comerciais, ainda, não aceitam cartões ou cheques.

O dinheiro pode ser bem mais útil na hora de negociar no comércio, pois muitos lojistas preferem conseguir uma liquidez no caixa ao invés de esperar pelas aprovações de bancos ou operadoras de cartão de crédito.

Ao pagar uma compra com dinheiro vivo, você pode realizar compras que estão com desconto para pagamento à vista, ajudando a ter mais dinheiro no bolso. Com o passar do tempo, você perceberá que ganhou muito dinheiro.

Pagamento em dinheiro ou a vista

O dinheiro fica mais valorizado, porque o produto ou serviço sai mais barato. Ele precisa valer mais no bolso do cliente, do que no bolso do vendedor, e a melhor forma para fazer isso é negociando preços mais baixos para pagamento à vista, com desconto.

No mês seguinte após uma compra a vista, fica mais fácil perceber que o salário líquido está sobrando mais. Quanto mais parcelas uma pessoa tiver em seu cartão de crédito, e menores são as opções de compra terá com o salário no próximo mês. Não é bom começar o mês já devendo. Ainda mais se era possível obter um dinheiro extra com o desconto.

É bem mais simples fazer a organização da vida financeira para sobrar algum dinheiro para depositar à vista em um investimento para o futuro, ou até usá-lo para pagar as parcelas forem vencendo, resgatando o investimento no valor correspondente à parcela. Dessa forma, quando o parcelamento acabar, o valor que sobrar na caderneta de poupança seria uma espécie de “desconto”.

Desvantagens

Dentre as desvantagens de as pessoas comprarem em dinheiro, é a questão da segurança, que sempre deve ser levada em consideração. Se ele for perdido, roubado, haverá um grande prejuízo financeiro. Quanto mais dinheiro estiver em mãos, maiores são os riscos de prejuízo em caso de assalto. O valor que é acumulado também pode chamar a atenção de pessoas duvidosas, aumentando as chances de ser um alvo dos criminosos.

Além disso, muitas lojas virtuais não permitem o pagamento de compra ou serviço por meio do boleto bancário, isso pode levar a perda de promoções ou de boas ofertas.

Quando se tem apenas dinheiro em espécie, maior será a tendência de gastar menos do que com o cartão de crédito, porque o controle das finanças dessa forma, se torna menos rígido.

Quando é realizada uma operação com cartão de crédito, é possível saber exatamente a tarifa quanto ela vai custar, porque eles são percentuais e definidos por meio do contrato. No pagamento em dinheiro, é mais difícil definir os custos.

As outras opções de pagamento

Cheque

O cheque é uma forma de pagamento que está ficando em desuso, mas isso não quer dizer, no entanto, que essa modalidade não possua vantagens ou que não pode ser mais usada.

Ele pode proporcionar uma ótima forma de parcelar as compras, se a movimentação for movimentar apenas a conta corrente. Com o cheque, existe a chance de ficar livre do crédito, já que podem ser pré-datados.

Assim como, muitos estabelecimentos ainda não possuem máquinas para cartão, muitos, também, não recebem mais o cheque como forma de pagamento.

Cartão de crédito

Essa é uma boa opção de pagamento para quem consegue manter o controle financeiro. O cartão de crédito é a opção que mais vem sendo mais usada, principalmente por causa da internet.

Ele permite o parcelamento, que pode ser feito sem juros. Isso, ajuda a viabilizar a compra de algo que deseja, bastando só de uma boa organização financeira para pagar e aumentar o poder de compra. Apresenta uma maior facilidade para ser carregado e uma maior segurança, também, podendo ser bloqueado pela instituição financeira que proporcionou o cartão. Além disso, é a forma de pagamento nas compras feitas pela internet.

É necessário ter um grande autocontrole para não cair nos do cartão de crédito estão entre os mais caros do mercado.


 
Veja também: