Simulador Caixa. Simulação para financiamentos imobiliários

Perguntas e respostas sobre o Simulador Caixa para a realização de simulação para financiamentos imobiliários. Tire suas dúvidas e saiba como usá-lo.

» Página Inicial

O que é o simulador de financiamentos habitacionais ou imobiliários da Caixa?

O simulador da Caixa é um serviço que o banco disponibiliza em seu site para que você possa fazer uma simulação de um financiamento habitacional que esteja pleiteando e assim saber de antemão o valor da prestação, taxa de juros, limite de valor que poderá ser financiado e outras informações que poderão ser úteis no seu planejamento de compra do imóvel desejado.

Ele está disponível do site da Caixa e qualquer pessoa poderá fazer a simulação, informando os dados pessoais e do imóvel. O resultado sai na hora e informa o valor que pode ser financiado, a taxa de juros, valor das parcelas, entre outras informações.

Simulador da Caixa

O resultado do simulador é exatamente o que irá acontecer em caso de financiamento?

Não necessariamente. O que acontece ali e resultado de uma análise numérica apenas e está de acordo com as informações que você determinar. No caso da efetivação do financiamento, poderá haver alterações já que o banco irá verificar documentos, comprovantes de renda, relacionamento que você já possa ter com a Caixa, além de variações no mercado, taxa de juros e INCC, entre outros. Todos esses fatores podem alterar o resultado final.

Normalmente, se houver diferença, não será grande e portanto ele pode ser usado com certo grau de confiabilidade.

O que é necessário informar para fazer uma simulação?

O simulador irá pedir várias informações, como: o valor do imóvel, idade, renda, tipo do imóvel, como residencial ou comercial, cidade e estado do imóvel, tempo de trabalho em regime de CLT, filhos ou dependentes, entre outras informações. Para ter um resultado mais fiel é necessário que as informações oferecidas também sejam fiéis.

Qual a taxa de juros que ele considera?

Depende das informações que você informar. Inicialmente ele irá considerar a chamada taxa de juros de balcão que normalmente é mais alta.

Mas a taxa de juros não é única para financiamentos imobiliários e para char ao seu valor o banco considera o valor do imóvel, a renda, entrada, tempo de trabalho com carteira assinada, dependentes o seu relacionamento com o banco, entre outras informações. Por isso a necessidade de informar dados corretos para que o simulador possa também oferecer um resultado correto.

Qual o prazo máximo de financiamento que ele considera?

O prazo máximo para financiamento de imóveis é de 420 meses ou 35 anos, mas isto não significa que todas as pessoas terão este mesmo prazo. Em muitos casos em função de problemas com comprovação de renda, idade, entre outros a Caixa irá sugerir um prazo menor para o pagamento das prestações. O prazo financiado e a idade do comprador não podem ultrapassar 80 anos.

Para quais tipos de financiamento é possível simular?

Para pessoa física e jurídica, para imóveis residenciais e comerciais, para imóveis novos, usados, terreno, construção, material de construção, ampliação ou reforma.

Essa classificação é importante pois poderá haver taxa de juros diferente, bem como condições em geral de maneira diferenciada.

E se eu não souber o valor do imóvel?

O valor do imóvel é um dos campos obrigatórios para que a simulação seja realizada com sucesso. Se você não souber o valor exato do imóvel é necessário trabalhar pelo menos com um valor aproximado para que a simulação seja realizada.

A renda que ele pede é individual ou familiar? Bruta ou líquida?

A renda para financiamentos habitacionais é familiar e neste caso poderá juntar-se à composição da renda todas as pessoas que moram na mesma casa e pertencem à mesma família. Também é importante salientar que ela é a renda bruta.

Como acessar o simulador da Caixa?

As informações sobre financiamento habitacional da Caixa e do simulador de financiamento podem ser acessadas neste link.


 
Veja também: