Tipos de capitalismo: Financeiro e comercial, industrial e informacional

O que é capitalismo e quais os principais tipos, como o informacional, industrial, comercial e financeiro. Quais são suas principais características de cada um, como eles surgiram e como funcionam.

» Página Inicial

O capitalismo pode ser visto como uma ideologia ou um sistema onde o capital é que concentra a ideia da propriedade privada e os meios de produção como fonte de obtenção do lucro.

O Dicionário Eletrônico Pliberam, define como sendo: "Influência ou predomínio econômico ou político do capital".

Esta me parece uma ótima definição, pois é exatamente a partir do ponto de vista econômico e também político que ele deve ser visto, uma vez que o mercado de capitais é livre, mas os governos exercem poder político para regular as atividades produtivas, com taxação de impostos, protecionismo de mercado e outros instrumentos reguladores.

Mas o assunto precisa ser melhor analisado e para isso, uma das formas é tentar dividir em categorias ou tipos, já que isso é possível. Uma das possíveis divisões pode ser feita em: comercial, industrial, financeiro e informacional.

Capitalismo comercial

navio cargueiro

O Capitalismo comercial surgiu no final do feudalismo, em torno de 1500 d.c. com as grandes navegações e expansões marítimas, são suas principais características: a busca pelo lucro, uso de mão-de-obra escrava ou assalariada, substituição do modelo de troca pala utilização de moeda, fortalecimento da burguesia e desigualdade social.

Capitalismo industrial

Fábrica

O Capitalismo industrial teve início com a revolução industrial indo do século XVIII até meados do século XIX com a segunda revolução industrial, suas principais características são: geração de renda a partir das atividades industriais (principalmente tecelagens), exploração da mão-de-obra assalariada, avanço nos meios de produção com o uso de carvão como fonte de energia e ferro como matéria prima, crescimento desordenado das cidades e êxodo rural.

Capitalismo financeiro

Dólar americano

O Capitalismo financeiro surgiu no século XIX e está diretamente ligado a com o crescimento econômico que se deu principalmente pela divisão das empresas em ações e pela união entre o capital industrial e o capital bancário. Suas características são: forte presença de empresas monopolizadas, procura do lucro expressivos no mercado financeiro, fortalecimento do sistema de empréstimos e financiamentos, da bolsa de valores, aumento da importância dos bancos no cotidiano das pessoas e das empresas, aumento da especulação financeira nos mercados.

A atividade bancária é extremamente forte no mundo e no Brasil não é diferente.

Capitalismo informacional

Informação tablet

O início do capitalismo informacional é motivo de controvérsia, mas ele corresponde ao período econômico e social que estamos vivendo, é marcado pelo avanço das tecnologias da informação, da globalização, está centrado no conhecimento e na gestão dele. Suas características são: a relevância dos computadores em especial aos conectados a internet, a utilização de mão-de-obra especializada e qualificada, valorização de empresas que fornecem conhecimento conectados a expansão tecnológica (computadores, smartphones, videogames, notebooks, softwares, aplicativos, mídias sociais, etc), crescimento da dependência tecnológica.


 
Veja também: