O que é cartão de credito? Free, internacional e mais barato

O que é cartão de credito? Ele é um empréstimo antecipado? Mas se eu pagar a fatura em dia não estarei pagando juros? O que é o cartão free e internacional? Veja aqui as respostas.

» Página Inicial

O que é cartão de credito?

Cartão de crédito em termos físicos é um pequeno cartão de plástico com uma tarja magnética ou um chip grudado que armazena informações do mesmo para uso em operações de compra a vista ou a prazo.

No sentido mais amplo, o cartão de crédito é uma conta que uma pessoa física ou jurídica mantém junto a uma empresa administradora de cartões e que esta confere a pessoa dona da conta um determinado limite de crédito para ser usado em operações de pagamentos na rede conveniada.

Cartão de crédito

Cartão de crédito é um empréstimo antecipado?

Sem dúvida. Quando a operadora libera um limite de crédito, ela está emprestando aquele dinheiro para ser usado em seus pagamentos e tão logo a fatura seja paga, o crédito se renova automaticamente. Com isso, é possível afirmar que você pega um empréstimo todos os meses.

Mas se o pagamento for feito em dia pelo menos não é tão ruim, o problema ocorre quando você não paga a fatura na data especificada e tem que pagar o chamado juros do cartão de crédito que é altíssimo e comprado apenas com os juros do cheque especial.

Mas se eu pagar a fatura em dia não estarei pagando juros?

Errado. Toda compra no cartão já tem um custo embutido nas parcelas, isto é tão verdade que as lojas e empresas dão pelo menos 5% de desconto para pagamento a vista. O problema é que o valor no cartão já virou padrão e as pessoas não percebem que estão pagando juros embutidos.

É por esta razão que eles estimulam tanto você usar o cartão de crédito.

O que é o cartão free?

Algumas administradoras e bancos oferecem um cartão de crédito free, isto é, sem a necessidade de pagamento de anuidade para mantê-lo. Geralmente esse cartão tem alguma particularidade para que ele seja free, como por exemplo um consumo mínimo mensal.

Um bom exemplo é o cartão Santander Free que é nacional e internacional e não cobra anuidade, mas para que isso acontece é necessário que você use ele todos os meses. Eu tenho esse cartão e para mantê-lo ativo isento de tarifas, eu coloco algumas contas que são feitas cobranças mensais, assim, não corro o risco de esquecer de usá-lo em determinado mês.

O que é o cartão internacional?

O cartão internacional é aquele que pode ser usado para pagamento de compras no exterior, isto vale para as compras feitas pela internet em sites sediados em outros países, como a Amazon, E-bay, Alibaba e outros sites de compras. Quando a compra é feita no exterior, geralmente o pagamento é feito em dólar e convertido em Reais para o lançamento em sua fatura. Neste caso a cotação do dólar que eles usam é geralmente mais alta do que o câmbio oficial.

Boa parte dos cartões emitidos pelos bancos e demais instituições financeiras são internacionais e nacionais, isto é, tem as duas modalidades embutidas. Neste caso se a compra for feita em território nacional ou em um site com operações aqui no Brasil o valor na fatura vira em reais (R$). Se a compra for feita no exterior ou em sites fora do país o valor também vira em dólares, mas convertido em reais.

Qual cartão é mais barato?

Geralmente os que tem a opção free, tanto para as versões nacionais como internacional, isto porque no cartão free você não paga anuidade, contudo as taxas embutidas nas parcelas, bem como os juros que você pagará se não pagar a fatura em dia é indiferente. Eu uso um cartão free e internacional e uso ele mensalmente para pelo menos um pagamento e assim mantê-lo free.

Atualmente surgiram os chamados bancos digitais, como o Banco Inter, Original, Nubank, entre outros. Geralmente esses bancos tem como característica não apenas a prática de não cobrar taxas de manutenção de contas, mas em alguns casos eles oferecem cartões de créditos sem anuidade também. É uma excelente opção para quem não deseja pagar anuidade que é comum nos cartões tradicionais.


 
Veja também: