Tipos de auditoria: Interna e externa, contábil e financeira

Perguntas e respostas sobre o que é e quais os principais tipos de auditoria, como interna e externa, contábil, financeira, entre outros tipos que existem.

» Página Inicial

Auditoria é um processo ligado a administração e presente na vida de empresas de todos os portes. Também faz parte dos governos em todos nos âmbitos.

Ela exerce uma importância muito grande pelo fato de que as pessoas tem falhas e isto é transferido para a gestão de empresas e governos. Neste sentido, a auditoria entre como um agente fiscalizador visando garantir transparência na administração, seja ela financeira, contábil, jurídica, entre outras.

Abaixo algumas definições sobre os vários tipos de auditorias que temos nas organizações:

O que é uma auditoria interna?

Auditoria financeira

Uma auditoria interna é aquela realizada dentro da empresa por alguém que também atua nela ou por empresa especializada externa. O objetivo é revisar operações, controles, encontrar possíveis erros e problemas que possam estar causando prejuízos para o negócio e indicar propostas.

Boa parte dos problemas de uma empresa está dentro dela mesma e nem sempre isto está óbvio para todas as pessoas e portanto neste sentido a auditoria ajuda na identificação deste problema, ao mesmo tempo que age como um agente fiscalizador.

E externa?

Uma auditoria externa é realizada sempre por um terceiro, não ligado diretamente com o negócio e tem como principal objetivo aferir se a empresa está agindo de forma lícita, verdadeira e de acordo com a legislação vigente ou contratos firmados.

Também pode ser realizada a fim de encontrar possíveis problemas, erros e processos desatualizados. O auditor também deve apontar os erros encontrados e pode ou não indicar soluções, depende do tipo de auditoria contratada.

Esse tipo de auditoria é importante especialmente para os governos que lidam com muitos fornecedores e estão de certa forma envolvido com empresas de todos os tipos e portes.

Qual o foco principal de uma auditoria contábil?

Assim como qualquer outro tipo de auditoria, tem o objetivo de encontrar erros, falhas e problemas dentro da empresa, porém somente focado na área contábil do negócio. Isto é, a todos os dados e relatórios referentes à área de contabilidade da empresa desde sua abertura, movimentações financeiras, pagamento de tributos e patrimônio.

A questão tributária merece destaque aqui já que é um ponto bastante sensível nas organizações, podendo incorrer multas pesadas e outras sansões em caso de divergência entre o realizado e o devido.

Qual a diferença de uma auditoria contábil para financeira?

A auditoria financeira vai além da contábil, pois além de analisar os relatórios, também inspeciona as principais decisões tomadas na área financeira, como investimentos, compras, vendas e trocas. A auditoria financeira é mais completa, já que também engloba a contábil e analisa também dívidas, contas a receber e muito mais.

A saúde financeira de uma empresa é passado a limpo com uma boa auditoria e por isso ela exerce esse papel tão importante.

Que outros tipos existem?

As empresas podem contratar ou passar por auditorias nas mais diversas áreas, como por exemplo, fiscal, de processos, de fabricação, para encontrar riscos, de qualidade, tributária e muito mais.

Um auditor, independentemente da área onde vai atuar, é como um vigia dos interesses de seu contratante, que pode ser a própria empresa, terceiros com as quais a mesma faz negócios ou até a justiça e o governo.

Ele precisa avaliar todos os processos, através de relatórios e procedimentos de controles internos a fim de descobrir focos de problemas que podem ser resolvidos. Uma auditoria pode, portanto, ajudar uma empresa e encontrar melhores caminhos e uma lucratividade mais eficaz.


 
Veja também: