Tipos de bancos: Comercial, de investimento e desenvolvimento

Perguntas e respostas sobre tipos de bancos e o que cada um deles fazer. Os principais tipos como banco comercial, de investimento, de desenvolvimento, múltiplos, digital e outros.

» Página Inicial

Todos nós já fomos a um banco pelo menos uma vez na vida, creio eu. Penso ainda que qualquer criança sabe o que é um banco e para que ele serve, ainda que em linhas gerais, mas, quando analisamos mais a fundo percebemos que existe uma variedade de tipos de bancos.

Os que conhecemos são os comerciais, mas há instituições específicas para investimentos, desenvolvimento, os bancos centrais, entre outros. Veremos abaixo a relação deles e como cada um opera no mercado.

União Europeia

Bancos comerciais

Banco comercial é uma instituição financeira, que presta serviços financeiros como captação de depósitos à vista, liberação de empréstimos a pessoas físicas e/ou jurídicas, financiamento e opções de investimentos.

Os bancos comerciais são locais destinados a realizar atividades financeiras básicas, tanto para pessoa física ou jurídica. Bancos como o Itaú, Bradesco e Santander se responsabilizam a receber depósitos à vista, abrir contas de crédito de médio ou longo prazo, realizar operações de câmbio, gerar rendimentos e outras tarefas.

No Brasil temos diversas instituições que se encaixam nesta modalidade, mas os cinco maiores são:

De desenvolvimento

Banco de desenvolvimento é aquele financia, a juros menores do que os praticados pelos bancos comerciais, projetos que tem por finalidade promover o desenvolvimento econômico de uma região ou setor da economia.

A maioria são bancos públicos, como a Caixa Econômica, que oferecem empréstimos pequenos ou grandes para serem investidos em obras do governo. A responsabilidade desses bancos é fornecer fomento financeiro ao governo, a fim de construir obras que visam à melhoria de vida da população.

No Brasil, temos o DNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Esta é uma instituição pública do governo federal e sua função é financiar a atividade econômica no Brasil, tanto para empresas como para os governos a fim de promover desenvolvimento econômico.

O Cartão BNDES é um dos produtos deste banco e muito usado por empresas no país.

De investimento

Os bancos de investimento são especializadas em oferecer soluções de investimentos (fundos de ações, renda fixa, fundos previdenciários, etc) e empréstimos (capital de giro e capital fixo), obrigatoriamente devem contem a expressão banco de investimento na razão social.

Também podem fazer empréstimos para pessoas físicas ou jurídicas de médio ou longo prazo, porém não permitem depósitos à vista. Por serem mais específicos, esses bancos também não permitem abrir contas correntes e nem outro tipo de capital. Mas possuem um fundo de investimento para as pessoas aplicarem e o desenvolverem.

De certa forma podemos chamá-los também de bancos de boutique, por sua especialidade e por atender clientes mais seletos e com maior poder econômico. Eles são encontrados nas grandes cidades com forte concentração na cidade de São Paulo.

No cadastro do Banco Central muitos dos bancos que constam como "de investimento", são também "de financiamento", como a BV Financeira, LuizaCred, PortoCred, entre outras.

Múltiplos

Oferecem diversas tarefas, como as citadas acima, em um banco só. O cliente não precisa abrir conta em outro banco para realizar outros serviços, pois o banco múltiplo já fornece na mesma unidade.

Basicamente os principais bancos que operam no Brasil, como o Santander, Bradesco, Itaú, BB e Caixa são na verdade múltiplos e não apenas comerciais como citado acima. Isto porque, dado à quantidade e diversidade da sua clientela, gera oportunidades para todo tipo de operação comercial e então eles acabam atirando para todos os lados.

Por exemplo, O Banco do Brasil tem o BB Estilo que é uma espécie de banco de boutique, o Santander tem as operações mais requintadas para clientes de portes mais altos e com outras necessidades, entre outros.

Bancos de poupança

Mais visados por clientes que não possuem uma renda muito alta, os bancos de poupança são locais que disponibilizam espaços de poupanças para que pessoas de baixa renda depositem seu dinheiro e financiem atividades importantes, como a compra de uma casa por exemplo.

Não existe um banco específico para isso, embora as antigas "caixas econômicas" poderiam se encaixar aqui. Coloquei no plural, pois os mais jovens podem não saber, mas havia no Brasil diversas "caixas econômicas", como a Nossa Caixa do governo de São Paulo, Minas Caixa do governo mineiro, entre outras. As operações estaduais foram vendidas para outros bancos e deixaram de existir, restando apenas a Caixa que é do governo federal, mas que também como já explicado não puramente um banco de poupança, mas sim múltiplo.

Banco Digital ou eletrônico

banco digital

Este é o novo tipo de banco que vem ganhando cada vez mais popularidade e adeptos. Na verdade não é bem um novo tipo, mas sim uma nova forma de operar, onde a relação entre clientes e instituições passam a ocorrer apenas de forma eletrônica, tendo a internet e os aplicativos móveis como os protagonistas desta relação.

Normalmente esta operação pode ser de duas formas:

PS: Atualmente (2019) mantendo duas contas digitais no Banco Inter, uma de pessoa física e outra de pessoa jurídica. Apesar de recente, menos de um ano de uso, creio que a experiência está sendo satisfatória, tanto é que encerrei outra conta em um banco físico para migrar totalmente as operações da PJ para o Banco Inter.

Banco Central

Banco central desempenha vários papeis sendo alguns deles, banqueiro do governo, gestor cambial, emissor de moeda (moeda metálica ou papel moeda), executor de das políticas monetária de cambial, regulador de diversos serviços bancários entre eles a compensação de cheques.

A maioria dos países possuem seu banco central. No Brasil a instituição é o BACEN - Banco Central do Brasil.

Banco mundial

O banco mundial é primordialmente um banco de desenvolvimento, criado em 1944 para prestar assistência aos países devastados pela segunda guerra, com o passar do tempo passou a atuar com a missão de erradicar a pobreza extrema e de construir uma prosperidade compartilhada, para isso o banco mundial realiza empréstimos a países em desenvolvimento, além de atuar também na questão ambiental direcionando verba e ações de combate à emissão de poluentes e de preservação do meio ambiente em todo mundo.

A sede do Banco Mundial é na cidade capital dos Estados Unidos, Washington.


 
Veja também: