O que é Black Friday, como funciona e quando acontece

Perguntas e respostas sobre o Black Friday. O que é e como funciona? Quando começou e em qual período do ano ele ocorre? Veja essas e outras perguntas relacionadas.

» Página Inicial

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um costume estadunidense de estabelecer descontos em um único dia do ano em diversas lojas.

Apesar de ter sido iniciada nos Estados Unidos, ela já é comum no Brasil e movimenta lojas virtuais e físicas, bem como todo o sistema bancário e financeiro. Na data, bancos e empresas de cartões de créditos recebem uma demanda muito alta no processamento de pagamentos por conta do volume de transações comerciais que são realizados.

black friday

Como funciona?

Normalmente, sua forma de funcionamento varia. Algumas lojas aderem ao Black Friday por uma semana inteira, aumentando as taxas de descontou pouco a pouco. Por exemplo, na segunda feira, certos produtos saem com 10% de desconto; na terça feira, 20%, na quarta feira, 30%, na quinta-feira, 40%, e finalmente na sexta-feira, 50% ou mais. Depende fortemente da loja em que o sistema de descontos é aplicado. Outras lojas oferecem os descontos apenas na sexta feira.

Quando começou?

Não há uma data específica para o início da tradição de descontos da Black Friday. Algumas histórias contam que no final do século XIX, duas fortes instituições estadunidenses quebraram, coincidindo em uma sexta-feira. Porém, a teoria mais aceita foi de que nos anos 60, policiais criaram o termo para se referir ao estado caótico do trânsito pós-feriado na Filadélfia. O feriado provocava um aumento considerável do fluxo de veículos, e certos pontos da cidade se aproveitavam para oferecer descontos e atrair a quem passava de visita.

Outros dizem que o costume surgiu da década de 50, e que os donos de grandes empresas deram o nome ao dia em que quase nenhum funcionário aparecia nas fábricas para trabalhar.

A certeza é de que com a evolução da tecnologia via internet, o conhecimento sobre o grande dia foi expandido, atraindo lojas de outros países a aderirem ao planejamento. Com o desenvolvimento e facilidade proporcionada por sites de compras online, não demorou muito para que o mundo todo se adequasse ao funcionamento costumeiro da Black Friday.

Qual a intenção?

A intenção do evento é estimular o consumo de bens materiais que receberam maior procura durante o ano. Os bens mais procurados no período da Black Friday são, atualmente, celulares, computadores, televisores e tablets; o que configura alto interesse em bens tecnológicos e digitais.

Em que período ocorre?

A Black Friday ocorre na 4ª sexta feira de novembro, logo após a Ação de Graças, costume estadunidense em que se agradece a Deus pelos feitos anuais. Dependendo das lojas que aderem às promoções, pode durar durante toda a última semana do mês.

Onde ela é aderida?

Após sua grande expansão mundial, quase todos os sites de compras e lojas reais aderem à Black Friday. No Brasil, há participação da Azul, CVC, Dell, HP, Peixe Urbano, Marisa, O Boticário, Mercado Livre, Nespresso, Saraiva, Wallmart, Netfarma, entre outros.


 
Veja também: