Cartão fidelidade. Benefícios, estabelecimentos e custos

Há vários tipos de cartões em circulação no mercado. Tem aqueles que são típicos dos bancos e usados para saques e pagamentos de compras com débito em conta, há aqueles que são de crédito para operação de compra a prazo, há cartões de membresia em clubes, associações e outras agremiações, entre outros.

Há também outro termo que são os cartões de fidelidade que é muito usado nas empresas e em especial pelos departamentos de marketing para promoção de produtos e serviços que a empresa detêm. Veja abaixo alguns informações sobre esse tipo de cartão e sua aplicação de maneira geral.

O que é cartão fidelidade?

O cartão de fidelidade nada mais é que um meio de fidelizar seu cliente. Usualmente, é um cartão que serve como uma espécie de suporte físico para programas de benefícios e incentivos de empresas nos ramos de comércio e prestação de serviços. Podem ser feitos por todo e qualquer cliente que frequente o estabelecimento e esteja a fim de participar do programa de benefícios oferecidos aos consumidores mais fiéis da marca ou do serviço.

Eles têm o intuito de oferecer bônus para as pessoas que estão cadastradas e participam do programa de benefícios. Geralmente, os cartões de fidelidade possuem modos de operar similares. Servem, no geral, para fidelizar o seu cliente, fazendo com que este tenha um apreço pela marca e pela loja em questão, evitando que ele troque para a concorrente.

Cartão fidelidade

Ele pode ter outros nomes também como é o caso da milhagem muito usada pelas companhias aéreas e outras empresas. A ideia é a mesma, pois sempre você deve comprar um produto ou serviço e ai você ganha pontos ou milhagem que uma vez acumulados e atingido determinado patamar, pode ser trocado por outros produtos ou usados para ter acesso a determinados serviços.

Por quais estabelecimentos são utilizados?

Eles são utilizados em estabelecimentos comerciais e de serviços, como, por exemplo: restaurantes e outros locais de alimentação, hotéis, lojas de produtos em geral, companhias áreas, agências de viagens, postos de combustíveis, motéis, cinemas, livrarias, spas, entre outros lugares que prestam serviço ou comercializam produtos em geral.

Alguns programas de fidelidade são mais restritivos e indicam em que situações apenas os pontos podem ser usados. Por exemplo: Um supermercado pode fazer um programa de fidelidade onde os pontos acumulados podem ser usados em compras apenas no próprio supermercado.

Nos Estados Unidos este tipo de programa é muito forte e lá existe até uma cultura de acumular e trocar cupons em supermercados. Algumas pessoas se especializam tanto nisso que se transforma em um negócio.

Quais são os benefícios de se usar?

Quanto mais você gasta na loja, maior será o seu benefício ou bônus, que podem ser em forma de descontos na próxima compra, prêmios para trocar por bens, serviço ou produto gratuito, entre outros. Por exemplo, em um hotel, você pode ganhar uma diária gratuita ou um desconto na próxima estadia. O mesmo se aplica para estabelecimentos de alimentação. Em casos de agências de viagens e companhias aéreas, você pode acumular pontos para trocar por descontos em passagens ou pacotes turísticos.

Quanto custa para o cliente fazer?

Normalmente, os cartões de fidelidade não custam nada para os clientes. É feito apenas um cadastro com os dados individuais de cada. A base de dados, porém serve para a empresa ter um controle maior de quem são seus clientes mais fiéis e, assim, reservar um atendimento especial na próxima visita.

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