// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //
As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sídon. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje praticamente intacta é a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro e marfim com 12 metros de altura. A ideia que se tem dela vem das moedas de Elis (atual Élida) onde foi cunhada a figura da estátua de Zeus. Ao contrário do que muitos pensam, é apenas a Pirâmide de Quéops (e não todas as três grandes Pirâmides de Gizé) que faz parte da lista original das Sete Maravilhas do Mundo.
A conquista grega de grande parte do mundo ocidental conhecido no século IV a.C. deu aos viajantes helenísticos acesso às civilizações dos egípcios, persas e babilônios. Impressionados e cativados pelos marcos e maravilhas das várias terras, esses viajantes começaram a listar o que viram para se lembrar deles.
Em vez de “maravilhas”, os antigos gregos falavam de theamata (θεάματα), que significa “vistas”, ou seja, “coisas a serem vistas” (Τὰ ἑπτὰ θεάματα τῆς οἰκουμένης Tà heptà theámata tēs oikoumenēs ). Mais tarde, a palavra para “maravilha” (“thaumata” θαύματα, “maravilhas”) passou a ser usada. Assim, a lista foi concebida para ser a contrapartida de um guia de viagem do Mundo Antigo.
A primeira referência a uma lista de sete tais monumentos foi dada por Diodoro Sículo. O epigramista Antípatro de Sídon que viveu em torno ou antes de 100 a.C., criou uma lista de sete destes monumentos, incluindo seis dos da lista atual (substituindo os Muros da Babilônia pelo Farol de Alexandria):
Outro observador do século II a.C, que afirmou ser o matemático Filão de Bizâncio, escreveu um breve relato intitulado As Sete Vistas do Mundo. No entanto, um manuscrito incompleto sobrevivente apenas cobriu seis dos sete lugares, que concordaram com a lista de Antípatro.
Ao contrário do que muitos pensam, é apenas a Grande Pirâmide de Gizé (e não todas as três grandes Pirâmides de Gizé) que faz parte da lista original das Sete Maravilhas do Mundo e a única que ainda está de pé.
Fonte e artigo completo: Wikipedia (CC-BY)
2023 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)