Tipos de sociedade: Simples, limitada, anônima e cooperativa

O que é considerada uma sociedade simples, limitada, anônima e como funciona uma cooperativa? Veja as respostas e outras informações nesta FAQ.

» Página Inicial

O que é uma sociedade empresária?

Ela realiza uma atividade econômica organizada. Agrupa pessoas que exercem diferentes funções. Os sócios geralmente atuam apenas como dirigentes da empresa e não executam atividades operacionais. A sociedade empresária é dividida em sociedade limitada e sociedade anônima.

O que é considerada uma sociedade simples?

São aquelas formadas por duas ou mais pessoas para prestar serviços na área intelectual ou cooperativa. São bons exemplos de sociedades simples os consultórios médicos, de advocacia e similares.

A empresa deve ser registrada na junta comercial e o capital total pode ser integrado através de capital ou contribuição em serviço. Além disso, o valor da empresa em si precisa estar em moeda atual corrente ou em bens. Todos os sócios possuem responsabilidades iguais e ilimitadas sobre o negócio.

A sociedade simples caracteriza-se por não ser uma sociedade empresarial. Não é uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Relaciona-se a atividades intelectuais, artísticas ou científicas. Exemplos: escritório de advocacia, arquitetura e uma clínica médica não podem constituir-se em sociedade anônima, mas podem ser formadas como sociedade limitada.

Empresas sociedades

E uma limitada?

As sociedades do tipo limitadas são muito comuns e mais utilizadas no Brasil. São formadas sempre por duas ou mais pessoas e diferente da simples, a responsabilidade de cada um dos sócios é sempre limitada de acordo com a quantidade de ações da empresa possuem.

A criação de sociedade limitadas no país é prevista por lei e possui regras e normas estabelecidas no Código Civil 2002. Os sócios, administrador e a quantidade de cotas de cada um deles deve ser sempre estabelecida no Contrato Social.

Para formar uma sociedade limitada são necessários, no mínimo, dois sócios. O capital social da empresa é constituído com dinheiro ou bens com valor monetário. A responsabilidade de cada sócio sobre as dívidas da empresa está limitada ao montante de sua participação, por isso, este tipo de sociedade é limitada. Por ser enquadrada como micro ou pequena empresa.

Quais as características de uma anônima?

Uma sociedade anônima é sempre abreviada como S.A. Também são bastante comuns no mundo todo e garantem que o capital social do negócio esteja atribuído a um nome desconhecido. Isso acontece porque as cotas da empresa são transformadas em ações que são vendidas livremente sem que exista a necessidade de uma ata pública.

Uma S.A pode ser de capital aberto, quando capta recursos do público ou fechado, quando os recursos provém sempre de seus acionistas. Uma empresa de sociedade anônima sempre prevê a lucratividade e a divisão deles perante todos os acionistas.

A sociedade anônima é um tipo de sociedade empresária, cujo capital é dividido em ações. A responsabilidade dos acionistas está restrita à integralização de suas ações. O maior risco para o acionista é a perda de valor de suas ações durante períodos de crise ou se a empresa for à falência. É de capital fechado quando as ações não são negociadas na Bolsa de Valores. Caso contrário, é classificada como sociedade anônima de capital aberto.

Como funciona uma cooperativa?

Uma sociedade cooperativa, conforme o próprio nome indica, é o resultado da união de pessoas ou até empresas, que possuem interesses em comum. De forma geral, não são voltadas para conquistar lucros, mas há sempre benefícios financeiros que são divididos entre todos os cooperados.

Uma assembleia com todos os fundadores ou um instrumento público é o que a institui como sociedade cooperativa e a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada.

Pela legislação, a cooperativa é classificada como uma sociedade simples. Podem estar vinculadas a vários ramos: cooperativa agropecuária, de consumo, crédito, habitação, infraestrutura, produção, saúde e de trabalho. O objetivo não é o lucro, mas atender às necessidades dos cooperados. Quando há excedente financeiro, a sobra líquida pode ser distribuída entre os cooperados ou aplicada em serviços.

Empresário individual é pessoa jurídica?

O empresário individual possui CNPJ, registrado em seu próprio nome, mas não está enquadrado como pessoa jurídica. Microempresa ou empresa de pequeno porte podem ser registradas em nome de empresário individual. Vale lembrar que, em caso de falência, o proprietário responderá com seus próprios bens, uma vez que assumiu a responsabilidade ilimitada pela empresa.

Quais as condições do microempreendedor individual?

Para ser enquadrado como MEI, o empreendedor não pode ser sócio de outra empresa. Além disso, só poderá contratar um funcionário e o faturamento anual está limitado em R$ 81 mil.

Como são classificadas as organizações sem fins lucrativos?

Associação e fundação são organizações sem fins lucrativos. A associação é constituída por duas ou mais pessoas, com objetivos comuns. Exemplo: associação de moradores. A fundação pode ser instituída por um ou mais pessoas. A diferença é que é formada em torno de patrimônio e não de pessoas e só pode ser constituída para fins religiosos, culturais ou de assistência educacional.


 
Veja também: