Tipos de mercados: Global, fornecedor, consumidor e organizacional

Perguntas e respostas sobre o que significa e os tipos de mercado. Concorrente, organizacional, consumidor, fornecedor e global. Veja as características dele.

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A palavra mercado pode ser usada de várias maneiras e seu significado pode ser bem amplo.  A definição mais comum de mercado é a seguinte: toda e qualquer situação onde exista oferta e procura, desta maneira as situações de compra e venda irão sempre caracterizar um mercado.

Partindo deste princípio é importante dizer que o uso da palavra está associado a operações comerciais de diversas maneiras e muitas classificações tem sido propostas no sentido de dar mais entendimento ao termo e ao contexto em que ele foi empregado.

Sendo assim, abaixo teremos algumas dessas definições, embora a lista não seja exaustiva, o que significa que outras definições e aplicações também possam ser consideradas.

Quais são os tipos de mercado?

Supermercado

Global: A comercialização ou troca de produtos entre diferentes países é o que caracteriza e forma o mercado global. Esta troca pode ser feita também com capital financeiro, caracterizando o investimento em determinado país e fortalecendo-o no mercado global. Este tipo de negociação faz com que as relações entre países se aproximem, fortalecendo assim o mercado financeiro por meio de diferentes tipos de investimentos e de negócios, como ações nas bolsas de valores internacionais, por exemplo.

Fornecedor: O mercado fornecedor é aquele que fornecerá a empresas e pessoas a matéria-prima necessária para que se possa produzir diferentes tipos de artigos ou prestar diversos tipos de serviço. A análise de mercado fornecedor é fundamental, pois o valor investido neste mercado influenciará o preço para o consumidor final.

Consumidor: O mercado consumidor é aquele formado pelo público-alvo de um negócio ou uma empresa, ou seja, é formado pelas pessoas que comprarão os produtos fornecidos por estas empresas. Um conhecimento amplo de seu mercado consumidor será determinante para o sucesso de qualquer empreendimento, pois a empresa poderá fornecer a seus clientes exatamente aquilo que desejam, cativando-os e fortalecendo este setor de mercado.

Organizacional: O mercado organizacional é formado por organizações que fabricam produtos ou prestam serviços a fim de que outras empresas produzam bens que serão vendidos a outras pessoas, os consumidores finais. Neste mercado, as organizações realizam negócios e prestam serviços entre si para que seus produtos sejam posteriormente levados ao público.

Concorrente: Empresas que produzem o mesmo tipo de produtos ou fornecem o mesmo tipo de serviço, disputando entre si os mesmos consumidores, são as que compõem um mercado concorrente, ou seja, formam uma concorrência entre si. É essencial que a empresa conheça de forma plena o seu mercado concorrente, para que avalie o que pode ser melhorado em seus produtos e serviços para superar a concorrência, com o objetivo de conquistar os consumidores finais.

Local: Outra definição importante é o chamado mercado local que normalmente é usado para designar as operações comerciais existentes dentro de uma área geográfica bem definida, como uma cidade, um estado ou mesmo de um país. As vezes ele também é chamado de mercado doméstico, mas neste caso sempre em oposição ao mercado exterior que é aquele envolvido com as importações e exportações de um país, por exemplo.

Negro: O termo mercado negro é empregado para as situações de ilegalidades comerciais que são praticadas por pessoas fora dos padrões definido pelo governo, por exemplo. Quando uma pessoa compra e vende sem nota fiscal ou outra forma regulamentar, de certa forma pode ser considerado mercado negro, pois não estará sendo pago os impostos previstos ou estabelecendo os padrões de origem e destino das mercadorias.

Local de compra: Mas também ele pode ser usado simplesmente para designar o local onde as pessoas vão para fazer as suas compras. Neste caso ele é conhecido também como supermercado, hipermercado, atacadista ou outro termo similar. No Brasil o termo supermercado é o mais comum.


 
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