ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Reação aguda ao estresse: Informações, fotos e vídeos


Reação aguda ao estresse também conhecida como Choque psíquico, Estado de crise, Fadiga de combate ou mais popularmente conhecido como “estado de choque” refere-se a uma resposta não adaptativa a uma situação de risco de vida ou perigo de entes queridos. É um transtorno transitório que ocorre após eventos de extremo estresse físico e/ou psíquico e geralmente desaparece em algumas horas ou em alguns dias. Cerca de 18% das vítimas de desastres naturais ou cativeiro prolongado experienciam essa reação.

Características

A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao estresse são influenciadas por factores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de enfrentamento. Assim, a mesma catástrofe costuma ser muito mais graves para aqueles que possuem menos habilidades físicas, experiência, maturidade, conhecimentos técnicos adequados e preparação psicológica para lidar com esta situação estressante. Na verdade parece haver uma tendência genética; indivíduos mais e menos sensíveis a várias situações (o maníaco do parque por exemplo era um exímio sobrevivente em cursos de selva e portanto mais frio e resistente ao stress, típico de psicopatas que muitas vezes simulam falsas emoções profundas mas estão a se poupar, daí por que seus sub-cortexs tendem a ser menos afectados por coisas externas a eles e portanto menos desgastados).

É uma resposta normal a eventos estressantes.

Sinais e sintomas

A sintomatologia é tipicamente mista e variável pode começar com:

O transtorno se acompanha freqüentemente de somatização (Sintomas físicos exacerbados por causas psicológicas) associados a ansiedade de pânico como:

Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem ao evento traumático e costumam diminuir em algumas horas dificilmente durando mais de três dias.

Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)







 

2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Tempo de execução: 0.02 segundos