Banco comercial, de investimento, online ou virtual

Veja qual é a definição de banco comercial, de investimento, online ou virtual, bem como as diferenças existentes entre elas. Veja os exemplos para você comparar e entender como funciona cada um no mercado financeiro.

» Página Inicial

Um banco é conhecido como sendo uma instituição financeira que pode ser pública ou privada e que opera com a autorização dos bancos centrais, no Brasil, o BACEN. Mas embora seja uma instituição financeira de modo geral, há algumas segmentações e muitos bancos optam por atuar em nichos específicos, como varejo, investimento, entre outros. Abaixo veremos uma definição de cada um.

Banco comercial ou varejo

É o modelo mais comum e se aplica aos grandes bancos que mantem agências em todo o país para atender a maior população possível. Uma instituição desse tipo oferece uma grande variedade de serviços financeiros como conta para movimentação financeira, também conhecida como conta corrente, poupança, crédito pessoal, financiamentos, operações de câmbio, títulos de capitalização, entre outras opções.

Banco tradicional

Uma característica importante para definir e diferenciar o banco comercial dos demais modelos é que este opera com o chamado curto prazo, ou seja, suas operações, sejam elas de crédito ou débito são em sua maioria operações de curto prazo.

No Brasil são exemplos de bancos comerciais o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, entre outros exemplos. Globalmente temos os exemplos do HSBC, Santander, Citibank, Barclays, entre outros.

Banco de investimento

Um banco de investimento é uma instituição como qualquer outra, porém suas operações são concentradas em operações de investimentos financeiros e não necessariamente nos serviços de varejo como mostrado acima.

Em outras palavras é uma instituição especializada em investir dinheiro e trabalhar com a gestão de recursos financeiros destinados ao investimento.

Também é importante destacar que suas operações são de médio e longo prazo e este é um item importante para diferenciar um banco de investimento de um comercial.

Como exemplo deste tipo de instituição temos o Caixa BI, BIG – Banco de Investimento Global, BIS – Banco de investimento Social, Easyinvest, XP Investimentos, entre outros.

Veja abaixo uma videoaula que explica bem o que é e o que faz um banco de investimento, bem como as diferenças em relação aos bancos comerciais:

Banco virtual ou online

Recentemente surgiu uma novidade no meio bancário, os bancos online ou virtual. Na verdade eles não são uma nova modalidade ou que operam com nichos específicos propriamente ditos, mas apenas são diferentes quanto a forma de atendimento, deixando de ser presencial para focar o atendimento e as operações na internet.

Os bancos virtuais são uma aposta na comodidade e conveniência que a internet oferece para facilitar a vida dos clientes e também para ganhar mercado em meio a mudanças que vivemos com a concentração de pessoas nos meios digitais.

São exemplos de bancos online o Banco Original, Banco Inter, Banco Neon, entre outros. Na verdade quase todos os bancos estão começando a abrir operações especificas para a internet de olho neste novo modelo de operação. Santander, Itaú, Bradesco e outras já tem alguma estratégia que geralmente se inicia com o lançamento de um aplicativo e depois outros serviços vão sendo agregados.

É importante ainda ressaltar que além de disponível na internet esses bancos investem em aplicativos para celular como forma de oferecer mais conveniência ainda.

Vale a pena trocar um banco tradicional por um digital?

Eu estou fazendo isso e gostaria de compartilhar minha experiência. Sou correntista de um banco tradicional tanto como pessoa física como jurídica, mas o fato de ter de pagar tarifas de manutenção de conta me levou a buscar nos bancos digitais uma alternativa.

Recentemente abri conta no Banco Inter, tanto de pessoa física como jurídica. Até o presente momento sinto que fiz a coisa certa, pois é um banco como qualquer outro, apenas diferenciando que não há agências físicas e portanto tudo é feito pelo celular ou pelo internet banking.

O fato de não ter tarifa pode parecer pouco, mas não é, afinal de contas você fica pagando uma coisa que não faz sentido pagar e portanto acredito que para muitos casos os bancos digitais sejam a melhor alternativa.


 
Veja também: