Credito agrícola: O que é e como funciona o Crédito Rural

O que é e como funciona o credito agrícola ou Rural. Quem pode usar esta modalidade de crédito e os principais tipos, como: Custeio, Fácil, Antecipado e outros

» Página Inicial

Você sabia que o serviço de crédito e financiamento possui uma série de modalidades? Temos empréstimo pessoal, financiamento para comprar a casa própria, empréstimos pessoais, rotativo e muitos outros tipos.

Uma destas modalidades é o crédito agrícola, espécie de empréstimo destinado aos agricultores e atividades conectadas à agricultura.

A finalidade do Crédito Agrícola é instigar os investimentos e auxiliar o custeio da produção e negociação de produtos agropecuários.

O Crédito Rural, como também é conhecido, compreende recursos direcionados ao custeio, investimento ou venda.

Lavoura rural

Quem pode usar o Crédito Rural?

O financiamento é voltado aos produtores rurais. Ou seja, estes créditos são disponibilizados com condições exclusivas de prestação, ofertando juros inferiores aos empréstimos e financiamentos similares do comércio financeiro afora.

Tem direito ao Crédito Agrícola tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde que tenham como dedicação atividades rurais, agregações de produtores rurais ou cooperativas de produção rural.

Estas pessoas podem usufruir dos benefícios ofertados por esta condição de crédito, em forma de empréstimo e financiamento. Através de agências bancárias ou cooperativas de crédito, o Crédito Rural conta com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (o BNDES) e dos fundos capitais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), Financiamento do Norte (FNO) e Financiamento do Nordeste (FNE).

No ramo agricultor, as atividades que podem obter acesso às melhores condições de financiamento são: arroz, café, cultivo de algodão, milho, amendoim, feijão, girassol, cenoura, açúcar, milho, mandioca, trigo e frutas como: maçã, tomate, laranja e uva.

Já no setor pecuário são: avicultura, ovinocultura, bovinocultura de leite e suinocultura.

Como funciona o Crédito?

Todos os tipos de Crédito Agrícola podem estabelecer o comparecimento de projetos técnicos e de viabilidade para o mercado antes da admissão.

É preciso averiguar se a agência bancária onde o produtor rural busca sociedade disponibiliza os serviços de crédito que ele busca, de modo a criar um embasamento e fazer comparações, podendo encontrar custos inferiores e de melhor acordo com suas condições.

Tipos de Crédito Rural:

Conheça alguns dos tipos de Crédito Rural existentes:

Crédito Custeio: Esta linha de crédito é destinada a cobertura da fabricação agrícola, como a obtenção de insumos, sementes e fertilizantes. Este crédito também pode ser usado para despesas com animais, que envolvem a vacinação, medicamento e rações.

Custeio Fácil: Financiamento facilitado, para valores de até R$300.000, nos conformes do Crédito Custeio.

Custeio PRONAMP para Cooperativas: Voltada aos produtores rurais e cooperativos auxiliados pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural, o PRONAMP.

O financiamento cobre custos de conservação de animais em produção, compra de vacinas, medicamentos e rações. O Custeio PRONAMP para Cooperativas também assegura a obtenção de sementes, fertilizantes e defensivos.

Investimento PRONAMP: Outra linha de crédito destinada ao produtor rural e cooperativas auxiliados pelo PRONAMP. A proposta do crédito é atualizar o interesse por meio da aquisição de maquinários e equipamentos novos, criação, aumento ou renovações de lavouras; além da aquisição de animais.

Programa de Sustentação do Investimento Rural: Serviço de crédito ideal para quem deseja adquirir máquinas, aparelhamentos agrícolas e caminhões de fabricação.

Custeio Antecipado: Empréstimo de até 270 dias que antecedem o início do cultivo para idealização do comércio rural e melhores condições de negócio para manutenção.

Custeio PRONAF para Cooperativas: Financiamento para cooperativas de crédito que operam com os compartes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família.

Funcafé: Crédito para compra de café com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira.

Crédito de Comercialização para Cooperativa: Linha de crédito para antecipação dos expedientes a serem embolsados com a venda, assim que for atingida a entrega do produto para venda, com cerca de até 240 dias da negociação.

Comercialização Produção Própria: Empréstimo voltado à negociação de produtos agropecuários, cultivados ou industrializados. Como o nome diz, esta linha de crédito oferece o serviço, desde que seja produção própria.

Algumas agências bancárias que oferecem empréstimos e financiamentos para o negócio agrícola são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Santander, Banco Itaú, Sicoob, Bradesco, Bancoob e Banco do Nordeste.

Agora que você sabe o que é, como funciona e quem pode fazer uso do serviço, consulte cada banco listado neste obtenha o máximo de informações. Compare os serviços e veja qual melhor se encaixa no seu perfil e necessidades.


 
Veja também: