Qual significado de índice de liquidez corrente, geral ou imediata?

O índice de liquidez geral ajuda a avaliar a solvência de uma empresa durante um período de longo prazo. O índice de liquidez corrente calcula o poder de pagamento de uma empresa em um curto prazo.

» Página Inicial

O índice de liquidez é o indicador financeiro da análise de crédito que mostram o quanto uma empresa possui de recursos disponíveis para poder pagar as suas obrigações com terceiros. Esse valor é calculado através de um quociente que relaciona os valores do ativo com os valores do passivo. Os dados disponíveis para calcular ficam no balanço patrimonial da empresa.

A divisão de uma empresa decorre de um bom controle do fluxo de caixa e do ciclo financeiro, assim como, o seu poder em gerar lucro e de criar boas estratégias para financiamento e investimento.

Índice de liquidez

Analise

Para uma análise dos índices de liquidez considera-se que:

Assim, quanto maior for o índice de liquidez de uma empresa, maior será a sua saúde financeira. Porém, ele não pode ser levado em consideração de forma isolada. Para conseguir uma análise geral, deve-se levar em conta o tipo de atividade, entre outros indicadores, para serem considerados os valores médios apurados para o setor em que uma empresa atua, para comparações mais precisas.

O cálculo dos índices de liquidez não leva em conta a qualidade do ativo, sendo assim, se a empresa possuir muitas duplicatas para receber, o índice alto. Porém, se sua carteira de clientes não for de bom pagamento, poderá haver complicações.

Principais tipos de índices de liquidez

Índice de liquidez corrente

O índice de liquidez corrente calcula o poder de pagamento de uma empresa em um curto prazo. Ele é um dos principais indicadores para poder uma melhor análise da capacidade de quitação de uma companhia. O cálculo dele é feito por meio da divisão do ativo circulante da empresa com o seu passivo circulante.

Se a liquidez corrente ficar acima de 1,0, é considerado que a empresa possui um capital de giro líquido positivo. Se o valor for igual a 1,0, quer dizer que há um capital de giro líquido negativo, ou seja, um ativo circulante menor que o passivo circulante.

A fórmula para o seu cálculo é: Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.

Índice de liquidez imediata

O índice de liquidez imediata é o mais conservador deles. Ele só considera a conta do balanço patrimonial de uma empresa que mostra os valores do o dinheiro em caixa, os seus saldos bancários e as suas aplicações financeiras durante um curto prazo de tempo. Ficando excluído o estoque portanto e direitos como os decorrentes das vendas realizadas a prazo. Por isso, ele pode ser efêmero, estando sujeito às mudanças, pois os valores disponíveis são os mais fáceis de se movimentar. Um valor alto para o índice de liquidez imediata não necessariamente significa que uma empresa possui um bom controle das contas. Em algumas situações ter muito dinheiro em caixa pode atrapalhar durante um período de inflação alta.

A fórmula para o seu cálculo é: Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante.

Índice de liquidez geral

O índice de liquidez geral ajuda a avaliar a solvência de uma empresa durante um período de longo prazo. Para isso, considera os itens da liquidez corrente e os direitos e obrigações da empresa dentro de um prazo maior: o Realizável a Longo Prazo e o Exigível a Longo Prazo.

Ele não é tão útil, porque uma empresa pode ter realizado um financiamento a longo prazo, sendo que os recursos para o pagamento dívida virá ao longo dos anos e pode não ser necessários para um futuro próximo.

Porém, com avaliações ao longo do tempo, a liquidez geral poderá mostrar se a empresa vem ganhando ou perdendo a sua capacidade de pagamento.

A fórmula para o seu cálculo é: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).


 
Veja também: