Tigres asiáticos. Lista de países, crescimento econômico e Plano Colombo

Perguntas e respostas sobre tigres asiáticos. Porque estes países são chamados de Tigres? Como aconteceu o crescimento econômico dos Tigres Tradicionais? O que foi o Investimento Japonês?

» Página Inicial

O que são Tigres Asiáticos?

Tigres Asiáticos é o nome que ficou bastante famoso e muito conhecido a partir dos anos 80, quando diversos países asiáticos passaram a chamar a atenção internacional com um crescimento vertiginoso frente às demais nações. Esses países desenvolveram sua indústria, atraíram investimento estrangeiro, entre outros atrativos.

Porque estes países são chamados de Tigres?

Tigres, é um comparativo feito com outro conjunto de países denominado de Baleia Econômica, que são países muito grandes territorialmente porém, são muito lentos e vagarosos no crescimento. Já os Tigres são animais menores e mais ágeis. Daí vem esta denominação, por eles terem um crescimento econômico muito mais rápido que o conjunto denominado Baleia Econômica.

Eles também podem ser chamados de NPI (Novos países industrializados).

Taiwan - Tigres Asiáticos

Quais são as divisões entre estes países?

Basicamente há uma espécie de classificação desses países que pode ser entendido da seguinte forma:

Como aconteceu o crescimento econômico dos Tigres Tradicionais?

O crescimento econômico deles aconteceu por causa de três estratégias:

O que foi o Plano Colombo?

Primeiro 1951 teve a criação do Plano Colombo. Que foi um empréstimo que os Estados Unidos fez para estes países e também outras da região sul e sul-deste da Ásia inclusive o Japão. Este dinheiro foi emprestado numa estratégia na verdade, não de fazer caridade ou dar auxílio mas, principalmente a ideia de criar uma zona de influência na região. Uma estratégia da Guerra Fria pois, ali era uma região que estavam começando a brotar muitos países socialistas e havia um receio de que eles começassem a criar zonas de influência. Inclusive, a escolha destes 4 países para receber este dinheiro foi estratégica. A Coréia do Sul, pensando que é um par cultural étnico da Coréia do Norte, os outros três de chineses, então a ideia foi fazer uma oposição a dois países socialistas de lá e buscar desenvolver estes com a estratégia capitalista do desenvolvimento econômico e estrutural.

O que foi o Investimento Japonês?

Nos anos 70 o Japão começou a fazer um investimento nestes países.

Nos anos 70 o Japão passava por um processo de reconstrução econômica, e este reerguimento se dá através de uma zona de industrialização que tinha uma dificuldade muito grande que, era a limitação territorial. O Japão é um território pequeno, arquipélago, montanhoso, que fez as empresas japonesas fazerem um esquema de parte da produção nestes países. No mecanismo de continuar a expansão industrial e mandar parte desta produção para fora do país.

O que foi a Industrialização nacional?

Com o investimento feito pelo Japão, estes países conseguiram ter uma visão ampla e ambiciosa sobre o mercado industrial. Iso fez com que os Tigres Asiáticos se desenvolvessem de forma rápida e eficaz.

Estes países chegaram a desenvolver suas próprias industrias nacionais e que são fortes até hoje. Temos algumas marcas atuando aqui no Brasil inclusive que são de origem Sul-Coreana por exemplo LG, Hyunday.


 
Veja também: