Débito bancário, de carros ou veículos, IPVA

O que é débito bancário no sentido de transação e de dívida? O que é débito de carro ou veículos? O que é débito de IPVA? Veja a nossa seção de perguntas e respostas.

» Página Inicial

A palavra débito não é aquele tipo de palavra que muitos gostam de ouvir, pois geralmente ela traz consigo a ideia de dívida ou até inadimplência. Mas o seu uso é comum é pode ser aplicada a diversas situações no sentido financeiro ou até em outras áreas também.

Na contabilidade o termo contrapõe com crédito e as duas operações crédito e débito constitui-se a base da contabilidade como um todo.

Sendo assim é importante conhecer o seu uso nas mais diversas situações, como veremos em alguns exemplos abaixo:

cartão de débito

O que é débito bancário?

Um débito bancário pode ter dois significados. O primeiro pode-se referir a uma operação bancária que resultou em um débito em sua conta, como o pagamento de um cheque, o pagamento de uma tarifa bancária ou mesmo de uma ação judicial, por exemplo. Nesse sentido, o débito está relacionado com uma ação que aconteceu ou está prestes a acontecer e na maioria das vezes é normal dentro do contexto bancário.

A segunda definição diz respeito a uma dívida que também é tratado como um débito, ou seja, algo que você deveria ter pago ao banco e que não o fez e portanto agora configura como um débito ou uma dívida pendente. Nesse sentido o termo é quase sempre negativo.

Atualmente o uso do cartão de débito é muito comum. Com ele, sempre que se faz um pagamento o dinheiro é debitado diretamente na conta e a vista.

O que é débito de carro ou veículos?

A expressão pode fazer referência a uma situação onde a pessoa financiou um carro, por exemplo e por alguma razão deixou de pagar as prestações. Neste caso o veículo contém o débito e poderá ser apreendido a qualquer momento para ir a leilão. Também pode-se fazer referência a uma ação judicial onde o juiz tenha determinado o bloqueio de um veículo para que o mesmo sirva de garantia para o pagamento de uma determinada dívida, por exemplo.

O que é débito de IPVA?

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e deve ser pago anualmente pelos proprietários de carros. Este pagamento geralmente é feito no início do ano e a falta dele irá configurar uma situação de débito de IPVA, o que poderá trazer problemas com a documentação do carro em caso de renovação ou licenciamento ou mesmo a transferência para outra pessoa.

No Brasil o IPVA é pego no mês de janeiro e temos a opção de pagar as demais taxas anuais juntos, como o licenciamento do veículo, o seguro DPVAT obrigatório e eventuais multas que houver no veículo.

Débito e dívida é a mesma coisa?

Em partes sim. Como já explicado acima, existe uma operação financeira e contábil que é realizar um débito e neste caso é o mesmo que tirar dinheiro ou recursos de um determinado local ou conta. Mas em outro sentido o termo débito é sim sinônimo de dívida, uma vez que ele configura uma falta de pagamento.

Mas é preciso ficar atento ao uso da palavra dívida, pois nem sempre ela significa inadimplência, já que esta última se configura apenas quando um pagamento que deveria ser feito, não foi feito. Antes disso é uma dívida, no sentido de dever, mas não é inadimplência pois a dívida está sendo bem gerenciada.


 
Veja também: